Como a consultoria pode auxiliar com a redução de custos em uma empresa?

Em uma empresa, o controle de gastos costuma ser um grande desafio aos líderes e tomadores de decisão. Isso porque, manter os valores dentro do orçamento, muitas vezes exige uma gestão mais apurada. E é nesse contexto que a redução de custos surge como uma solução coerente com o cenário.

Antes de darmos prosseguimento à essa alternativa, vamos relembrar um pouco sobre a importância do serviço de consultoria em uma empresa. Você sabia que, de acordo com a Pesquisa Cenário Food Service, da Teknisa, 70,2% dos gestores pretendem investir em consultores para obter as melhores práticas de mercado?

Esse dado nos diz muito até mesmo sobre a projeção do mercado, atento às soluções que potencializam resultados e minimizam custos. E, no caso do setor de food service, por exemplo, essa realidade não é diferente.

Deste modo, a solução de Redução de Custos consiste em um módulo do serviço de consultoria, que visa auxiliar gestores por meio de metodologias que colaboram para a melhoria em performance da empresa como um todo.

Por que investir em consultoria é uma estratégia inteligente?

É fato que, em determinado momento, os gestores ou colaboradores, imersos na cultura da empresa, não terão uma visão tão apurada sobre os processos quanto um profissional externo. Isso ocorre porque o vício nas práticas acaba limitando, de certa forma, a análise do que está sendo feito de forma correta ou não.

E é nesse contexto que o serviço de consultoria surge como opção condizente com um mercado cada vez mais concorrido e atento às novas práticas.

Uma vez qualificado para visualizar as lacunas e pontos de melhoria de uma organização, o consultor é capaz de sugerir ajustes em processos; além de apontar o que pode estar dando certo na empresa.

Apesar de ser uma solução inteligente, muitos gestores acabam não se aderindo por julgarem que terão custos relativamente altos, ou por não acreditarem, de fato, na capacidade do consultor.

É essencial desconstruir esse tipo de visão, que limita não apenas o gestor a alcançar melhores resultados, como também a performance de toda a equipe.

Enquanto opção no mercado que garante melhorias em diversos segmentos de uma organização, a consultoria deve ser levada em consideração para, inclusive, aumentar a receita da empresa.

Vale lembrar que o conhecimento do consultor não vem para sobrepôr à experiência do gestor, mas sim, para auxiliá-lo a se aderir às melhores práticas de mercado.

Dito isso, vamos adiante! 🙂

A análise externa que visualiza pontos de melhoria!

Vamos imaginar que um restaurante corporativo esteja gastando um valor X com matérias-primas, e que deseja reduzir custos nesse processo.

Por mais que o gestor possua um setor financeiro em sua empresa, a solução, muitas vezes, pode não surgir com tanta facilidade. É necessário uma análise minuciosa de cada etapa de compra, além do levantamento dos principais materiais presentes nos contratos.

Visando agilizar os trâmites desse balanço, o tomador de decisão pode optar pelo serviço de consultoria para contribuir com a redução de custos.

Contratando profissionais de empresas com expertise de mercado, o gestor estará investindo na otimização do processo de compras, economizando uma porcentagem considerável no processo.

Em contrapartida, o consultor irá acompanhar cada etapa, identificando possíveis problemas como desvios, que geram transtornos financeiros à empresa, além de outros pontos de melhoria.

Contando com um cronograma de atividades previstas para o serviço de consultoria, o profissional contratado também irá analisar alguns indicadores como custo padrão e planejado, impactos financeiros e o comparativo de estimado X efetivos.

Vale ressaltar que o gestor já pode possuir um bom planejamento de custos, no entanto, muitas vezes, a execução pode não estar de acordo com o mesmo. Essa divergência também contribui para que a redução de custos não funcione na prática.

CTA para baixar o ebook de produtividade em mão de obra

Atente-se à mão de obra para reduzir custos!

Outra vertente da consultoria em redução de custos é a análise da mão de obra.

Como o próprio nome sugere, este estudo se refere à produtividade dos colaboradores por meio de informações levantadas a partir do quadro de funcionários. Ou seja, os profissionais terão cada atividade mapeada, além de processos como:

  • Avaliação da ergonomia;
  • Avaliação do uso correto de EPI;
  • Avaliação da produtividade;
  • Definição de atividades;
  • Capacitação dos funcionários;
  • Avaliação de remanejamento de escala – caso necessário.

A partir do serviço de consultoria, espera-se que os pontos de melhoria sejam supridos, qualificando ainda mais a mão de obra dos funcionários, além de reduzir a rotatividade da empresa, que acarretam em custos adicionais — principalmente com contratações e treinamentos — à mesma.

Se você, gestor, investe na capacitação da sua equipe, naturalmente obterá resultados positivos nas atividade diárias que irão ocasionar mais produtividade e, consequentemente, mais receita à sua organização.

Aposte em soluções com expertise de mercado!

Agora que você já sabe algumas das principais vantagens do serviço de consultoria em redução de custos, é hora de tirar do papel a ideia de contratar uma equipe qualificada para a execução das atividades.

Invista em melhorias internas, reduza os gastos com matérias-primas e aumente o seu faturamento de forma expressiva!

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores para conhecer mais sobre o serviço de consultoria da Teknisa.

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais! 🙂

Quer saber o quanto poderá economizar?

Insira as informações sobre a quantidade e valores das refeições que que você serve no dia a dia que a nossa calculadora de Retorno do Investimento – ROI irá estimar a economia que você poderá ter em seu negócio.

 

Nome
Sobrenome
Email
Telefone
Refeições
Quantidade de refeições servidas por dia
Valor
Preço médio de cada refeição

 

2018-12-07T10:17:33+00:0030 de novembro, 2018|Consultoria e Serviços|

Deixar um comentário

catorze + 16 =