Como posso organizar minha equipe no restaurante utilizando a automação comercial?

Já dialogamos algumas vezes sobre os inúmeros benefícios que uma ferramenta de automação comercial pode agregar à uma empresa de food service. No entanto, sabemos que são grandes os desafios a serem supridos no dia a dia de cada restaurante, bar ou lanchonete.

É sabido que o mercado está cada vez mais exigente, por isso, gestores da área devem estar sempre atentos às tendências, investindo em soluções estratégicas para o seu empreendimento.

A performance da equipe, por exemplo, é um dos segmentos que devem estar bem alinhados em um estabelecimento de food service, até mesmo para que a experiência oferecida aos clientes seja de boa qualidade, desde o atendimento inicial até a entrega dos pedidos.

Porém, se estamos lidando com um processo que seja predominantemente manual (como a comunicação por meio de comandas de papel), é muito provável que algumas situações ocorram e o controle por parte dos gestores seja ainda mais desafiador.

Sendo assim, por que não contar com ferramentas e soluções tecnológicas como aliadas no processo de organização da equipe como um todo? Dessa forma, você, enquanto gestor, otimiza o processo, o torna mais apurado, eleva sua taxa de fidelização de novos clientes e, consequentemente, aumenta a lucratividade da empresa.

Mas, que tipo de softwares ou ferramentas são estratégicas ao meu estabelecimento para tornar a organização da equipe mais efetiva? Continue acompanhando o nosso post! 🙂

Integrar a equipe em um restaurante: missão impossível?

Pensando como gestor, líder ou gerente de um restaurante, compreende-se que é necessário lidar com uma equipe que se segmenta a depender da função desempenhada. Por exemplo: os funcionários que realizam o atendimento e os colaboradores que trabalham na cozinha.

Para que o atendimento seja de qualidade, não é necessário apenas que o garçom possua um ótima performance. Até porque, se a equipe da cozinha não trabalhar com os pedidos em tempo hábil para a entrega, a satisfação dos clientes tende a diminuir.

Por isso, é certo reafirmar a importância da integração entre os atendentes e os cozinheiros e/ou chefs de cozinha. Sempre ressaltando a qualidade que deve ser empregada em cada função, naturalmente.

Agora imagine a seguinte situação: o garçom anota os pedidos de uma mesa em uma comanda de papel, mas, antes de repassá-lo à outra equipe para que já seja preparado, outros clientes o chamam durante o trajeto. Com isso, o preparo, que já poderia estar sendo realizado, acaba atrasando minutos que surtem efeitos na experiência dos consumidores como um todo.

Outra situação comum aos estabelecimentos de food service é o transtorno gerado por um pedido equivocado ou até mesmo o atraso ocasionado pela perda da comanda. Além disso, o atendente pode encontrar dificuldades em conseguir se comunicar com a cozinha caso a equipe esteja sobrecarregada.

Todos estes são panoramas recorrentes e inerentes ao cenário de alimentação fora do lar, e todos estão relacionados à uma organização falha das atividades desempenhadas pelas equipes.

Agora vem a pergunta: como o sistema de automação comercial pode auxiliar na organização da equipe do seu restaurante, bar ou lanchonete?

Automação comercial: benefícios em larga escala!

Investir em automação comercial para restaurantes proporciona soluções que, não apenas integram a equipe, como também aumentam a performance dos colaboradores.

Fazendo uso de softwares que disponibilizam comandas eletrônicas, por exemplo, os atendentes conseguem ter acesso a um cardápio digital, tornando o atendimento mais dinâmico e ágil.

Além disso, a comanda eletrônica permite o envio do pedido de forma automática à cozinha, o que reduz tempo de atendimento e espera.

Vale lembrar que, fazendo uso da comanda eletrônica, o atendente também pode fazer observações personalizadas no pedido (colocar adicionais, tirar algum alergênico, definir o ponto da carne), proporcionando uma experiência mais humanizada e minimizando os riscos de equívocos na entrega ao cliente.

A gestão, por sua vez, também torna-se ainda mais apurada, uma vez que os gestores, por meio da integração das tecnologias de automação comercial, conseguem mensurar dados como quantidade de produtos disponíveis, podendo repor as mercadorias ou retirá-las do cardápio se acharem necessário.

O sistema KDS (Kitchen Display System) também é uma engrenagem importante para manter o controle da cozinha dos restaurantes, e até indústrias, funcionando corretamente. Por meio da ferramenta, a equipe da cozinha, ciente da quantidade de pedidos e do tempo que deve ser levado para prepará-los, obterá um desempenho mais ágil e dinâmico, contribuindo para entregas mais rápidas e para que os pedidos cheguem ainda quentes na mesa de cada cliente.

Quer saber mais sobre a funcionalidade (Quer saber mais sobre o KDS?)? Entenda como aumentar a performance da sua cozinha em até 50% com o KDS.
CTA para baixar o ebook do KDS

A tecnologia que auxilia e agrega resultados!

Reforçar que, fazer da tecnologia uma grande aliada é uma estratégia inteligente, nunca é demais! Por isso, se você, gestor, líder ou tomador de decisão, deseja integrar sua equipe e aumentar sua performance em curto e em longo prazo, não deixe de considerar ferramentas de automação comercial.

Gostaria de saber mais sobre as soluções Teknisa? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como a tecnologia pode agregar ótimos resultados à sua empresa e também aumentar sua lucratividade.

Curtiu o conteúdo? Não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais! 🙂

2018-12-07T10:18:09+00:0015 de outubro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

8 − dois =