Franquias lucrativas: qual é a ideal para começar a investir?

Investir em franquias lucrativas pode ser uma excelente opção para quem busca empreender com mais segurança. Mas, para escolher a melhor franquia para investir, é preciso avaliar diversos fatores e entender como funciona o modelo de negócio.

No setor de food service, existem diversas opções de franquias lucrativas, como as de fast food, sorveterias, cafeterias, restaurantes temáticos e padarias, entre outras. Antes de tudo, é importante entender que ter uma franquia lucrativa requer muito trabalho, dedicação e planejamento. Mas, com as ferramentas e técnicas corretas, é possível alcançar o sucesso desejado.

A primeira estratégia é escolher uma franquia para investir com bom potencial de mercado. Para isso, é preciso analisar o segmento em que a franquia está inserida, sua concorrência, público-alvo e potencial de expansão.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação, serviços e saúde e beleza são as que mais crescem no país, então é uma boa ideia começar por aí. E a projeção para 2023 é de um crescimento de 9,5% a 12%.

Certamente novas oportunidades estão surgindo e diversos empreendedores têm sido capazes de capturá-las.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio, ou já iniciou um empreendimento no setor de franquias, prossiga com a leitura e conheça o que é importante para escolher franquias de sucesso.

Vamos começar definindo o que é franquia?

Franquia é um modelo de negócio que funciona assim: uma empresa concede o direito a outra empresa (a franqueada) de usar sua marca, produtos, serviços, métodos e know-how em troca de uma taxa inicial e de royalties contínuos. Neste caso, o gestor de tal empresa passa a ser chamado de franqueador.

Essa relação comercial permite ao franqueado o acesso a um negócio já estabelecido, com processos definidos, marketing estruturado e apoio do franqueador em diversas áreas, como treinamento, gestão e suporte técnico.

Em outras palavras, o franqueado recebe um pacote completo de serviços e suporte para iniciar e operar seu próprio negócio com a segurança de estar alinhado com uma marca consolidada e comprovada no mercado.

O franqueador, por sua vez, expande sua marca através da rede de franquias, aumentando seu alcance geográfico e fortalecendo sua presença no mercado, enquanto gera receita com as taxas e royalties.

No entanto, é importante destacar que a franquia não é um modelo de negócio garantido para o sucesso. Tem que batalhar!

O franqueado ainda precisa dedicar tempo e esforço para gerenciar e operar sua franquia de forma eficaz, seguindo as diretrizes e padrões estabelecidos pelo franqueador.

Além disso, uma franquia de sucesso depende em grande parte da sua localização, mercado e demanda do produto ou serviço oferecido.

O sucesso do franchising no varejo do Brasil pode ser atribuído a uma combinação de fatores econômicos, sociais e legais que criam um ambiente favorável para o desenvolvimento desse modelo de negócio. Abaixo destacamos os principais!

Como escolher a melhor franquia para investir?

É importante lembrar que cada franquia é única e que o investimento nesse modelo de negócio exige uma análise detalhada do mercado e das perspectivas de retorno.

Por isso, é fundamental buscar informações adicionais e contar com a ajuda de especialistas no setor de franchising para tomar a melhor decisão de investimento.

Para escolher a melhor franquia para investir, é preciso avaliar a demanda do mercado local, a concorrência, o público-alvo e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela franqueadora. Além disso, é importante avaliar o investimento necessário para abrir a franquia e o retorno financeiro esperado.

Existem opções de franquias de baixo custo, que podem ser uma alternativa para quem deseja empreender com menos recursos. No entanto, é preciso avaliar se o investimento é suficiente para garantir a operação da franquia e se a marca tem potencial para gerar lucro a longo prazo.

Para que você invista em franquias lucrativas você também deve levar em consideração os seguintes fatores, inclusive para as do segmento de alimentação:

  1. Marca forte: A franquia precisa ter uma marca forte e reconhecida no mercado, o que pode ajudar a atrair mais clientes e aumentar as vendas.
  2. Produto diferenciado: O produto oferecido pela franquia deve ser diferenciado e ter um valor agregado em relação à concorrência, para que os clientes escolham a franquia em detrimento de outras opções disponíveis no mercado.
  3. Modelo de negócio rentável: O modelo de negócio da franquia deve ser rentável e escalável, permitindo que o investidor possa expandir o negócio a longo prazo e obter um retorno financeiro satisfatório.

Os especialistas da Teknisa se reuniram e prepararam 53 perguntas inteligentes para fazer ao franqueador, que podem ser o ponto de partida para sua análise sobre qual é o modelo de franquia ideal para você começar a investir. Baixe a lista completa aqui!

