Clientes: quem não se adapta, fracassa?

Você investe em algum programa de fidelidade?

Para todo e qualquer estabelecimento comercial, a satisfação do cliente deve vir sempre em primeiro lugar. Até porque, sem experiências positivas, a probabilidade de haver prejuízo por parte da empresa é muito grande.

Prova disso é a estatística veiculada pela American Express, que revela que 60% dos consumidores abandonam uma compra, mesmo que haja intenção, por conta do mau atendimento prestado pela loja.

Tendo em vista que os clientes estão cada vez mais exigentes, é essencial que os gestores adotem estratégias para mantê-los sempre satisfeitos, até mesmo para garantir a longevidade do negócio.

No livro “Marketing 4.0”, o autor Philip Kotler afirma que: “Com um alcance tão maciço, a conectividade transforma o modo como os consumidores se comportam. Em compras em lojas, a maioria dos clientes pesquisaria preços e avaliações de produtos.”

Deste modo, Kotler comprova a veracidade do fato da mudança do comportamento dos indivíduos em relação ao que lhes são oferecidos, principalmente a nível de mercado. Os consumidores passam a assumir um papel mais ativo e questionador.

Com isso, as empresas devem se atentar e se adaptar ao que seus clientes têm demandado, proporcionando uma experiência mais personalizada e única.

Mas, pensando comercialmente: é possível antecipar as necessidades dos consumidores exigentes e, ainda, aumentar a satisfação dos mesmos? Descubra acompanhando o nosso post! 🙂

Os feedbacks são o que há de mais valioso!

É sabido que 66% dos consumidores trocam de marca por causa de um atendimento ruim.

Dessa forma, investir em uma experiência positiva durante a estadia do cliente em um estabelecimento é de suma importância. E não estamos falando apenas de preços justos ou da qualidade dos produtos ofertados, mas também, do atendimento como um todo.

Vamos supor que você possua um estabelecimento de compras e varejo, e que deseja aumentar a rede de clientes fiéis à empresa. Sendo assim, quais estratégias adotar para que isso aconteça?

Uma iniciativa interessante é proporcionar um espaço para que os consumidores possam dar sugestões ou feedbacks sobre suas experiências durante o período em que estiveram no estabelecimento. Investir em aplicativos específicos para este fim é um exemplo.

Por meio de cada devolutiva cedida, o gestor do estabelecimento tem acesso às opiniões e, a partir daí, é capaz de estruturar estratégias mais assertivas para a fidelização de seus consumidores.

Diante de tantos feedbacks, surgirão ideias que irão potencializar ainda mais o negócio, além de contribuir positivamente para a crescente satisfação da clientela que, sabendo que seu feedback surtiu efeito, será capaz de enxergar o estabelecimento com outro olhar.

Vale lembrar que, após uma experiência positiva com o atendimento de uma empresa, 69% dos consumidores recomendam a empresa a seus amigos e conhecidos.

Invista em tecnologia e em Programa de Fidelidade

Outra ideia é apostar em sistemas de automação comercial que proporcionem funcionalidades para auxiliar na fidelização de novos clientes.

O aplicativo Fidelity, da Teknisa, auxilia gestores nessa tarefa.

A partir da ferramenta, é possível estruturar campanhas específicas de fidelização para a empresa. Por exemplo, a cada valor X o cliente poderá obter um desconto ou acumular pontos para trocá-los por outras mercadorias. O sistema de premiação deve ser avaliado para compreender o que pode ser mais atrativo aos clientes.

Se estamos lidando com uma rede de varejo, é possível realizar ações por cada ponto de venda, de modo a torná-las ainda mais específicas e direcionadas. Assim, os gestores conseguem obter uma visão mais horizontal do que pode funcionar, ou não, em cada filial.

A melhor parte é poder acompanhar por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, ideal para um controle mais dinâmico e prático. Dessa forma, o líder não restringe sua gestão ao espaço físico, ou seja, aos pontos de venda da empresa.

Ficou interessado no software para automação comercial que descrevemos no texto? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre a solução!

Quer saber mais?
Deixe seu contato que um de nossos consultores irá te retornar e detalhar o que o Fidelity poderá fazer para alavancar seu negócio.


Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

2019-01-03T09:36:43+00:002 de janeiro, 2019|Automação Comercial|

Deixar um comentário

treze + onze =