Massima

A qualidade do serviço, dos alimentos e do atendimento são alguns dos fatores determinantes para alcançar a consolidação no setor do food service. Cuidados com o transporte, o armazenamento, a escolha certa dos fornecedores e a qualificação da equipe são essenciais para conseguir entregar produtos com excelência.

Para garantir o bom funcionamento, os empresários têm usado, cada dia mais, a tecnologia como aliada. Com a implantação de sistemas robustos e inovadores é possível controlar todo o negócio de qualquer lugar através de poucos cliques.

Através dos dados lançados no sistema é possível gerar relatórios que promovem condições e permitem à corporação medir e avaliar o resultado de forma diária e não apenas ao final do mês, de forma a realizar determinadas ações imediatas imprescindíveis para garantir o lucro da operação.

Quando a Massima – Soluções em Alimentação começou a implantar o Planejamento e Controle da Produção (PCP), percebeu que precisava de uma ferramenta que retroalimentasse o sistema de comunicação entre os setores de suprimento, planejamento e operações. Foi então que notou-se a necessidade de contratar um serviço que auxiliasse na gestão. “Estávamos somente implementando dados, sem terceirizar a agilidade de análises. Dessa forma, nossos profissionais que estão a frente da gestão de unidades não tinham consciência da importância da imputação de dados e informações como a previsibilidade”, conta a Diretora de Materiais e Novos Negócios, Susana Steigleder.

Através da Consultoria em Processos, a Massima percebeu que seria fundamental implementar o BPO Gestão de Custos. No entanto, esse não foi um processo simples e alguns cuidados tiveram que ser tomados para superar os obstáculos encontrados. “Foi necessário um trabalho de sensibilização das lideranças intermediárias para que houvesse a compreensão da necessidade de mudar a cultura da empresarial e, mais que isso, mostrar a importância do TecFood como sistema de gestão para o controle de resultados”, revela Susana.

Susana Steigleder – Diretora de Materiais e Novos Negócios na Massima Alimentação

BPO Gestão de Custos na prática

O BPO de Gestão de Custos permite que a empresa tenha controle sobre todas as informações de forma dinâmica e, consequentemente, mais agilidade para desenvolver estratégias com foco no negócio em si. Quando implantado com eficiência em uma cozinha industrial, aliado a um software moderno, os benefícios são muitos. A metodologia estipulada deve ser praticada ao máximo possível envolvendo os profissionais certos na hora certa: consultores e coordenadores com expertise em gestão de custos e conhecedores do segmento de alimentação.

De acordo com Susana, para contornar  problema, a equipe da Teknisa Service propôs reuniões mensais para sanar as dúvidas e reforçar o conhecimento da ferramenta e sua aplicabilidade. “Como o BPO tem relatórios sistemáticos, os mesmos exigiam respostas dos setores envolvidos. Isso gerou uma cobrança por parte da direção e, assim, os responsáveis passaram a ter um envolvimento e comprometimento mais intenso com os retornos”, afirma.

Passada a fase da implantação, na prática, o BPO ajudou a Massima a levar para as lideranças dos seus restaurantes a cultura do resultado. “De forma sistemática estamos colhendo, principalmente, a disciplina /rotina e entendimento de análise e previsibilidade”, pontua.

Análises seguem sendo realizadas diariamente com a identificação dos desvios e problemas. Inicialmente foram definidos os indicadores e relatórios que seriam utilizados durante a execução do serviço. Em seguida, foi necessário definir a periodicidade do envio de cada um deles e os profissionais que deveriam recebê-los. Essas informações, quando enviadas à alta gerência da empresa auxiliam na tomada de decisão.