Sistemas de venda no comércio da Páscoa: como se posicionar?

A Páscoa está chegando! E, por isso, os gestores não devem deixar de planejar ações para essa data tão simbólica. Sobretudo os que regem empresas de food service.

Apesar da vertente religiosa, que comumente divide opiniões, o comércio da Páscoa não é menos relevante. A data, por si só, movimenta, principalmente, as vendas do varejo.

São inúmeras as estratégias adotadas, seja por instituições, estabelecimentos e até organizações corporativas para não deixar a Páscoa passar em branco.

Claro que cada planejamento irá depender do próprio posicionamento da empresa. Em outras palavras, a forma como ela se dispõe à data.

Do ponto de vista comercial, pode-se afirmar que é uma ocasião tão importante quanto a Black Friday e, por que não dizer, o Natal. Ao menos o pressuposto de aquecimento das vendas é similar. Resta aos gestores planejar como tirar melhor proveito do período em questão.

No setor food service, as comemorações da data podem ser incrementadas de várias formas. Se levarmos em conta que o comércio da Páscoa encontra-se diretamente relacionada à alimentação, conclui-se que não faltarão alternativas de como tornar o período ainda mais especial.

Vamos descobrir algumas opções? Acompanhe-nos!

comércio da pascoa

Invista em preços diferenciados

Culturalmente, a Páscoa direciona os consumidores ao hábito de optar por uma alimentação tradicional. E não estamos falando apenas de ovos de chocolate!

Sob a perspectiva religiosa, muitos fiéis preferem não consumir carnes vermelhas em detrimento dos dogmas já pré-estabelecidos.

Dessa forma, enquanto gestor interessado em uma estratégia voltada aos preços, não seria interessante adotar um valor reduzido a determinados pratos do cardápio? Ou ofertas especiais às opções que farão a diferença na data, como é o caso das carnes de peixes ou frutos do mar?

Repensar os preços consiste em uma estratégia interessante ao seu estabelecimento food service. Por isso, é hora de refletir sobre valores!

Estruture uma identidade visual característica

Decorar o estabelecimento de food service ou de fast-food com elementos que fazem menção à data pode ser interessante. Criar um ambiente imersivo chama a atenção dos consumidores, gerando um cenário para sua total imersão.

Fazer uso da identidade visual típica na comunicação, como em e-mail marketing  , por exemplo, é um diferencial.

A divulgação de peças gráficas nas redes sociais do seu estabelecimento também é uma ação pertinente que pode ajudar a engajar seus usuários. Inclusive, consiste em uma estratégia para convocá-los ao seu estabelecimento alimentício.

E, por que não, fazer uso dos chocolates?

Quando falamos do comércio da Páscoa, é impossível não associar ovos de chocolates e seus produtos derivados.

Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), as vendas no varejo na Páscoa podem crescer até 1,5% em relação ao ano anterior. Sendo assim, por que não tirar proveito disso?

No cenário food service, elaborar um cardápio especial que contemple o chocolate, enquanto alimento de grande relevância na data, é uma saída interessante. Ou então, os gestores podem simplesmente incrementar as opções já existentes, disponibilizando ovos de Páscoa ou sobremesas que remetem a ocasião aos seus consumidores.

Planeje e execute ações promocionais

Planejar ações, tanto internas quanto externas, também surte um efeito positivo na data especial. Contemplar os consumidores com brindes relacionados à Páscoa é uma estratégia válida.

Distribuir chocolates aos clientes presentes no espaço físico do estabelecimento, por exemplo, também é uma opção. Enviar um cartão ou mimos personalizados também agrega uma experiência positiva aos consumidores.

Planejar uma ação que aposta na interação é outra alternativa. O sorteio de uma cesta de Páscoa, composta por alimentos típicos, por exemplo, ajuda a engajar seus clientes.

O interessante é pensar que a ideia pode ser trabalhada tanto em âmbito físico quanto digital. Cabe apenas aos gestores o planejamento e a criatividade para pôr em prática!

O que vale é a mobilização!

Seja qual for a estratégia adotada por sua empresa, o importante é não deixar a data passar despercebida.

Vale lembrar também que, fora o contexto do comércio da Páscoa, é importante aproveitar a ocasião para reforçar o discurso de paz, união e fraternidade, valores arraigados no período pascal. Não menos importantes, claro!

Dito isso, agora é adequar um planejamento a depender do perfil da empresa tratada e colocá-lo em execução. Os clientes anseiam pela Páscoa e os gestores também!

O que você achou das dicas? Não deixe de comentar abaixo. Sua opinião é muito importante para nós. Até a próxima! :)

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!