Em um estabelecimento comercial, ou indústria, é comum que gestores meçam suas atividades por meio da ordem de produção. Dessa forma, é possível estruturar as atribuições de cada profissional envolvido, permitindo um fluxo mais organizado de execução das tarefas diárias.

No entanto, um cenário inerente a algumas empresas, é a adoção de processos manuais; como é o caso do controle financeiro por meio de planilhas, ou o controle das ordens de produção utilizando materiais impressos.

Uma vez imersos em um panorama de constante avanço tecnológico, é interessante buscar por ferramentas que facilitem a execução de atividades diárias. Assim como os sistemas que otimizam o setor PCP (Planejamento e Controle da Produção) dentro de uma fábrica, por exemplo.

Acompanhe o relato do coordenador comercial da Teknisa, Anderson Miranda, que nos conta um pouco sobre uma visita realizada em uma indústria de produtos químicos. Com essa experiência, foi possível notar as lacunas e pontos de melhoria da empresa, que podem ser supridas por meio de uma tecnologia desenvolvida por nossa equipe.

Confira e fique por dentro! 🙂

Modernizar a Ordem de Produção: torne a sua gestão mais apurada!

“Na penúltima semana de julho, estive acompanhando nosso time do comercial em uma visita a uma indústria de produtos químicos. O diretor industrial nos deu a oportunidade para realizarmos o levantamento de todos os processos de sua empresa,identificarmos os principais problemas que poderiam impactar nos resultados e propormos um novo modelo utilizando o nosso ERP Pebbian.

Com isso, observamos todas as áreas: financeiro, almoxarifado, faturamento, vendas, expedição e, por último, a produção. Foi então que encontramos muitas oportunidades onde o nosso ERP poderá ser implantado para otimizar alguns processos que, atualmente, dificultam a performance da indústria.

Um dos problemas que encontramos foi a falta de integração entre alguns setores. Devido a empresa trabalhar com mais de um sistema interno, eles acabam ‘não conversando entre si’, causando uma morosidade em diversos processos.

Porém, outro ponto que nos chamou atenção foi no setor do PCP, devido a quantidade de papéis que o supervisor utilizava para gerar as ordens de produção. Encontramos várias OP’s impressas, com aproximadamente 50 folhas. Sem contar com as outras que estavam no lixo devido a erros operacionais, ou seja, um volume excessivo do consumo de papel.

Questionamos o supervisor sobre qual era o consumo do material no mês, e se havia muito desperdício. Ele sorriu e disse que preferia nem comentar, mas que era uma quantidade considerável. Perguntei se tinha ideia do impacto financeiro que este “consumo” causava no centro de custo do setor, e ele disse que não, mas um fator era indiscutível: havia muito trabalho, pois, no final de cada produção, existia a necessidade de recolher todas as ordens de produção, sentar à frente do seu computador e apontar cada etapa; lançando a quantidade final do produto produzido (finalizado).

O profissional ainda afirmou que sempre era o último a sair do seu setor devido a este processo burocrático a ser realizado quase que diariamente. Este era um dos problemas que incomodava desde o diretor da indústria, passando pelo gerente da fábrica, até o supervisor.

Para resolver esse problema, apresentamos para os gestores a nossa solução de OP Mobile para diminuirmos o consumo de papel para impressão das OP’s e otimizarmos o tempo de apontamento da produção”.

Conte com tecnologias adequadas para otimizar sua empresa

Por meio do aplicativo de OP Mobile, integrado ao ERP Pebbian, é possível o lançamento, em tempo real, de todas as etapas e tarefas geradas na empresa. Dessa forma, otimiza-se o acompanhamento das ordens de produção, tornando o acesso mais simplificado. Além de reduzir o consumo de materiais para impressão, que contribuem para a economia no orçamento do estabelecimento ou indústria.

Vale lembrar que a integração do aplicativo OP Mobile com o ERP da Teknisa, permite que o supervisor da produção faça os apontamentos de início e término das atividades, analisa o tempo planejado e realizado de cada uma delas, confere as tarefas que cada operador terá que realizar; entre outras funções. Tudo isso utilizando tablet, smartphone ou PC (desktop).

Em suma: o app de ordem de produção facilita, principalmente, o apontamento das atividades e reduz gastos com impressão de papel dentro dos estabelecimentos e indústrias!

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Entre em contato com um de nossos consultores e fique por dentro da melhor solução para seu estabelecimento e/ou indústria!

Se você achou o texto relevante, não deixe de comentar e compartilhá-lo em suas redes sociais. 🙂