Teknisa://Por que a pesquisa de satisfação é essencial à sua empresa?

Por que a pesquisa de satisfação é essencial à sua empresa?

Quando se trabalha com prestação de serviços, ou produtos, a principal meta de qualquer gestor é suprir as necessidades dos consumidores. Em alguns estabelecimentos, inclusive, existe a possibilidade de avaliar o atendimento. Por exemplo, por meio da pesquisa de satisfação. A devolutiva é de suma importância para ambas as partes, diga-se de passagem.

De um lado, quem consumiu o produto ou fez uso do serviço conta um pouco mais sobre a experiência vivida. Por outro, a empresa solicitante tem acesso à opinião do usuário, podendo assim, entender um pouco mais sobre as expectativas e possíveis lacunas apresentadas pelo serviço.

Em outras palavras: são dados de extrema relevância aos gestores que se preocupam em proporcionar a melhor experiência aos consumidores. E, novamente, como obter acesso a essas informações tão importantes?

Nós te contamos: por meio das pesquisas de satisfação!

Sendo assim, para você ter em mente o posicionamento dos seus consumidores, a pesquisa de satisfação o auxilia a tomar decisões mais assertivas sobre a gestão da empresa.

Ainda não está convencido(a)? Vamos debater os principais benefícios de se aplicar a pesquisa de satisfação. Acompanhe o nosso post e descubra por que é indispensável contar com este serviço! 🙂

Auxílio na criação na pesquisa de satisfação

Enquanto consumidor, não é significativo quando uma empresa solicita seu contato para avaliar um atendimento prestado? Como funcionário de uma companhia de grande porte, que faz suas refeições no local de trabalho, a aplicação da pesquisa de satisfação demonstra interesse por parte da organização em saber a sua opinião sobre um prato servido pelo restaurante corporativo.

Já na visão do gestor, contar com o serviço de aplicação de pesquisas é vantajoso, pois os profissionais envolvidos auxiliam na criação do questionário. Essa visão externa é importante, uma vez que garante garante perguntas mais engajadas ou relevantes e na abordagem do conteúdo.

Criar uma pesquisa de forma correta assegura uma visão mais alinhada aos gestores, além de uma análise mais acertada.

Análise dos resultados das pesquisas

Os feedbacks são muito importantes, porém, não devem ser apenas coletados ao fim de cada aplicação. É necessário trabalhá-los de forma que as respostas sejam catalogadas de maneira estratégica.

Dessa forma, o processo de pesquisa de satisfação permite uma análise mais profissionais dos resultados, ressaltando os pontos de destaque e também os de melhorias. O estudo dos feedbacks é ideal para o repasse ao gestor contratante, e também aos responsáveis pelos processos internos.

Posiciona a supervisão e diretoria sobre os resultados das pesquisas

Por parte dos gestores, a devolutiva da pesquisa é fundamental para que se tome o conhecimento do que está dando certo e do que pode ser melhorado na companhia.

Assim, o repasse aos gestores-chave das empresas permite, não apenas a análise de dados, mas a ideia de planos de ação para aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento, serviço ou produto de forma geral.

Estar a par dos dados facilita a tomada de decisões por parte dos gestores, e no momento mais apropriado.

Envio dos resultados das pesquisas aos clientes

Também é importante que o envio de resultados seja realizado a quem o respondeu. Isso demonstra interesse por parte da empresa, contribuindo positivamente para o relacionamento entre consumidor e companhia.

Além disso, aumenta-se a credibilidade da organização, que estará ciente dos processos, além de poder divulgar medidas tomadas em benefício de algum ponto-chave, ou até mesmo melhorias já realizadas.

Análise e retorno das reclamações dos consumidores

Mais importante que ter acesso aos feedbacks de quem respondeu à pesquisa é visualizar suas reclamações. Por meio dessas devolutivas, os tomadores de decisões podem pensar em estratégias para solucionar possíveis lacunas em tempo hábil.

Vale lembrar que 58% dos consumidores nunca mais voltam a usar uma empresa depois de vivenciarem experiência negativa. Esse dado nos evidencia um cenário interessante, em que os indivíduos possuem voz ativa e são exigentes com produtos e serviços prestados por empresas.

Dessa forma, proporcionar uma experiência positiva aos consumidores é obrigatório aos gestores antenados. Lembrando que retornar ao cliente, seja para agradecer ou pedir desculpas por algum ocorrido, é indispensável para tornar o atendimento mais bem avaliado.

Sugestão de campanhas para melhoria do atendimento

O serviço de pesquisa de satisfação também pode sugerir aos gestores ideias para reposicionar o atendimento. Como por exemplo, uma ação interna que visa qualificar os profissionais envolvidos no processo, ou aprimoramentos no produto oferecido pela empresa.

Uma visão exterior à empresa é de grande valia, uma vez que os colaboradores encontram-se imersos e viciados na cultura da organização, o que pode comprometer seu posicionamento estratégico.

Conclusão

Investir em pesquisa de satisfação é uma estratégia inteligente e que condiz com um mercado cada vez mais exigente quanto ao que lhe é oferecido. Por isso, o serviço assegura melhores resultados às empresas, seja em curto ou em longo prazo.

Em outras palavras: é essencial à sua empresa!

Dica: para ajudá-lo com esta logística de feedbacks; a Teknisa dispõe de um aplicativo; My Menu; cujo consumidor do restaurante possui acesso às pesquisas de satisfação; além do cardápio e até mesmo aos valores nutricionais dos alimentos servidos. O usuário poderá fazer críticas e sugestões ao menu; como também entrar em contato com os gestores por meio do fale conosco. Converse com um dos nossos consultores para saber mais. 🙂

Vale lembrar que, com a Teknisa Service, você conta com uma equipe profissional, com expertise de mercado; e que se encontra apta a ajudá-lo(a) com suas estratégias de mercado. Entre em contato conosco!

O que você achou? Não deixe de comentar! Queremos saber a sua opinião. 🙂

2018-09-17T16:09:54+00:009 de julho, 2018|Notícias|

Deixar um comentário