Automação comercial: redução de custos e agilidade nos processos

A tecnologia já invadiu tanto as cozinhas quanto os salões dos restaurantes — corporativos e comerciais — e tem sido uma forte aliada dos empresários do ramo da alimentação.

Cada vez mais, os gestores estão percebendo os benefícios da automação comercial, voltada para pagamentos e atendimento. O investimento em softwares modernos e parametrizáveis vem auxiliando na redução de custos e agilizando os processos.

Isso ocorre porque, por meio dessa ferramenta, é possível conduzir de uma forma mais assertiva a gestão empresarial; fornecendo um modelo funcional, moderno e flexível.

Atendimento personalizado e ainda mais prático

Sabemos que, para a sobrevivência dos estabelecimentos, é primordial que o atendimento seja priorizado e diferenciado. No momento de anotar os pedidos, por exemplo, a substituição dos blocos de papel por aplicativos pode garantir a diminuição das perdas e os erros de preparo.

Usando um tablet, o garçom envia os pedidos com as devidas observações diretamente à cozinha. Além de reduzir as falhas na comunicação, com o tempo que é poupado, é possível dar mais atenção aos clientes.

Além disso, já estão sendo desenvolvidos os cardápios eletrônicos que têm tomado o lugar dos impressos. Dessa forma, os clientes podem fazer os pedidos usando smartphones ou tablets.

No entanto, é necessário investir em uma ferramenta dinâmica e intuitiva — uma vez que a experiência do usuário  vai determinar a fidelização. A novidade acaba aguçando a curiosidade do cliente, que tende a explorar todas as opções com mais prudência.

Automação comercial auxilia na fidelização

Quem já confirmou efetivamente os benefícios da automação comercial, tem buscado diferenciais para captar e fidelizar clientes, de modo a melhorar a experiência de consumo do usuário. No ramo do food service, soluções modernas podem auxiliar no desafio de organizar a cozinha e aumentar a produtividade da equipe.

Assim, os softwares não só auxiliam em importantes processos, mas já se tornaram um sistema essencial para controlar, desde tarefas fáceis, até as mais complexas.

A partir disso, separamos alguns pontos que o sistema possibilita executar com muita precisão e inteligência. É possível, por exemplo:

  • Segmentar os setores e parametrizar o tempo de elaboração dos pratos;
  • Automatizar os processos de tal maneira que os status das mesas do estabelecimento sejam visualizados através de uma plataforma web. O controle de todos os caixas, por exemplo, é realizado a partir de um único servidor que facilita a administração e garante a segurança das informações.
  • Oferecer um terminal de autoatendimento para que os clientes efetuem os seus pedidos, através de uma interface interativa. Essa é uma maneira de investir na praticidade do atendimento antecipado sem necessidade de atendentes. Integrado à máquina para receber cartões, o cliente paga no terminal e imprime seu recibo, reduzindo filas no estabelecimento.
  • Definir pedidos por posição do cliente na mesa. Com isso, você otimiza tempo e ainda pode enviar direto para caixa o pedido de acordo com a posição da fila.
  • Criar campanhas de fidelização por meio do controle de valor do consumo, frequência, entre outros. Também é permitido a modernização do cartão fidelidade, onde o cliente apresenta seu código e seus pontos são cadastrados; possibilitando a visualização para ganhos de prêmios e/ou descontos.
  • Visualizar o status de mesas reservadas/liberadas no restaurante e o tempo que cada cliente está sem realizar pedido. Isso facilita a administração e também auxilia na tomada de decisão.

Tecnologia e Gestão: parceria de sucesso para o seu negócio

Como vimos, a implantação de softwares permite acompanhar de perto e em tempo real cada passo do seu cliente, tornando seu atendimento diferenciado. Gerir um negócio requer um apoio funcional e eficiente. Afinal, são diversos elementos e processos complexos que demandam o máximo de trabalho e empenho.

A agilidade nessa trajetória é um fator fundamental e influencia diretamente na gestão do seu negócio. Por esse motivo, soluções inteligentes fazem toda diferença.

Quer saber mais sobre gestão de tarefas para agilizar seus processos e fidelizar muitos clientes? Basta fazer o download do nosso e-book de CRM clicando aqui e aproveitar uma série de dicas valiosas.

2018-12-07T10:19:51+00:004 de maio, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

doze + 1 =