Para os gestores de uma empresa, organizar todas as informações referentes às cotações e negociações com fornecedores de produtos ou serviços pode ser um grande desafio. Mas, como tornar o acesso aos dados mais fácil e intuitivo evitando trabalhos a mais? Uma das soluções é contar com um portal de compras.

Sabemos que no dia a dia são inúmeras as atividades realizadas em uma empresa. Do ponto de vista de um diretor, mais que a execução, é necessário também prestar atenção ao planejamento de cada tarefa.

Porém, com tantas atividades diárias, como é possível que o gestor fique alerta a cada detalhe sem “deixar a peteca cair”?

O ideal então é automatizar a gestão dos processos e contar com soluções que centralizam as informações necessárias para o fácil acesso. Mas, por quê?

Convidamos você a continuar lendo esse texto para saber mais. Vamos lá? 🙂

Como você lida com seus fornecedores?

Se você possui um estabelecimento de Food Service, sabe o quanto é importante manter contato com bons fornecedores, certo?

E muito mais que isso. É necessário também ter cada informação sobre aquele fornecedor — como o seu contato e até detalhes sobre datas e valores dos produtos negociados — para manter o bom relacionamento entre ambas as partes.

Mas, convenhamos que administrar todos esses dados pode ser muito trabalhoso, não é?

Principalmente se você controla essas informações por meio de planilhas manuais. Isso significa que o preenchimento deve ser feito semanalmente ou até diariamente, o que ocupa certo tempo do gestor ou colaborador responsável por essa tarefa.

Isso sem contar que ainda existe a possibilidade de haver algum erro no momento em que o profissional preencher a planilha. Sabemos que se um número ou vírgula estiver fora do lugar, os dados já não são mais válidos e corrigi-los pode ser muito trabalhoso.

“Ah, mas eu costumo a cuidar dessas informações por e-mail”. É um controle igualmente trabalhoso, já que as informações podem se perder na sua caixa de entrada, impossibilitando que as mensagens sejam resgatadas a tempo. Se é que serão resgatadas.

O fato é: quando lidamos com fornecedores, dentre outras atividades relacionadas ao supply chain (cadeia de suprimentos) as informações vêm em grande quantidade e devem ser atualizadas periodicamente, evitando o descontrole de cada detalhe.

Por isso, para realizar uma gestão das informações mais eficaz é necessário estar em dia com os dados. E nisso a tecnologia pode te ajudar!

Portal de Compras ou Software para Gestão Alimentar?

Você sabia que a compra de alimentos com fornecedores pode ser realizada por meio de um sistema de gestão? Isso sem contar a cotação e negociação de produtos que também podem ser otimizadas por meio de uma ferramenta própria.

É o caso do TecFood, o software de gestão em alimentação possui um portal de compras, que facilita a comunicação entre o comprador e o fornecedor, permitindo que as atividades relacionadas sejam feitas com mais praticidade.

Sabemos que a tecnologia em uma empresa aumenta a produtividade da equipe em até 78%, certo?

E é exatamente essa a proposta do portal de compras: otimizar tempo e aumentar a produtividade da equipe, e não apenas dos colaboradores.

Mas, como esse sistema funciona na prática? Acompanhe!

compras on-line

Como o Sistema de Gestão de Alimentação funciona na prática?

Imagine que você é um dono de um restaurante (caso já não seja).

Quando é necessário fazer pedidos de produtos aos fornecedores, geralmente a comunicação é realizada por e-mail ou telefone, certo?

Porém, o fato é que existe uma forma ainda mais prática de fazer isso. Ou seja, de realizar pedidos com os fornecedores para restaurantes.

Por meio de um software de gestão, os compradores têm toda essa rotina otimizada, já que a tecnologia:

  • Permite o acesso à relação de produtos necessários ao seu restaurante: uma vez que é possível cadastrar as mercadorias necessárias e com todas as suas especificações, facilitando o controle interno do que geralmente é pedido aos fornecedores. Pense na funcionalidade como um catálogo online;
  • Possibilita a negociação de preços com os fornecedores: já que o acesso aos valores dos produtos permite que os compradores façam uma cotação de custos, facilitando a negociação com os fornecedores em busca de um preço mais vantajoso. Ou seja, mais economia!;
  • Gera pedidos diretamente do próprio sistema: isto é, o comprador pode realizar pedidos por meio do software, sem precisar enviar e-mails ou fazer ligações.
  • Permite que a gestão dos pedidos seja feita através da tela de um celular ou tablet, tornando o controle mais ágil e prático.