53 perguntas inteligentes para o franqueador

Quais vantagens em investir em uma franquia de alimentação?

Investir em franquias de alimentação pode oferecer diversas vantagens para os interessados ​​em entrar no mercado de alimentação. Algumas das principais vantagens incluem:

1. Marca reconhecida

Ao investir em uma franquia de alimentação, o empreendedor já conta com uma marca estabelecida e reconhecida pelo mercado, o que pode atrair mais clientes e aumentar as chances de sucesso do negócio.

Além disso, a marca já possui uma imagem e posicionamento definido, o que pode ajudar na hora de criar uma identidade visual e de comunicação para a franquia. Cabe avaliar se a franquia é loja, drive-thru, delivery, etc.

Avaliar que tipo de modelo de atendimento permite traçar melhor a jornada do cliente, avaliar se o espaço vai ter estacionamento para fazer o pedido, quais tipos de tecnologias serão utilizadas para o cliente fazer o check-in no restaurante ou pelo app, e qual será a logística de como ele vai receber o produto quentinho.

2. Suporte e treinamento

Muitas redes e franquias oferecem suporte e treinamento para os franqueados, o que pode ser muito útil para empreendedores que estão iniciando no ramo de alimentação. Esse suporte pode incluir desde treinamento na operação do negócio até orientação em áreas como finanças, marketing e gestão.

3. Padronização de processos

Franquias de alimentação costumam ter um alto nível de padronização de processos, o que ajuda a garantir a qualidade e conformidade dos produtos e serviços oferecidos em todas as unidades de franquia. Isso pode ser especialmente importante para empreendedores que não possuem experiência prévia na área de alimentação.

4. Economia de escala

Ao fazer parte de uma franquia, o empreendedor pode se beneficiar da economia de escala em termos de compras de insumos e negócios com fornecedores. Isso pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a rentabilidade do negócio.

5. Modelo de negócio garantido

Ao investir em uma franquia de alimentação, o empreendedor está adquirindo um modelo de negócio já testado e garantido pelo mercado. Isso pode reduzir os riscos do investimento e aumentar as chances de sucesso do negócio.

É importante lembrar, no entanto, que investir em uma empresa consolidada não é garantia de sucesso. É necessário escolher uma marca que esteja alinhada com os objetivos e habilidades do empreendedor, fazer uma análise cuidadosa do mercado e do potencial de retorno do investimento, além de seguir as orientações e diretrizes da franqueadora para garantir a qualidade e consistência do negócio.

 

6. Economia se recuperando

Nas últimas décadas, o Brasil vem experimentando um período de recuperação econômica e crescimento do mercado interno. Isso tem proporcionado um ambiente favorável para o desenvolvimento das franquias, pois o mercado consumidor está em constante expansão.

Segundo o Ipea, “para o acumulado em 2023, o cenário considera que a economia se recupera progressivamente ao longo do ano, registrando crescimento de 1,4%.” Eles apontam, ainda, a expectativa de uma expansão do PIB de 2,0% em 2024.

As projeções para o mercado de franquias em 2023 apontam para um crescimento no faturamento entre 9,5% a 12%, o que demonstra a força do setor e as possibilidades que ele oferece aos futuros franqueados. (Fonte: Top Franquias)

7. Empreendedorismo e desejo de independência

Muitos brasileiros têm o desejo de empreender e serem seus próprios patrões. As franquias lucrativas, isto é,  já consolidadas, oferecem uma oportunidade para começar um negócio próprio com o suporte de uma marca já estabelecida no mercado e um modelo de negócios testado e aprovado.

8. Baixo risco

Investir em franquias lucrativas e consolidadas pode ser considerado menos arriscado do que começar um negócio independente e do zero. Isso porque já possuem um modelo de negócio testado e aprovado, além de um histórico comprovado de sucesso.

9. Legislação favorável

Assim como qualquer modelo de negócio, existe uma legislação específica para o franchising no Brasil, a Lei Nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019, que estabelece regras claras para a relação entre franqueador e franqueado. Isso traz segurança jurídica para as partes envolvidas e contribui para o crescimento do setor.

Decretada em 26 de dezembro de 2019, a Lei das Franquias (nº 13.966) designa os deveres e obrigações de todos os envolvidos no modelo de negócio franchising. Em outras palavras, o franqueado, que é o comprador da unidade, é quem cederá os direitos de marca ao franqueador.

Cabe ressaltar que, é preciso estar ciente das obrigações contratuais e das taxas e royalties a serem pagas ao franqueador.

10. Facilidade de empréstimos e financiamentos

Para pagar uma franquia, o franqueado pode recorrer a diversas opções de financiamento, como empréstimos bancários, investimentos de terceiros ou recursos próprios.

