Banzeiro

Quando um restaurante alcança o sucesso, junto com o reconhecimento, surgem questões que estão além da peculiaridade do sabor e da qualidade do serviço ofertado. Claro que esses detalhes são muito importantes, mas é preciso ir além e, nesse momento, contar com a tecnologia pode fazer toda a diferença. Ter acesso à soluções que permitam integração entre todos os seus processos – desde o controle de estoque na cozinha até a folha de pagamento dos funcionários – e que forneçam relatórios com dados fidedignos é um fator determinante para garantir uma boa performance.

O Banzeiro Cozinha Amazônica passou exatamente por isso e, em parceria com a Teknisa, encontrou a melhor maneira de superar os desafios e se firmar como referência gastronômica. Fundado em 2009, em Manaus, o Banzeiro se destacou ao apresentar pratos voltados para a culinária amazônica. Com ingredientes típicos da região, o cheff Felipe Schaedler cria receitas surpreendentes que têm conquistado turistas do mundo inteiro que passam pela região.

O restaurante é composto por ambientes voltados para almoço e jantar com uma decoração que remete a cultura local – elementos indígenas, esculturas em madeira e palha e plantas típicas.

No cardápio fazem sucesso como entrada, o pastel de tucumã e o caldinho de tucupi, jambu e camarão fresco, mas o destaque mesmo vai para a inusitada formiga saúva e espuma de mandioquinha. Além das saladas e dos risotos, nos pratos principais é possível saborear peixes como o pirarucu e o tambaqui, além da saborosa farofa de uarini. Para fechar com chave de ouro, as sobremesas também fogem do tradicional com o Brownie de Macaxeira com Sorvete de Tapioca, o Petit Gateau de Cupuaçu e o Dadinho de Tapioca com Doce de Leite.

Todas essas verdadeiras obras gastronômicas renderam ao Banzeiro diversos prêmios, entre eles, por cinco anos consecutivos, o prêmio “A Melhor Cozinha Amazônica”, pela Veja Comer & Beber Manaus. De 2012 à 2014, Felipe Schaedler foi reconhecido pela mesma revista como “Chef do Ano” e, em 2013, esteve no “Top 10 Traveler’s Choice Restaurantes 2013 Brasil”, pelo TripAdvisor.

“O Banzeiro Cozinha Amazônica é uma pequena amostra da grande diversidade de produtos, cores e sabores da nossa terra. Somos apaixonados, fissurados pela Amazônia e contribuir para sua cultura gastronômica com nossos pratos é um imenso prazer”. (Felipe Schaedler)

O grande encontro

O Banzeiro ganhou notoriedade e se firmou no mercado gastronômico em um curto espaço de tempo. Em menos de dez anos, o restaurante se tornou referência e precisou adaptar todos os processos gerenciais para garantir o controle de todas as etapas – desde as retiradas de produtos em estoque, por exemplo, até a folha de pagamento dos colaboradores. Já não havia condições de conduzir a empresa através de planilhas e registros manuais.

Ou seja: era necessário encontrar um software que fosse capaz de atender as demandas que iam além das panelas e dos pratos incríveis. E, assim, começou a busca por uma ferramenta que fosse capaz de auxiliar a automatização dos processos e o gerenciamento do negócio.

Foi em 2014 que a Teknisa passou a fazer parte da história, tornando-se parceira do Banzeiro – que foi adquirindo os módulos do sistema, como o ForSale e o Waiter, da Odhen by Teknisa.

“Fazíamos parte do controle em planilhas e a outra parte era feita por outro sistema, que com o crescimento do negócio, não conseguiu nos atender mais. Aos poucos fomos adquirindo os módulos como gestão de vendas, contas a pagar, contas a receber, controles bancários, contabilidade, fiscal e, por último estamos implantando a folha de pagamento, que já está na nuvem e isso facilita bastante controle e todos os processos”, ressalta o diretor do Banzeiro, Thiago Schaedler.

Com relatórios gerenciais eficientes, a Teknisa tem como premissa facilitar o dia a dia da empresa. Os dados são gerados instantaneamente – enquanto a loja vende é possível ter acesso a informações como custo do prato, ficha técnica e ainda gerar um comparativo de vendas, por exemplo.

“É um pacote de soluções e serviços que agregaram muito na nossa organização interna”. (Thiago Schaedler)

As soluções contratadas

Waiter

Um dos sistemas adquiridos pelo Banzeiro foi o Waiter – que possibilita que o garçom vá até a mesa fazer o pedido e, enquanto está lá, já tem a impressão do pedido tanto na cozinha quanto no bar, eliminando, assim, a necessidade de comanda manual para digitar. Também é disponibilizada a relação de produtos com todas as observações, como histórico de venda e de cancelamento, por exemplo. Com a gestão de vendas, é possível visualizar todas as informações mais relevantes imediatamente – o que facilita o processo e auxilia nas tomadas de decisões.

Atendendo as questões burocráticas fiscais

Através da integração dos sistemas, o Banzeiro também consegue realizar a transmissão de nota fiscal eletrônica, que é uma exigência da Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas.

Hosting

O Banzeiro não tem mais um servidor físico. Com a contratação do Hosting, da Teknisa, todos os dados ficam armazenados na nuvem, o que faz a empresa ganhar quanto a estabilidade e a segurança das informações.

Zmart BI

A solução mais recente contratada pelo Banzeiro foi a Zmart, que funciona como um BI em forma de aplicativo, que gera indicadores em tempo real e ajuda a traçar o panorama e o desempenho das equipes e das vendas. Essa ferramenta facilita bastante a tomadas de decisões por parte dos diretores da empresa.

Porquê contratar a Teknisa

Além da busca pela adequação dos processos, é importante ficar atento no momento de escolher qual software house assumirá seu projeto. Além de soluções robustas e integradas, é primordial que exista o comprometimento com sua equipe – desde a implantação até a finalização do processo. Um suporte que realmente esteja à disposição e que compreenda a singularidade do seu negócio vai garantir o sucesso das operações e da gestão.

“Existe uma relação muito bacana, muito próxima, inclusive com os proprietários da Teknisa e isso dá segurança. Você pode chegar e discutir um projeto, porque tem uma equipe do comercial, do suporte que está a disposição – desde a implantação. Essa proximidade com as pessoas que estão por trás do sistema é muito importante”, ressalta Thiago.

Mais do que processos bem definidos e integração dos sistemas é preciso encontrar uma desenvolvedora de software que enxergue sua empresa além de números, que acredite em seus projetos e dê todo o suporte necessário para que você tenha êxito em sua gestão. Tão importante quanto soluções robustas é ter uma equipe que esteja sempre em busca das melhores alternativas para os seus negócios.