11 fatores de sucesso sobre gestão de franquias

Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Nos últimos anos, o franchising se consolidou como um dos principais canais de distribuição de serviços e produtos no Brasil. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que a gestão de franquias no país registrou um crescimento nominal de 6,4% no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os resultados mostram que o setor que apresentou maior crescimento foi o de “Serviços e Outros Negócios”, com alta de 8.9%. E fatores como processos de automatização, serviços administrativos, atuação de fintechs e de fornecedores da cadeia de meios e pagamento e crédito foram preponderantes para este aumento.

gestão de redes e franquias

Frente ao cenário em constante crescimento, considerar investir em franquias tornou-se uma alternativa para empreendedores que desejam se estabelecer junto às marcas consolidadas no mercado.

Quer saber mais? Continue lendo este blog e confira como ter uma franquia de sucesso!

Por que investir em franquias?

Para muitos investidores, o modelo de franquia se encaixa perfeitamente no bolso, pois assegura aos empresários uma estratégia de negócio barata e bem definida.

Fator esse que se destaca por ser um dos responsáveis pelo crescimento da categoria de franchising no Brasil.

 

Investir em franquias se mostra como uma alternativa de negócios aos empreendedores, pois fornece subsídios, o que pode minimizar o efeito de fatores de fracasso de uma empresa independente.

Confira os benefícios ao investir em uma franquia

  • Permite um baixo investimento inicial e possibilita um rápido retorno do que foi aplicado;
  • Propicia crescimento de negócios com menor risco;
  • Ajudam os franqueados a terem controle e gestão bem definidos de seus negócios;
  • Ganhos em escala, devido ao acesso tecnológico mais amplo possibilitado pelo franqueador;
  • Fundo de marketing cooperado;
  • Mais facilidade de obter financiamentos para expansão do negócio;
  • Menos gastos em recursos para o monitoramento e o controle das unidades, quando comparado às lojas próprias.

Observa-se que as vantagens do sistema de franchising são superiores aos negócios independentes, uma vez que oferecem ao empreendedor um modelo de gestão em parceria, possibilitando mais trocas de informações e práticas inovadoras no setor.

Os investimentos em estratégias de gestão de franquias são modelos que permitem ao investidor mais controle sobre os seus recursos, facilitando a tomada de decisões por meio de informações confiáveis. Por outro lado, decisões estratégicas erradas podem trazer prejuízos do tamanho da rede franqueada.

Investir em franquias tornou-se uma alternativa para empreendedores que desejam se estabelecer junto às marcas consolidadas no mercado.

A marca representa um dos ativos mais importantes no sistema de franquias, sendo essencial para o sucesso da rede. Por isso, ter um eficiente gerenciamento que busque fortalecer a marca da empresa e, ao mesmo tempo, atenda às exigências dos consumidores é de extrema importância.

Para isso, com a expansão do mercado de franchising, é necessário que o franqueador entenda e adote as responsabilidades com a estratégia do negócio, estabelecendo alguns princípios mercadológicos fundamentais para o desempenho da franquia.

baixar ebook - reduzir custos e manter fabrica e loja em sintonia

Qual é a diferença entre um franqueador e um franqueado?

Apesar da importância do segmento de franquias no mercado, você está por dentro dos principais conceitos relacionados? Sabe a diferença entre franqueador e franqueado? Vamos analisar cada definição abaixo!

Uma franquia é um relacionamento comercial regido por um contrato, pelo qual o franqueador e o franqueado devem cumprir suas obrigações nos termos do contrato.

O “franqueador” é a pessoa ou empresa proprietária das marcas comerciais e do modelo de negócios. O franqueador licencia o uso da marca comercial e do modelo de negócios para a franquia, geralmente em troca de um pagamento de royalties.

Já o “franqueado” é a pessoa ou empresa que possui e opera o negócio usando o sistema de marca comercial. Ou seja, é quem investe no modelo de franquias.

Sabendo disso, vamos debater alguns fatores de sucesso do Franchising.

Lembrando que este texto é um guia para você que busca otimizar sua empresa e garantir o sucesso de sua rede ou franquia. Continue nos acompanhando!

Como escolher uma franquia?

Ao selecionar um software de franquia para investir, você deve avaliar os tipos de suporte que receberá, observando como o franqueador está gerenciando a evolução dos produtos e serviços para acompanhar as mudanças nas expectativas dos consumidores.

Alguns dos serviços mais comuns que os franqueadores fornecem aos franqueados incluem:

  • Uma marca reconhecida;
  • Treinamento para o gestor e sua equipe de gerenciamento;
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Suporte de campo;
  • Marketing e publicidade;
  • Pesquisa e desenvolvimento de produto.

Conheça 11 fatores de sucesso para a gestão de franquias:

1. Estratégia Multicanal para expansão de mercado

É normal empresas que façam parte de um sistema de franquias atuarem também em outros canais de distribuição como:

  • Multimarcas;
  • Venda direta;
  • Vendas corporativas;
  • Venda pela web.

Nota-se que, nos casos bem sucedidos, as empresas possuem uma política clara, a fim de não promover disputas entre os canais.

Além disso, também fazem uso de alternativas como segmentação de portfólio, política nacional de preços e preservação de área a fim de minimizar o atrito e ganhar o mercado da concorrência, não o da própria empresa.

2. Consultoria de Campo

O supervisor de franquias, ou consultor de campo, é o principal elo entre a franqueadora, as unidades franqueadas e o mercado.

