Atualmente, um dos principais problemas enfrentados pela sociedade mundial é a escassez de comida. E um importante fator contribui ainda mais para esse cenário: o desperdício de alimentos.

Mas, como lidar com esse desafio no dia a dia e evitar a perda de alimentos em restaurantes, escolas, hospitais e outros segmentos do mercado?

Para saber mais, basta continuar acompanhando o post abaixo para que possamos te dar algumas dicas sobre como lidar com essa questão

desperdícios de alimentos

Um problema global

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca de 30% dos alimentos produzidos no planeta são perdidos a cada ano. Isso equivale a 1,3 bilhão de toneladas de desperdício. Números preocupantes, certo?

Já no Brasil, as estatísticas não ficam muito atrás. São cerca de 41 mil toneladas de alimentos desperdiçados por ano. Desse número, 15% ocorre em restaurantes, um número aproximado de 6 mil toneladas.

Tamanho desperdício acontece enquanto milhões de pessoas no país (e no mundo) passam fome, e as pesquisas já comprovam que a produção de alimentos, muito em breve, não será suficiente para alimentar toda a população.

Diante desse cenário, os diretores de empresas se veem em um grande desafio: como reduzir o índice de desperdício em seu restaurante, escola ou hospital, e contribuir para um planeta mais sustentável?

Desperdício X Alimentação fora do Lar

No cenário de Food Service o desperdício alimentar merece mais atenção. Isso porque o descarte acontece desde o campo, passando pela indústria, pela logística, depois pelo varejo, terminando no consumidor.

Isso impacta diretamente no resultado das empresas, na lucratividade, nos investimentos em pesquisa e evolução, bem como na mortalidade de várias empresas.

Mas por que essa quantidade enorme de alimentos é desperdiçada todos os anos? Isso pode acontecer por vários fatores, como por exemplo:

  • Compras além do necessário;
  • Falta de assertividade na quantidade exata no preparo das refeições;
  • Falha no manuseio dos alimentos;
  • Grande quantidade de alimentos vencidos;
  • O não aproveitamento correto dos alimentos.

Tudo isso faz com que grande parte dos alimentos vá diretamente para o lixo. E não é só isso: o desperdício também causa prejuízos financeiros a uma empresa!

Desperdício alimentar em outros cenários

O desperdício do que é produzido ocorre nas cozinhas industriais, nos hospitais, nas escolas e em toda e qualquer empresa do segmento de Food Service.

Esse cenário é um problema global, e isso pode causar um enorme custo para o setor e uma perda de capacidade de investimento muito alta.

Você sabia que 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial de produção? Essa etapa se refere à pós-colheita e armazenagem da matéria-prima. Isto é, a perda de alimentos já ocorre antes mesmo do seu preparo!

Os dados da FAO (agência das Nações Unidas) vêm para reforçar a ideia de que o desperdício não acontece apenas com a comida já servida no prato, mas também muito antes que o produto chegue ao consumidor final.

Por isso, muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas para ajudar as empresas nessa importante questão: como reduzir ou eliminar o desperdício?

CTA ebook como reduzir desperdício em restaurante

Como as tecnologias evitam o desperdício de alimentos?

A Inteligência Artificial, que cresce em ritmo acelerado, vem sendo aplicada para apoiar as empresas no planejamento e no ritmo cadenciado da produção por meio de dados estatísticos de comportamento das quantidades consumidas em cada cenário. Isso pode ser visto através do uso de reconhecimento de imagem ou por análise preditiva, por exemplo.

As novas tecnologias podem melhorar também as operações de negócios, aproveitando a enorme quantidade de dados gerados pelos sensores que monitoram a produção e a movimentação de produtos.

Isso evolui a forma de gerenciar estoques, logísticas e fornecedores, tratando dos alimentos com um nível muito maior de conscientização e precisão, evitando o desperdício e perdas significativas.

Outro ponto importante no qual também já é vista a Inteligência Artificial é o controle da cadeia de suprimentos. A nova tecnologia é capaz de identificar padrões de inventário e pedidos, identificando produtos mais vendidos, por exemplo, garantindo o abastecimento em quantidades ideais para o consumo e eliminando perdas por validade no produto.

Além disso, tecnologias de produção, como o cook and chill — prática onde os alimentos são embalados em plásticos e só abertos quando servidos — também contribuem para redução do desperdício quando evitam perda por contaminação ou descarte por validade.

