Reduzir custos em um restaurante é umas principais metas de qualquer gerente ou diretor. Porém, muitas vezes, as melhores práticas para que isso aconteça podem não estar tão claras a esses gestores.

Sabendo disso, vamos listar a seguir algumas dicas de como reduzir custos em um restaurante, contribuindo com a saúde financeira mais positiva do estabelecimento. Que tal nos acompanhar nesta leitura? 🙂

reduzir custos em um restaurante

Mapeie os custos e avalie suas contas

O primeiro passo é uma ação que pode ser realizada logo no primeiro momento. Reveja seus custos e avalie se os gastos estão proporcionais aos investimentos. Faça uma levantamento de quais são os valores fixos e quais são superficiais. Minimize aos poucos o que não é tão importante e, se for o caso, negocie preços.

Nesse momento, o importante é obter uma visão mais horizontal do negócio. Por isso, conte com profissionais especializados ou softwares de gestão em alimentação para auxiliá-lo. Muitas vezes, fazer um apanhado dos gastos pode ser mais difícil do que parece, mas com a devida colaboração o processo se torna mais ágil.

Invista em serviços de consultoria

Como citado anteriormente, o serviço de consultoria é um grande aliado no momento de reduzir custos em um restaurante. Isso porque contar com uma equipe especializada e não imersa na cultura da empresa facilita ainda mais a percepção do que pode ser melhorado.

É comum que os colaboradores estejam viciados em seus hábitos cotidianos, o que impede uma visão mais estratégica do negócio. Por isso, contar com profissionais que realizam o acompanhamento operacional diário de todas as etapas, além de uma análise mais específica do que está sendo gasto, é essencial ao negócio.

O serviço de consultoria é capaz de, inclusive, identificar desvios que geram prejuízos financeiros ao estabelecimento. Sendo assim, leve em consideração essa estratégia para melhorar sua gestão, o controle do que entra e sai e as metodologias aplicadas no dia a dia.

Leia também: Gestão de custos no food service: 5 fatores para o sucesso da operação

Invista em tecnologia

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a tecnologia se torna uma ferramenta de trabalho essencial para otimizar processos e aumentar a performance da equipe. O mesmo vale para auxiliar a reduzir custos em um restaurante.

Adotando o software de gestão, tanto os líderes quantos os colaboradores terão acesso às informações centralizadas, como é o caso do setor financeiro. Imagine realizar o controle de custos de forma automática, sem depender de planilhas manuais?

A principal vantagem da tecnologia é economizar tempo em coleta de dados, tornando sua visualização mais ágil. Dessa forma, a gestão será muito mais estratégica, podendo ser realizada de qualquer lugar.

Você também pode utilizar a tecnologia para substituir materiais físicos por digitais, como é o caso do cardápio e da comanda de papel. Assim, você economiza com a impressão e ainda contribui para um ambiente mais sustentável.

CTA ebook como reduzir desperdício em restaurante

Reduza o desperdício

Você sabia que no Brasil se desperdiçam cerca de 41 mil toneladas de alimentos por ano? E dessa conta, 15% dessas perdas ocorrem em restaurantes.

Conhecido como uma causa alarmante no cenário global, o desperdício alimentar é um dos principais causadores de prejuízos em restaurantes e outros estabelecimentos Food Service.

Por isso, é importante investigar de onde as perdas dos alimentos estão vindo. Observe se o desperdício já ocorre no estoque, causado pelo vencimento da data de validade das mercadorias, muitas vezes compradas além do necessário.

Realize um estudo para entender quais opções menos têm saída no cardápio e aproveite para implementar novos pratos, evitando desperdício de matéria-prima no estoque.

Outra ideia é observar se o preparo das refeições está sendo realizada da forma correta. Veja se os alimentos estão sendo aproveitados de forma integral, evitando sobras que são descartadas. Para isso, os serviços de consultoria podem te auxiliar, já que pode ser difícil reparar em que momento essa prática necessita de melhorias.

Conclusão

As boas práticas dependem exclusivamente da vontade do gerente ou do diretor de um restaurante. Por isso, leve em consideração cada dica citada acima e entenda qual melhor se aplica ao seu modelo de negócio.

O ideal é contar tanto com os serviços de consultoria, como apoio às melhores decisões, quanto com o software de gestão, que torna o acesso às informações ainda mais prático.

Além disso, é imprescindível se atentar com a problemática do desperdício alimentar, e até mesmo investir em ações de sustentabilidade.

O que você achou das dicas? Existe alguma outra que você gostaria de compartilhar? Comente abaixo. Não se esqueça também de compartilhar o texto em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