O que é valor para sua empresa?

Fazer a gestão de custos vai além de economizar nas compras, pois se pensarmos assim, chegaríamos a um ponto em que compraríamos produtos cada vez mais de baixa qualidade só porque são mais baratos, o que comprometeria a qualidade do produto para venda.

É preciso entender que a economia pode se dar através de uma auditoria nos processos de fabricação. Nessa auditoria, podem ser descobertos pontos em que se reduziria o prazo de entrega, o aproveitamento de materiais e a verificação de desperdícios, ou seja, descontroles de toda ordem, inclusive de má formação da mão de obra.
Aqui fica claro que toda empresa que deseja fazer gestão de custos e reduzir gastos necessita de uma auditoria, que pode ser feita por terceirização, e, além disso, também precisa de uma solução que apoie todo o processo de apresentação de resultados.

As próprias empresas fornecedoras das soluções em software podem prestar esse tipo de serviço, se não o oferecem, não cruze os braços, aproveite para conhecer e fazer novas parcerias capazes de administrar os custos utilizando instrumentos, técnicas e métodos básicos para avaliação e aperfeiçoamento dos processos de compra, produção, estoque etc.

A finalidade principal é ter em mãos as informações que sua empresa necessita para ter um bom desempenho e proporcionar valor, qualidade e mais oportunidade no mercado em que atua.
A metodologia deve ser estipulada e deve ser seguida ao máximo possível envolvendo os profissionais: Consultores e Coordenadores com expertise em gestão de custos e conhecedores do seu segmento.

Os resultados esperados devem ser determinados segundo as metas estipuladas pela equipe chave e devem ter uma padronização do modelo de análise dos resultados. Defina quais serão os indicadores de desempenho; garanta que haja uma gestão eficiente de todos os departamentos; acompanhe diariamente os resultados; garanta a integração da empresa – todos com a mesma visão.

Embora a gestão de custos tenha as suas raízes na contabilidade de custos e na contabilidade gerencial, o objetivo de toda empresa é produzir valor para seus clientes sem perder de vista a lucratividade. Uma verdadeira arte, pois produtos de qualidade requerem materiais, mão de obra, equipamentos e softwares de qualidade envolvidos na sua fabricação.

O objetivo da contabilidade de custos tem sido apresentar nos balanços os valores e posições dos estoques. Normalmente, os sistemas tradicionais de custos fornecem custos sem exatidão dos produtos. Essa inexatidão culmina em decisões menos assertivas nas compras e avaliações dos produtos.

A gestão de custos bem feita exige um olhar especial para a contabilidade de custos e para a contabilidade gerencial. Todo modelo de negócio, de produção e de marketing, pode sofrer modificações quando essa combinação apresentar o resultado do cruzamento desses dados.

Mudar será quase inevitável.