Sabemos que o desenvolvimento de soluções em tecnologia têm melhorado nosso dia a dia nas mais diferentes frentes do mercado.

O Cloud Server, que também pode ser chamado de servidor em nuvem, é uma dessas tecnologias desenvolvidas, pois fornece alta escalabilidade, desempenho, entre outros benefícios para a infraestrutura de hospedagem dos aplicativos e sistemas da sua empresa.

Separamos neste post alguns benefícios da utilização do Cloud Server e como ele pode ajudar na transformação do seu negócio.

Mas antes de continuar, é importante você entender detalhadamente o que é Cloud Server.

Vamos lá?

O que é Cloud Server?

De um modo geral, Cloud Server refere-se ao conceito de computação em nuvem, o qual utiliza dados ou memórias de armazenamento, de computadores e servidores totalmente conectados, que também pode ser conhecido como computação em grade.

Cloud Server X Servidor Físico SECNET

Quando você contrata um ambiente de Cloud Server, você passa a ter uma estrutura na nuvem que irá conter seus sites, e-mails e demais aplicações.

Essa estrutura irá garantir maior estabilidade, uma vez que você pode adaptá-la conforme a necessidade do seu negócio, através de espaço e desempenho.

Ao processar todas as aplicações presentes na nuvem, os servidores que fazem parte desse espaço, utilizam de uma só vez toda a sua capacidade.

Sendo assim, todos os servidores que possuem envolvimento no processo, atuam mais que a sua capacidade, onde eles acabam utilizando a performance de outros servidores e também de certa forma acabam “emprestando” a sua performance a eles.

E também ao se tratar de servidores na nuvem, existe pelo menos um servidor reserva em operação. Sendo assim, se ocorrer algum problema com um dos outros servidores envolvidos fisicamente, automaticamente o servidor reserva é acionado.

É por isso que empresas de todo tamanho podem fazer o uso da computação em nuvem.

Ainda quando falamos em Cloud Server, vale lembrar que temos a opção dele ser gerenciado ou não.

Cloud Server não gerenciado

No Cloud Server não gerenciado a responsabilidade é do cliente, sendo que a empresa contratada para hospedar o servidor deverá garantir apenas que o serviço esteja sempre disponível.

Ou seja, o cliente ficará responsável por todo o sistema operacional, backup, monitoramento, configurações dos serviços web.

Cloud Server Gerenciado

Já com o Cloud Server Gerenciado, você pode determinar quais as características do servidor, assim como as configurações, sistema operacional e as aplicações que você necessita.

O Cloud Server Gerenciado tem como principal vantagem o suporte especializado, onde todo o servidor é gerenciado pela equipe de hospedagem que está altamente comprometida em prestar um bom acompanhamento.

Nesse caso também, a otimização se faz essencial, pois torna a hospedagem de suas aplicações mais rápida e confiável, sem precisar pagar caro por adicionais.

Os serviços gerenciados são indicados para quem procura praticidade e quer dedicar seu tempo inteiramente nos negócios.

Agora que você entendeu o que é Cloud Server e suas aplicabilidades, vamos para os benefícios e transformações que ele poderá trazer para dentro do seu negócio.

1) Armazenamento em nuvem

Imagine que você tenha um carro, e então surge a oportunidade de você comprar mais um. Porém na sua casa só tem uma vaga de garagem. Como você fará para guardar seu outro carro? Nesse caso você pode reformar seu imóvel ou então alugar uma vaga de algum vizinho que não está utilizando no momento.

Alugar a garagem do vizinho é o que melhor ilustra o Cloud Server.

Ao invés de investir na compra de uma infraestrutura de servidor local, é contratado um prestador de serviço para fazer a armazenagem do banco de dados corporativo. Sendo assim, toda a informação pode ser acessada remotamente com um custo muito mais baixo e com a segurança dos seus arquivos mais garantida.

2) Banco de dados dedicado

As vantagens do Cloud Server não se limitam apenas a um custo baixo e aumento do espaço físico na empresa.

Agora imagine que seu vizinho tenha disposição para dedicar-se exclusivamente à locação da vaga.

Além de fornecer o espaço, ele manterá a segurança 24hs por dia, ainda trará um mecânico que cuidará da manutenção e deixará a chave sempre com você para você poder acessar a qualquer momento. O Cloud Server também tem essas vantagens.

Ao contratar uma empresa especializada para esse tipo de serviço, a empresa estará garantindo maior proteção aos seus dados.

Quando você decide por uma empresa qualificada e com especialização no assunto, com um contrato bem esclarecido, é possível você ter maior acessibilidade a dados sensíveis de forma muito mais segura do que se tivesse em um servidor local.

Ao contratar um servidor local, você tem um alto investimento inicial, precisa de um ambiente climatizado para a armazenagem dos equipamentos, renovação frequente de hardwares, sem contar nas constantes manutenções.

Quando você contrata um Cloud Server, você passa a terceirizar todas essas complicações. Sendo que a responsabilidade da manutenção, segurança e disponibilidade das informações é toda da empresa contratada.

3) Ganho em produtividade

A empresa ganha produtividade ao ter um banco de dados armazenado na nuvem e a fácil e rápida acessibilidade das informações e dados do seu negócio, é um exemplo prático disso.

Um servidor local não conectado a internet tende a limitar a dinâmica dos fundamentos no processo de decisão. Onde poder visualizar um determinado arquivo fora do local de trabalho, pode em muitos casos, ser fundamental para o fechamento de um novo negócio.

Além da rapidez na tomada de decisões, um Cloud Server permite que a empresa se concentre na estratégia geral do negócio, evitando perda de tempo, energia e orçamento com outras atividades não tão importantes.

Ao possuir técnicos internos de manutenção para um servidor local, é exigido uma infraestrutura organizacional custosa e na maioria das vezes, mais problemática que um atendimento especializado com um prestador de serviço capacitado a atender a demanda do seu negócio.

Conclusão

O Cloud Server não está livre de ameaças, sendo que para cada uma delas há uma série de procedimentos de segurança e modos de prevenção por isso é importante você contatar parceiros especializados e competentes para colaborar com o seu negócio.

É essencial também a tomada de decisão para a utilização de Cloud Server através de uma avaliação personalizada e qualificado do seu negócio que chegue mais perto da sua realidade.

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Quer avaliar o desempenho do seu site no ambiente Cloud Server da SECNET? Solicite uma demonstração gratuita do nosso serviço.