É importante avaliar a capacidade de pagamento antes de optar por um tipo de financiamento, a fim de evitar comprometer o caixa da franquia e prejudicar a operação.

Portanto, para quem deseja empreender com mais segurança, é preciso avaliar cuidadosamente a oportunidade, escolhendo os modelos de franquias lucrativas, com uma marca forte e um modelo de negócio comprovado.

Em mais um case de sucesso, a Teknisa celebra a parceria com a rede de fast-food, Bulldog Burguer, especialista em hambúrgueres e hot-dog, inaugurada em 2010. Assista!

 

O que está em alta no setor franchising no Brasil em 2023

O setor de franquias no Brasil está em constante crescimento e se consolidando como uma das principais formas de empreendedorismo no país.

Em 2022, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, o setor de franquias brasileiro supera os R$211 bi e cresceu 14,3% em 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias – ABF.

O Brasil é um dos maiores mercados de franquias do mundo, com mais de 3.077 redes de franquias, segundo a ABF.

Em 2022, o setor de franquias cresceu 14,3% quando comparado a 2021 e faturou mais de R$ 211 bilhões.

Entre as principais tendências do setor de franquias lucrativas no Brasil, podemos destacar o aumento da diversidade de setores, com o surgimento de novas oportunidades de negócios em áreas como saúde, beleza, tecnologia e serviços, além do já consolidado setor de alimentação.

Além disso, é importante estar ciente das obrigações contratuais e das taxas e royalties a serem pagas ao franqueador.

Neste e-book, você vai encontrar um guia rápido com os principais motivos pelos quais os gestores do setor de food service têm adotado o melhor sistema para gestão de franquias.

sistema mais utilizado

 

Saiba como investir na franquia certa

Investir em  franquias lucrativas parece ser uma maneira simples de iniciar um negócio, afinal, as marcas franqueadas, muitas vezes, têm seu branding muito bem construído, já consolidado para o consumidor e muitos dos proprietários de marcas franqueadas já estão lucrando com a oportunidade.

Vale esclarecer o que é Branding: é o processo de estratégia de marca, definindo quem a empresa é, quem o gestor quer que ela seja e quem as pessoas percebem que ela é. O objetivo do branding é estabelecer uma presença significativa e diferenciada no mercado, que atraia e retenha clientes fiéis.

Com isso, se a marca de uma franquia é forte, seu negócio pode se aproveitar disso. Fato. Mas tudo tem um preço.

Por isso, avaliar os prós e contras é fundamental, mas qual a melhor forma de fazer isso?

Pesquise e busque informações em organizações que dominam o assunto, como Sebrae, ABF, etc. Faça uma busca no Google, por exemplo, e descubra mais sobre este universo.

Durante a pesquisa, responda a si mesmo:

  • O que você quer com um negócio de franquia de alimentação?
  • Você deseja possuir mais de uma loja?
  • Você prefere uma franquia barata ou com investimento maior?
  • Quanto dinheiro você tem para investir?
  • Quais riscos você está disposto a assumir?
  • Como administrar uma franquia?

Tenha ideia do que fará como proprietário e visite o maior número possível de lojas franqueadas. Se não for o que você quer ou o que deseja, é melhor descobrir isso o quanto antes.

Converse com muitos donos de franquias lucrativas, e franqueados também!

Saber o investimento que se tem é fundamental para ter uma noção real de quais oportunidades de franquias lucrativas são possíveis dentro do seu orçamento. Lembrando que é necessário ter dinheiro suficiente para sobreviver enquanto não há retorno financeiro.

Você gosta de interagir com os clientes? Consegue gerenciar pessoas? Em muitos negócios de franquia para investir, você precisará coordenar funcionários com diferentes níveis de instrução e com altas taxas de rotatividade.

Como escolher entre tantas franquias lucrativas?

Se você está se tornando um franqueado de uma marca, mesmo que de renome e com alto potencial de gerar receita, é preciso se atentar a alguns requisitos para ter certeza que é um negócio viável:

  • Avalie o contrato como um todo;
  • Preste atenção à duração do contrato (data de validade) e exigências;
  • Não foque apenas no que se promete de retorno do investimento – avalie como é o movimento da loja, as despesas e os tributos que terá que pagar;
  • Analise a lucratividade do segmento;
  • Encontre o local certo;
  • Verifique a viabilidade do plano de negócios da franqueadora, com dados financeiros da gestão da rede;
  • Contrate a liderança certa e mantenha sua equipe bem treinada;
  • Busque orientação de especialistas que contemplem cada nuance do negócio, tudo para otimizar sua expansão e torná-la rentável.