O uso de sensores em equipamentos dentro do conceito de Iot (internet das coisas), gerando informações e integrando softwares com equipamentos, também auxiliam as empresas no controle da produção da qualidade e da redução de perdas na produção.

São inúmeras as tecnologias que o mercado já disponibiliza ou que estão chegando para agregar nas melhorias do setor de Food Service. E todas elas são bem-vindas para auxiliar nessa importante missão. Seja por meio de softwares, IA, equipamentos e muito mais.

Estes são alguns exemplos de como a tecnologia empregada no segmento de Food Service pode e poderá contribuir ainda mais na redução ou mesmo eliminação do desperdício, e que também chegará ao consumidor final, de forma a impactar diretamente na redução do desperdício.

Estratégias além da tecnologia que evitam o Desperdício Alimentar

Para lidar com o desperdício alimentar, muitos gestores podem contar com a tecnologia como principal aliada, otimizando os processos por meio de indicadores adequados.

Porém, existem ações sustentáveis que podem ser implementadas em restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, escolas, dentre outros, e que dependem principalmente da atenção dos líderes e colaboradores a cada processo.

Boas práticas internas

Em primeiro lugar, pense que a diferença deve começar de dentro da sua própria empresa.

Você sabia que muitas vezes o desperdício pode acontecer onde menos se espera? Isto é, ocorre por falta de atenção do gestor sobre alguns processos realizados.

Por exemplo, será que durante o preparo das refeições sua equipe de cozinheiros têm aproveitado o alimento por completo ou jogam fora partes importantes que podem ser usadas em outras receitas?

E se o problema for o resto ingesta, ou seja, as sobras no prato, será que não existe algum detalhe que deve ser melhor observado no planejamento do cardápio? Ou se a questão for a sobra limpa, o que permanece nas panelas e cubas, não significa que é hora de repensar algumas receitas?

Esses são apenas alguns detalhes que o gestor deve se atentar para evitar o desperdício dentro da empresa, por menor que sejam.

Consultoria em alimentação

O dia a dia em qualquer empresa é muito corrido, e é comum que a equipe da cozinha já esteja acostumada a trabalhar de determinado modo, seguindo a metodologia do que tem dado certo.

Diante de tantas atividades, os gerentes e líderes podem enfrentar dificuldades para perceber os erros na execução de pratos ou hábitos dos colaboradores que causam o desperdício alimentar.

Deste modo, uma boa ideia é contar com o serviço de consultoria em alimentação. Esse tipo de trabalho torna mais evidente o que deve ser melhorado na empresa, principalmente quando o assunto é metodologia de trabalho.

Dispondo de uma equipe de consultores qualificados, fica mais fácil obter um feedback do que necessita melhorar e quais ações podem reduzir o desperdício alimentar.

Conclusão

O desperdício de alimentos é um problema que ainda impacta o mundo e todos são responsáveis por ele, ainda que indiretamente.

Seja em restaurantes, cozinhas industriais, escolas ou hospitais, os índices de perdas são altos, o que exige iniciativa das empresas para lidar com essa questão da forma mais estratégica possível.

Para evitar o desperdício de alimentos, os gestores podem:

Contar com softwares de gestão que permitem um controle mais amplo das operações sobre produtos, como estoque e planejamento de cardápio.
Se atentar às práticas internas e aderir a causa à cultura da empresa, conscientizando os colaboradores;
Investir no serviço de consultoria em alimentação para uma visão mais horizontal dos processos e pontos que devem ser melhorados.

É essencial contar com soluções que possuem expertise de mercado e que possam contribuir diretamente para a redução do desperdício alimentar em sua organização.

A Teknisa, empresa de soluções em software para gestão na área de foodservice, fundada há 29 anos disponibiliza várias ferramentas para seus clientes no que tange ao controle e otimização da produção, ações direcionadas à redução e eliminação do desperdício e aumento dos resultados das empresas.

Atenta às novidades em tecnologia e no mercado em que atua, a Teknisa vem evoluindo os investimentos em pesquisas e desenvolvimento em inteligência artificial, Iot e ferramentas para auxiliar ainda mais seus clientes na obtenção de soluções para estas questões tão importantes para a diferenciação dos seus clientes no mercado.

Com uma equipe de mais de 400 profissionais voltados para a área, várias ações neste sentido vêm sendo elaboradas e liberadas para o mercado a cada dia para atender as demandas que a cada dia são maiores no sentido da sustentabilidade e eliminação do desperdício.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