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer a gestão de compras de gêneros alimentícios, já que o sistema funciona como um e-commerce corporativo, em que os compradores fazem seus pedidos utilizando apenas uma ferramenta.

Um portal de compras para restaurantes tem que funcionar com alta performance como um ambiente eletrônico de cotações, já que estamos falando de um mercado gigante que pratica preços variados.

Se todos os interessados pela compra e pela venda estão em um só sistema de compra e venda para o setor de alimentação, reduzir o tempo de compra e aumentar a assertividade é uma feliz consequência.

Além do mais, evita-se desperdícios e erros no momento de receber e de entregar as mercadorias alimentícias. E, ainda, fornecedores têm mais um ambiente a mais para divulgarem sua marca e assim, acelerar as vendas.

Resumindo: o sistema de gestão em alimentação diminui o trabalho dos gestores de preencher os preços dos produtos em uma planilha ou em outra ferramenta.

Assim, o software de gestão de compra para restaurantes aumenta ganhos em desempenho em outras atividades do dia a dia. Essencial para qualquer negócio!

Mas, e quanto aos fornecedores?

Falamos das vantagens do software de gestão para os compradores, mas, e para os fornecedores? Existe alguma ferramenta que torna o trabalho deles mais prático?

O portal de compras para restaurantes é um sistema que facilita o dia a dia dos fornecedores para restaurantes.

Sabendo que a compra de produtos é solicitada pelos compradores, o software centraliza a relação de produtos por meio de uma lista, separando-os por categorias como:

  • Nome do produto;
  • Marca;
  • Valor;
  • Valor negociado.

Além disso, o fornecedor pode se comunicar com o comprador dentro da própria ferramenta, facilitando o processo de negociação.

portal de compras TecFood

O portal de compras reúne todos os dados sobre o produto, facilitando a gestão dos fornecedores.

Os fornecedores também conseguem visualizar o status de pagamento dos produtos, já que as notas dos pedidos são listadas no sistema, classificadas por número, valor e data de vencimento. Ou seja, ideal para um controle financeiro mais prático, evitando prejuízos à empresa!

Conclusão

Tanto o software de gestão em alimentação quanto o portal de compras para restaurantes vêm com o objetivo de facilitar a rotina dos compradores e fornecedores, tornando o processo mais prático e seguro para ambas as partes.

Recapitulando, este tipo de sistema atua como uma gestão de cadeias de suprimentos, permitindo a integração de todas as informações que envolvem o transporte de produtos alimentícios dos fornecedores até os clientes.

Para os compradores, o sistema:

  • Permite o acesso estratégico aos fornecedores, produtos e preços de cada mercadoria;
  • Possibilita o ajuste dos preços dos produtos, permitindo uma negociação mais direta com os fornecedores;
  • Agiliza os pedidos dos produtos e otimiza o tempo de gestores e colaboradores com o preenchimento de dados em um sistema ou planilha.

Já para os fornecedores, o portal de compras:

  • Centraliza as informações dos produtos em um único sistema;
  • Auxilia na comunicação com os compradores, permitindo uma negociação mais assertiva;
  • Possibilita a visualização dos status de pagamento de cada pedido, contribuindo com uma gestão financeira mais prática.

O TecFood possui um portal de compras para restaurantes exclusivo que é utilizado por grandes empresas de alimentação.

O portal de compras para restaurantes TecFood é um B2B para compradores e fornecedores ideal para validar os critérios técnicos na avaliação de fornecedores.

Além disso, deve-se que considerar as regras legais, as certificações e os documentos necessários para autenticar, dentro da lei, as aprovações de fornecimento e gêneros alimentícios para as várias modalidades do Food Service diferentes.

Não se esqueça de comentar abaixo e compartilhar o texto em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Quer saber mais sobre a ferramenta de gestão TecFood ou o Portal de Compras?
Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!