Como a rastreabilidade pode evitar a perda de produtos?

Se você é gestor de uma empresa, ou de uma indústria, é bem provável que já tenha ouvido falar em rastreabilidade. E você sabe o que você perde se não sabe onde está um determinado produto? Caso você não saiba, nos acompanhe, vamos falar mais sobre esse assunto mais abaixo.

Mas antes, responda à uma pergunta: você, que realiza a gestão empresarial que envolve produção em pequena ou em larga escala, enfrenta desafios relacionados à perda de produtos?

Caso sua resposta seja positiva, saiba que esse tipo de situação é inerente à várias empresas ou indústrias que têm de lidar com uma grande quantidade de mercadorias a serem produzidas e entregues.

Outro panorama bastante comum é a dificuldade em encontrar informações relacionadas a determinado produto. Por exemplo: onde a mercadoria X se encontra? Quais componentes foram utilizados durante sua produção? Ou ainda, em qual etapa de produção aquele produto se encontra?

Sabemos que é possível ter conhecimento sobre cada informação. No entanto, você sabe como ter acesso a cada dado em tempo hábil? Consegue identificar e localizar um produto mesmo à distância?

Se a sua resposta é não, você pode estar perdendo dinheiro por não ter este controle que parece ser simples, mas que possui um real valor quando é necessário saber em qual lote um determinado produto pertencia.

Diversas são as causas que geram a necessidade de se rastrear um produto, e, se você tem complicações para realizar esta tarefa, podemos afirmar que, sim, é possível otimizar o processo referente à produção, identificar as mercadorias rapidamente e, de fato, evitar a perda de produtos por validade ou por outro motivo.

Vamos saber como? Continue nos acompanhando! 🙂

Rastreabilidade: indispensável à sua gestão!

Conforme dito anteriormente, a rastreabilidade surge para definir uma funcionalidade desempenhada para auxiliar, principalmente, no fluxo de produção e/ou entrega de um produto.

O conceito de rastreabilidade designa, como o próprio nome sugere, a capacidade de poder rastrear um objeto. Em outras palavras, é poder identificar, não apenas a localização de um produto, mas também seus componentes, ou serviço, em cada etapas de produção.

A rastreabilidade, portanto, pode ser descrita como uma importante engrenagem do sistema ERP, indispensável para uma gestão mais otimizada.

Agora vamos supor que uma indústria produz uma quantidade X de mercadorias em determinado período e as distribui. É sabido que todo o processo envolve muito mais que a entrega do produto final propriamente dito, certo?

Em termos de fluxo de produção, existem alguns detalhes os aos quais os gestores devem se atentar. É o caso da qualidade das matérias-primas que serão utilizadas no processo, por exemplo, ou mão de obra.

Por meio da rastreabilidade, é possível obter acesso ao local onde produto será enviado, seja para estabelecimentos comerciais ou alimentícios. É importante destacar que a identificação é feita por meio de códigos, que torna a busca mais apurada. O código de barras, por exemplo, é um tipo de aplicação da rastreabilidade.

Além disso, com a funcionalidade em questão, o acesso ao histórico da mercadoria, por exemplo, é otimizado, tornando o controle ainda mais assertivo. Dessa forma, é possível minimizar a perda de informações sobre o produto X ou Y, assegurando ainda mais a procedência e segurança aos consumidores.

Assim, com todas as informações conseguidas em tempo hábil, você, gestor, também estará ciente das datas de validade do produto, e poderá distribuí-lo ou comercializá-lo com mais prioridade, evitando o desperdício, que ocasiona prejuízos financeiros à sua empresa.

Invista em ferramentas tecnológicas e eficazes!

Em um mercado cada vez mais exigente, poder contar com funcionalidades que o auxiliem na rápida tomada de decisões é essencial até mesmo para a longevidade do seu empreendimento.

Por isso, invista em empresas de tecnologia com expertise de mercado, que apresentam soluções práticas e eficazes aos líderes, agregando melhorias na gestão, na performance e nos resultados como um todo.
O software ERP da Teknisa, Pebbian, disponibiliza módulos que contam com a ferramenta de rastreabilidade, agregando mais assertividade à sua gestão, principalmente para o melhor acompanhamento da produção e trajetória da mercadoria produzida.

Quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos consultores e fique por dentro.

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Sua opinião é muito importante para nós! 🙂

2018-12-07T10:17:48+00:0012 de novembro, 2018|ERP|

Deixar um comentário

3 + 9 =