Além disso, é importante entender quais sistemas para restaurantes são utilizados e se são especializados no setor de alimentação.

Assista ao vídeo e saiba qual a importância da tecnologia na gestão da qualidade do Grupo Madero.

 

Expansão das Microfranquias

Com um valor de investimento inicial reduzido, geralmente abaixo de R$ 105 mil, o que a torna mais acessível a um público que busca empreender com menor risco financeiro, a microfranquia é uma modalidade de franquia que se caracteriza por oferecer investimentos iniciais mais baixos. (Fonte: dados do Sebrae)

Elas podem ser encontradas em diversos setores, como alimentação, serviços e saúde, e oferecem treinamento e suporte para que o empreendedor possa operar o negócio de maneira eficiente.
Uma das vantagens da microfranquia é a possibilidade de começar com uma operação enxuta, muitas vezes em home office, o que pode reduzir custos de aluguel e outros gastos fixos.

Além disso, o modelo de microfranquia geralmente inclui a transferência de know-how e sistemas já testados e aprovados, o que pode reduzir riscos e aumentar as chances de se tornar uma franquia de sucesso.

Segundo dados da ABF, as microfranquias representam cerca de 10% do setor de franquias no Brasil, com mais de 560 marcas operando nesse modelo de negócio.

A associação afirma, ainda, que as microfranquias têm crescido a uma taxa média de 5% ao ano, o que indica um forte potencial de expansão e consolidação no mercado brasileiro.

E por serem uma modalidade de franquias lucrativas que oferece investimentos iniciais mais baixos, as microfranquias podem ser uma opção interessante para empreendedores que buscam um modelo de negócio mais acessível e com menor risco financeiro.

Se você fizer sua lição de casa, poderá eliminar muitas das suposições sobre quais franqueadores se tornarão parceiros de negócios com você.

Comece com o pé direito e garanta a padronização dos processos do seu negócio com o melhor sistema ERP para franquias lucrativas do setor de alimentação!

Com cada vez mais empresas recorrendo ao franchising, é uma progressão natural para os gestores desejar maximizar o seu potencial de sucesso.

Para otimizar processos, aumentar a produtividade e o desempenho das empresas do segmento de alimentação, os gestores e donos dessas franquias têm implementado sistemas de gestão de franquias.

A Teknisa é a solução para a sua franquia ter mais sucesso!

A Teknisa oferece soluções inovadoras para tornar as franquias ainda mais lucrativas — um software completo para automação comercial para o food service.

As soluções para automação de um negócio gastronômico da Teknisa são sistemas completos e específicos para gestão de estabelecimentos do setor alimentício.

Entre os benefícios das soluções para o segmento de food service da Teknisa, destacam-se:

  • PDV – Gestão de vendas;
  • Gestão de pedidos;
  • Promoções e descontos;
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Gestão financeira;
  • Gestão fiscal;
  • Integração com marketplaces / aplicativos de delivery;
  • Facilidade de pagamentos;
  • Controle de estoque;
  • Análise de dados;
  • Integração com outros sistemas;
  • Custo-benefício e muito mais.

Em síntese, os sistemas para gestão de franquias lucrativas são soluções tecnológicas utilizadas por empresas renomadas do segmento de food service. As franquias de produtos alimentícios podem contar com os sistemas Teknisa para gerenciar suas operações de vendas e melhorar a experiência de seus clientes.

Assim, com os softwares da Teknisa é possível ter uma visão ampla e detalhada do negócio, facilitando a tomada de decisões e aumentando a eficiência da operação.

Conclusão

Neste artigo você viu que para investir em franquias lucrativas e de sucesso é necessário seguir alguns passos:

  • Buscar conhecimento de gestão e no ramo de negócio;
  • Acompanhar as informações financeiras e de mercado;
  • Adotar ferramentas tecnológicas específicas para gestão;
  • Ter planejamento, controle financeiro e gestão fiscal para franquias;
  • Manter um bom relacionamento com outros franqueados.

Saber lidar com um volume gigantesco de informações e extrair os insights relevantes para dar o primeiro passo é o caminho para a escolha assertiva de seu negócio de franquias lucrativas.

E para auxiliar os franqueadores, bem como suas franquias a alcançarem seus objetivos, a Teknisa oferece sistemas de gestão de franquias que permitem analisar os resultados em tempo real e identificar quais são as ações pertinentes para aumentar o faturamento das franquias.

 

Assista ao case de sucesso do nosso parceiro Giraffas, a maior rede brasileira de refeições rápidas do Brasil.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Faça seu autoagendamento abaixo e converse com um de nossos especialistas.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!