Páscoa é aquela data que sempre nos remete aos queridos chocolates! Para os cristãos, a páscoa celebra a ressurreição de Jesus, mas independente da religião, a data já está no calendário dos brasileiros e a comemoração é certa: muitos chocolates.

A fabricação é um mundo à parte – muitas pessoas têm curiosidade para saber como acontece a produção, visitar fábricas e, claro, experimentar as deliciosas variedades. A cidade de Gramado, no sul do país é um exemplo disso, durante o feriado muitas fábricas oferecem visitação gratuita. A páscoa é um dos eventos mais aguardados do ano, é uma festa que une boa gastronomia, cerimônias religiosas, chocolates e muita alegria. Neste ano, a cidade espera receber 500 mil pessoas para as festividades.

Os chocolates produzidos pelas fábricas, passam por inúmeros processos até chegar às gôndolas dos supermercados e lojas. As matérias-primas e o processo de fabricação são grandes responsáveis pela qualidade do produto final. Mas alguns fatores podem auxiliar nessa hora.

Ter uma boa gestão de estoque​, com controle sobre as datas de fabricação, validade, rastreabilidade de lotes – desde a matéria-prima até o cliente final – e geração automática das necessidades de compras facilita na hora no gerenciamento e também da tomada de decisões.

Os sistemas são responsáveis por organizar informações em forma de indicadores e relatórios que auxiliam todas as camadas de uma fábrica, desde a mão de obra que vai operar maquinários da produção até os diretores, gerentes e supervisores, que podem ter os resultados na palma da mão aplicativos com informações em tempo real​.

A mesma facilidade vale para a produção, o chamado PCP – Planejamento de Controle de Produção é indispensável para qualquer fabricação. Ele é o responsável por identificar as não conformidades e oportunidades de melhoria nos processos aumentando a capacidade produtiva de uma fábrica. O PCP também cuida dos processos de fabricação por produto tratando roteiro, planejamento, qualidade e ordem da produção.

Um dos processos mais gostosos na fabricação de chocolates é sem dúvida o teste de qualidade do produto acabado. Itens como aroma, sabor, textura e aparência precisam ser avaliados. Para isso, é ideal contar com o MRP que é o sistema responsável por compilar essas informações de Segurança e Qualidade, evitando que lotes reprovados sejam liberados para o mercado.

Seja na páscoa ou em qualquer outro dia, celebre! Facilite o dia a dia com soluções que promovam tranquilidade e segurança para a tomada de decisões. Converse com um dos nossos analistas e saiba mais sobre as novas tecnologias aplicadas à produção de alimentos.

Escrito por Central de Vendas

Publicação de informações baseadas nos principais questionamentos dos nossos clientes. O conteúdo é pesquisado interna e externamente para garantir respostas relevantes e de cunho gerencial.

Ver todos artigos do autor