pascoa fs

Considerado um dos feriados religiosos mais importantes do calendário, a Páscoa está chegando e, além de participar das tradicionais celebrações, nos dias que antecedem a data muitas pessoas têm o hábito de limitar a ingestão de carnes comendo apenas peixes. Pensando nessa substituição, muitos restaurantes aproveitam para elaborar pratos com frutos do mar – com destaque para o bacalhau – e ovos, em respeito aos preceitos católicos, principalmente na Sexta-feira da Paixão.

Nessa época do ano, acontecem muitas confraternizações entre amigos e familiares – que acabam escolhendo restaurantes, lanchonetes e pizzarias como ponto de encontro. Por isso, esse é um bom momento para traçar estratégias para captar e fidelizar os clientes focando na variação do cardápio, na qualidade dos produtos e na agilidade do atendimento.

Embora seja uma situação bastante pontual, em que os chefes de cozinha e os proprietários têm tempo para elaborar estratégias e atender a demanda, contar com soluções gerenciais em momentos específicos como esse pode fazer toda a diferença tanto em restaurantes comerciais quanto em corporativos. Vale ressaltar que, além do sabor e da qualidade dos produtos ofertados, ficar de olho na redução de custos também é importante. Um planejamento feito com antecedência  garante poder de compra no momento das negociações.

Além disso, é possível gerar receitas mantendo o equilíbrio nutricional sem ultrapassar a média dos custos previstos. Antes de gerar a solicitação de compras, por exemplo, é bom ficar de olho no que ainda tem no estoque para evitar perdas e adequar os pratos fazendo combinações com o que já está armazenado.

Os restaurantes corporativos também costumam oferecer refeições diferenciadas nessa data e, para garantir o sucesso na operação, é importante a utilização de um software que tenha a opção de alteração de cardápios. Assim, com base no número de efetivos, fica mais fácil preparar tanto os pratos principais quanto as saladas e guarnições, no intuito de manter uma boa apresentação do cardápio.