KDS

O Kitchen Display System (KDS) é uma ferramenta que auxilia no desafio de organizar uma cozinha e promete aumentar a produtividade da equipe, além de proporcionar a melhor experiência ao cliente. Mais comum em franquias e redes de restaurantes, essa solução vem revolucionando o mercado brasileiro de food service com funcionalidades que, para muitos, parecem até futurísticas. No entanto, em países como Estados Unidos, esse mecanismo já se tornou popular até em pequenos negócios devido ao sucesso das operações.

Os empresários do ramo de alimentação fora do lar já entenderam a necessidade de buscar ferramentas inovadoras que possam otimizar os processos e fazer a diferença diante da concorrência. E, nesse sentido, o KDS não deixa a desejar.

Ao implantar o sistema, algumas perguntas precisam ser respondidas:
– qual seu nível de produtividade?
– qual sua meta?

Muitas vezes, o empresário tem dificuldade em responder esses questionamentos, uma vez que não existe uma setorização dos funcionários, nem um padrão de montagem de pratos. No entanto, esses são fatores determinantes para que o KDS proporcione os resultados esperados.

Como funciona o KDS na prática

Ao atender um grupo de clientes que chegam juntos para consumir em um determinado estabelecimento, alguns problemas são tão recorrentes que já são considerados “normais” para a maioria. Os pedidos são feitos, o garçom anota as observações, leva até a cozinha, quem estiver disponível (o cozinheiro ou ajudante) faz o preparo de cada prato e, em seguida, avisa que já pode ser levar para o consumidor. O problema é que nem sempre os pratos ficam prontos ao mesmo tempo e, na correria da produção, alguma observação passa despercebido e, não muito raro, o prato volta para a cozinha.

São essas falhas que o KDS propõe evitar. Ao setorizar os serviços na cozinha, cada colaborador fica responsável por uma parte específica na montagem do prato. Em uma burgueria, por exemplo, é determinado alguém para a salada, outro para o pão, outro para a carne e assim por diante. Isso faz com que a produção seja concentrada e focada.

Além disso, o KDS permite parametrizar o tempo para produção de cada prato. Podendo, assim, fazer com que exista uma sincronia e todos os pedidos de uma mesma mesa cheguem juntos deixando os clientes satisfeitos quanto à qualidade do atendimento.

O KDS também pode ser implantado em estabelecimentos que não trabalhem apenas como produção sob demanda, uma vez que ele pode ser aplicado apenas na montagem das bandejas, por exemplo.

A versatilidade da ferramenta garante a otimização do tempo, que gera o ganho da produtividade e um serviço diferenciado devido à sincronização da entrega. Assim acontece, automaticamente, a satisfação e a fidelização do cliente.