Investir de forma assertiva em seleção, capacitação e retenção desse quadro mostra-se altamente eficaz. As redes de sucesso possuem consultores com capacidade de diagnóstico e gestão, e não meros auditores de padrões.

3. Conselho de Franqueados e a tomada de decisões

Os franqueados possuem muitos recursos para contribuir com a rede. Podemos usar como exemplo o Big Mac, um dos sanduíches mais vendidos em todo o mundo, que foi criado por um franqueado.

Ouvir de forma sistemática os membros escolhidos pela franqueadora e pelos franqueados em forma de conselho traz diversos benefícios, como mais diálogo e proximidade com a rede, além do compartilhamento de responsabilidade em decisões-chave para as empresas.

O Conselho de Franqueados não é previsto na lei de Franquias (Lei 8955/94), mas obter conselhos de caráter consultivo facilita a tomada de decisões.

4. Universidade Corporativa

Vivemos na era da informação e isso não é diferente no franchising. É fundamental favorecer a promoção de uma cultura aberta a mudanças, bem como a busca por inovações em quaisquer mercados que se apresentem.

Num cenário em que produtos mudam rapidamente, no qual consumidores chegam já informados e empreendedores precisam estar sempre atualizados, possuir um processo de aprendizado constante nas redes de negócios é uma atitude essencial para quem deseja crescer.

5. Central de Compras para gestão de franquias

Hoje, há redes e franquias que representam sozinhas um excelente potencial de compra. Fazer uso dessa sinergia para negociações e compras centralizadas de todos os tipos gera uma economia significativa de escopo e de escala, melhorando as margens de lucro e aumentando a padronização.

6. Soluções para Marketing de franquia local

As franqueadoras precisam pensar globalmente e agir localmente por meio de seus franqueados e consultores de campo. Controlar, orientar e acompanhar a utilização de verbas locais de marketing pode aumentar a percepção da marca e a atratividade das operações.

Existem redes que hoje recolhem compulsoriamente os valores previstos no plano de negócios — referente à atuação do marketing local — e que acompanham a utilização desses valores em ações propostas pelo franqueado e consultor de campo.

7. Expansão profissional para a rede franqueada

Toda a rede deve saber o quanto e para onde quer crescer, e de que forma fará isso.

É comum em redes oportunistas, que crescem de forma desordenada, a vazão de empreendedores que querem investir no negócio, mesmo que em locais não previamente mapeados. Essa prática, em geral, é danosa para o empreendimento em médio prazo.

Existem mapeamentos do mercado consumidor que possibilitam delinear um plano de expansão com bastante eficácia, garantindo que a rede cresça de forma ordenada e sustentável.

Parceria de Teknisa e Rede Giraffas

8. Programa de avaliação de franqueados

Alinhar a ação do franqueado com a estratégia da franqueadora é um desafio e, neste caso, elaborar um programa de avaliação e classificação de franqueados que possa recompensar (até financeiramente) os que apresentam melhor performance traz enormes benefícios.

Cultura de meritocracia, mais clareza dos objetivos e mais acompanhamento das ações fazem com que tanto franqueadora quanto franqueados colham excelentes frutos.

Além de exercer o papel de fiscalizador, visando sempre a melhoria contínua, o franqueado deve procurar sair à frente em relação ao mercado, promover e priorizar os seguinte pontos:

  • Flexibilidade;
  • Agilidade;
  • Inovação;
  • Resolução de problemas.

9. Central de atendimento aos franqueados

Tirar do consultor de campo o atendimento aos inúmeros chamados operacionais, que podem ser direcionados para uma central digital de atendimento (que registre, direcione e controle essas pendências) fará com que essa figura-chave esteja voltada para a gestão de franquias e melhoria da performance de suas unidades.

Assim, o gestor pode cuidar de forma mais produtiva de uma maior quantidade de franquias, sempre focado na sua atividade principal.

10. Planejamento de suprimento

Diversas redes deixam a critério do franqueado o suprimento das suas unidades. Outras se preocupam apenas com a receita da franqueadora e vendem mais do que os franqueados suportam.

O planejamento profissional e o conjunto de suprimento, com base em análise de dados, projeções de mercado e apostas conjuntas, é um instrumento extremamente eficiente, garantindo que haverá produtos disponíveis para os consumidores e que as remarcações por sobra não serão representativas.

11. Sistema para Gestão de Franquias Integrado

Há no mercado soluções que concentram todas as principais atividades de gestão da franqueadora, possibilitando o nivelamento das informações e o foco na ação de melhoria, e não na captação dos dados. Isso se dá por meio de checklists de forma automatizada, painéis de performance e avaliação dos estoques e vendas das unidades.

Investir em tecnologia para a gestão da rede aumentará a capacidade de crescimento e a eficiência do trabalho da franqueadora.

ERP para restaurante da Teknisa

Conclusão

Neste artigo, procuramos apresentar as condições necessárias para que estratégias de gestão, particularmente empregadas no sistema de franquias, impliquem em mudanças na visão dos franqueados.

Todos os fatores listados enfatizam a importância de uma boa definição do negócio, deixando claro que não basta apenas ter boa intenção ou ter capital para o investimento. Também é necessário muito conhecimento sobre processos e gestão, planejamento, além de muita paciência para que sua franquia possa dar lucro e, quem sabe, possibilitar a criação de sua própria rede de franquias.

Lembre-se que as estratégias dos empreendedores que dão certo dependem, principalmente, de inovação e, consequentemente, de sua implementação.
Deseja conhecer mais sobre processos de gestão de franquias? Fale conosco. :)

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!