Operação Triangular: o que você deve saber sobre o processo?

 

Você já ouviu falar do termo operação triangular? Se não o conhece, é bem provável que já o tenha vivenciado sem saber o nome.

Aqui vai uma pergunta que pode ajudar a esclarecer o panorama: já houve situações em que foi necessário entregar uma mercadoria produzida ao “cliente do seu cliente”?

Para gestores em indústrias, a operação triangular, ou venda à ordem, pode parecer familiar. O panorama, como o próprio nome sugere, se consiste por meio de três agentes participantes:

O produtor, que age na produção da mercadoria e a repassa ao distribuidor.

O distribuidor, que, por sua vez, adquire o produto das mãos do produtor com o intuito de comercializá-lo.

E, por fim, o cliente final, que comprou a mercadoria.

Afinal, que operação triangular é essa?

A par dos indivíduos que participam da operação, entender o processo é bem simples. O cliente final adquire a mercadoria do distribuidor, que, por sua vez, compra o produto da fábrica e solicita que o mesmo seja entregue diretamente ao seu cliente final.

Dessa forma, é conferido à operação uma característica triangular, que garante alguns benefícios como mais agilidade no processo de distribuição dos produtos, agregando mais segurança ao transporte e reduzindo custos.

E quanto à emissão de notas fiscais?

Para acompanhar a mercadoria até o destinatário final, é necessário a emissão da nota fiscal de venda, independente do estado em que a operação triangular aconteça. O que irá diferenciar são as alíquotas dos impostos oriundas do produto.

A fábrica, por sua vez, deverá emitir duas notas fiscais: uma que irá acompanhar o produto e será destinada ao cliente final, e outra destinada ao distribuidor. A NF do comprador é isenta de tributação e servirá apenas para transportar a mercadoria.

Neste processo, quem paga todos os tributos referentes ao produto vendido para o cliente final é o distribuidor.

O software ERP, da Teknisa, está preparado para atender este processo de forma fácil e rápida. Integrando todas as notas emitidas com os módulos fiscais, contábeis, financeiros e gestão de estoques.

Para saber mais e conhecer como é, na prática, este procedimento dentro da nossa solução, entre em contato com de nossos consultores. Otimize seus processos tornando-os mais ágeis e gastando menos com cada etapa!

Você já conhece a operação triangular? Está a par de como o processo é feito? Não deixe de comentar o que achou do texto. Queremos saber a sua opinião! 🙂

* Para a produção deste texto, contamos com a ajuda do profissional Anderson Miranda, Consultor de Negócios na empresa Teknisa, que nos orientou com seu conhecimento abrangente sobre o tópico acima destacado.

2018-12-07T10:20:06+00:0018 de abril, 2018|ERP|

Deixar um comentário

um × um =