PDV móvel: 6 motivos para você implantar no seu restaurante

O PDV móvel e os meios de pagamentos digitais são uma realidade no Brasil atualmente. Apesar disso, analistas da 451 Research esperam que o número de 14 milhões de unidades existentes no mundo cresça para 54 milhões em 2019. Outras empresas de análise ainda são mais otimistas; como mostra este relatório da Report Buyer.

Embora o crescimento dos PDVs tem sido maior em lojas de varejo do que em restaurantes, esse serviço cresce cada dia mais no setor de alimentação. E com razão: a aceitação de pagamentos com cartão utilizando o celular como terminal (MPOS) é um bom investimento.

Os clientes já têm preferência por pagamentos móveis e, por outro lado, o PDV móvel melhora significativamente o fluxo de trabalho no restaurante e a satisfação dos clientes. Segundo a pesquisa da Report Buyer, restaurantes que possuem pagamentos móveis têm, em média, 10% mais vendas; simplesmente por fornecer aos clientes um melhor serviço.

Mas, o que de fato a implantação de um PDV móvel trará para o seu negócio? Quais os reais benefícios? Continue nos acompanhando para descobrir. 🙂

1- Melhorar o nível de serviço

Trazendo como exemplo um restaurante tradicional, esta cena vai lhe parecer familiar: um garçom se aproxima e você realiza o pedido. Logo, ele sai com a comanda nas mãos e em seguida caminha até o balcão deixando-a com os funcionários do caixa. E assim sucessivamente, até chegar para a equipe da cozinha.

Talvez, durante esse trajeto, o garçom será interrompido por outro cliente solicitando informações ou querendo fazer um pedido. O tempo vai passando e o primeiro da fila de pedidos vai se tornando o último. É um grande transtorno!

Mas, afinal, o que fazer para garantir a prioridade de levar o pedido imediatamente até a cozinha e atender às necessidades dos outros clientes? Para responder a essa pergunta, vamos imaginar a mesma cena; só que desta vez, o garçom está segurando um PDV móvel.

Ao finalizar o pedido, a comanda é gerada de modo automático e, imediatamente, enviada para a cozinha. Isso permite que o garçom se concentre em atender às necessidades dos outros clientes sem interrupções.

Em resumo, o PDV móvel reduz a necessidade de executar solicitações entre as mesas, balcão e cozinha. Dessa forma, o garçom tem mais tempo para prestar outros serviços aos clientes durante o momento da refeição deles, tornando a experiência mais pessoal, além de oferecer um melhor atendimento.

2- Diminua o tempo de translado entre mesa, balcão e cozinha

O PDV móvel torna as operações dos restaurantes ainda mais eficientes. Os pedidos são recolhidos e enviados para a cozinha mais rapidamente e os pagamentos são processados diretamente nas mesas. Dessa maneira, você e seu cliente saem ganhando: o restaurante se beneficia com uma mesa liberada de forma mais rápida; deixando espaço para mais clientes. E, ao mesmo tempo, os clientes desfrutam de um melhor atendimento.

3- Reduza os erros

É muito comum encontrarmos garçons que tentam memorizar uma ordem de pedido para toda a mesa, considerando todos os pratos e bebidas. Quem nunca vivenciou este tipo de situação?
Quando os garçons carregam um PDV móvel, eles deixam de lado essa ação de recorrer somente à suas memórias, ou seja, eles podem facilmente inserir no sistema/aplicativo diversos pedidos. E também como serão entregues à mesa, como por exemplo: a ordem dos pratos, modificação no cardápio, pedidos extras, solicitações especiais, entre outros. Além disso, também é possível dividir o valor total da comanda de acordo com o que cada cliente na mesa pediu.

4- Dê informações precisas sobre o cardápio

Na maioria dos restaurantes, os garçons respondem perguntas como:
“Essa carne possui X ingrediente?” “Sou alérgico a alimento X, tem como retirar esse ingrediente do meu pedido?” “O peixe foi pescado hoje?”. Dentre outros questionamentos.

Muitas vezes o garçom precisa ir à cozinha e, em seguida, trazer as respostas para os clientes. Mais uma vez, ocorre um desperdício de tempo do garçom, dos funcionários da cozinha e, principalmente, dos clientes.

Quando os restaurantes estão equipados com PDVs móveis, os garçons têm acesso imediato às informações que se referem a todos os detalhes do cardápio; incluindo a disponibilidade dos produtos em tempo real, assim como informações sobre os ingredientes.

Em conclusão: os PDVs móveis auxiliam os garçons a responderem certeiramente aos vários tipos de perguntas com uma economia de tempo considerável, fazendo com que seu serviço seja mais rápido, prático e confiável.

5- Finalize um bom serviço com atendimento ágil na hora do pagamento

Quantas vezes você já foi a um restaurante antes de ir ao teatro/cinema e acabou perdendo os primeiros minutos do show porque o serviço do restaurante era lento?

Muitas vezes, ao solicitar o fechamento da conta, é necessário esperarmos que garçom venha até a nossa mesa para finalizar a cobrança. Em seguida, temos que esperar que o funcionário vá até o caixa, volte com o devido valor, receba o pagamento, retorne ao caixa novamente e traga o nosso troco. É um processo que demora.

Não seria interessante se todos os restaurantes tivessem um sistema ágil de pagamento para que, quando desejássemos sair rapidamente, isso fosse possível?

Mais uma vez, com o PDV móvel isso é possível. Afinal, basta efetuar o pagamento com um cartão de forma segura e rápida. Serviços assim fazem com que o cliente dê preferência ao seu estabelecimento, uma vez que o atendimento torna-se muito mais ágil.

6- Reduza seu custo com a mão de obra

Sabemos que o custo com a mão de obra do trabalho pode tomar uma boa parte da sua receita. Uma outra grande vantagem do PDV, é que ele promove a redução do número de funcionários e a qualificação do atendimento.
Esse sistema não apenas reduz custos, mas também melhora o serviço ao cliente. Os garçons qualificados não precisam ficar retirando pedidos e levando para a cozinha. Ao invés disso, eles possuem tempo para percorrer as mesas e oferecer um excelente serviço ao cliente; de forma diferenciada e direcionada.


Ficou interessado em saber mais? Converse com um de nossos consultores e descubra como nossos softwares e aplicativos para varejo podem melhorar o seu serviço, aumentar sua receita e, acima de tudo, satisfazer mais os seus clientes. Não esqueça de deixar um comentário, gostaríamos muito de saber sua opinião! 🙂

2018-12-07T10:18:52+00:0010 de agosto, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

três × 2 =