Tanto os restaurantes quanto as grandes concessionárias de alimentação precisam ficar atentos a diversos fatores que são determinantes para garantir o sucesso do negócio. Detalhes que são velhos conhecidos dos gestores que estão à frente dessas corporações e vão além do bom atendimento, do ambiente agradável e dos pratos saborosos.

Um dos principais desafios é conseguir anular as diferenças entre as informações na entrada de produtos e as informações disponibilizadas da área de compras. Para isso, é primordial realizar o levantamento das Notas Fiscais e comparar os preços dos produtos que constam na ordem de compra. Garantir produtos de qualidade e conseguir os melhores preços com os fornecedores também é muito importante no sentido de alcançar e manter a margem de lucro esperada.

Para isso, tão importante quanto investir em sistemas robustos, é comum – e necessário – que as empresas tenham uma equipe de compras focada em pesquisar e validar os melhores produtos, com menores preços e novos fornecedores. Além do bom desempenho desse departamento, os processos precisam ser bem definidos para que os ganhos sejam, de fato, aproveitados.

Equipe de compras do Banzeiro fortalecida pelo TecFood

Fundado há 13 anos, o Banzeiro Cozinha Amazônica precisou enfrentar esses processos quando viu o reconhecimento do mercado gastronômico bater a porta. Além de implantar sistemas que auxiliavam na automatização dos processos – como Waiter, Zmart BI e o Hosting (armazenamento em nuvem) – também foi necessário investir em um sistema que ofereceria um suporte ainda mais interno, envolvendo o gerenciamento da própria cozinha. Para atender a essa demanda, módulos do TecFood foram essenciais.

“O antigo sistema não integrava o estoque com compras e financeiro. Era tudo separado. Hoje isso tudo já é integrado e, assim, consigo fazer compras visualizando o que tem no meu estoque”, conta Ercilio Leão, responsável pela área de compras.

Ele ressalta que, com o TecFood, no próprio pedido é possível verificar se foi enviada a solicitação de algum item especifico e ainda verificar se tem o produto no estoque ou não. O sistema ainda permite questionar o motivo das solicitações para garantir que realmente não existam perdas.

“Por ser integrado aos demais setores, no módulo financeiro, por exemplo, podemos visualizar as questões de compras. No histórico fica detalhado o que compramos, o que o fornecedor entregou e o que deixou de comprar e ainda temos o controle total das AFs”, ressalta.

Para Ercilio, o produto é bastante específico e atua como facilitador dos processos. “Além da agilidade de poder acompanhar as vendas feitas praticamente em tempo real, o sistema apresenta dados reais – o que garante uma segurança para a empresa”, finaliza.