O cliente sempre tem razão. Ao menos é o que diz o ditado. Seja como for, mais importante do que proporcionar uma boa experiência ao consumidor, é investir no relacionamento com clientes.

Sabemos que, sem a clientela, nenhum empreendimento se sobressai. E não apenas no segmento de food service, mas sim, em qualquer outro segmento de mercado.

No entanto, muitos gestores podem não enxergar com clareza as estratégias para investir no relacionamento com seus clientes.

É claro que, quando falamos sobre este assunto, estamos indo mais além do que apenas se preocupar em realizar um bom atendimento. Também é importante adotar um posicionamento durante o pós-venda.

Mas, como as soluções tecnológicas, como as de automação comercial, por exemplo, podem auxiliar os gestores? Continue acompanhando o nosso post para descobrir! 🙂

CTA Automação Comercial

Os consumidores já não são mais os mesmos

É sabido que o comportamento dos consumidores mudou.

Em tempos de conectividade em tempo integral, a atenção dos indivíduos tornou-se redobrada. Principalmente com relação a produtos e serviços oferecidos no mercado.

Tal cenário é reforçado pelo especialista Philip Kotler, em seu livro “Marketing 4.0”, que afirma que: “Com um alcance tão maciço, a conectividade transforma o modo como os consumidores se comportam”.

“Em compras em lojas, a maioria dos clientes pesquisaria preços e avaliações de produtos.”, completa o autor.

Diante disso, cabe aos gestores optarem por estratégias para, não apenas promover uma experiência positiva, como também conquistar a confiança do consumidor.

Até porque, diante de um atendimento mal executado, é provável que o cliente divulgue sua empresa de forma negativa. É o que acontece no cenário online, por exemplo. Você sabia que 26% dos consumidores postam um comentário desfavorável à sua empresa em suas redes sociais após alguma experiência ruim com o atendimento?

Deste modo, é imprescindível se atentar ao que os seus consumidores têm buscado. E não apenas isso. Também investir no relacionamento com clientes, para torná-los, não apenas frequentadores do seu estabelecimento, mas também advogados da sua marca.

Mas, como essa ação funcionaria na prática? Vamos te contar!

Como investir no relacionamento com clientes?

Supondo que você possua um restaurante que recebe uma quantidade X de clientes todos os dias. Muitos deles, inclusive, são assíduos, isto é, fazem refeições no estabelecimento diariamente ou pelo menos duas vezes por semana.

Neste caso, por que não começar investindo em tais clientes? Você pode direcionar sua estratégia em um programa de fidelização.

Por exemplo, sempre a cada ida ao estabelecimento, os clientes ganham pontos cumulativos para trocarem por uma refeição. Ou descontos sobre algum prato específico, como uma sobremesa, por exemplo.

Realizar uma comunicação direta com seu cliente já visitou seu estabelecimento também é uma estratégia. Que tal convidá-lo novamente fazendo uso do e-mail marketing ou das redes sociais?

Outra ação, que também contemplaria consumidores não tão assíduos, seria investir em pesquisas de satisfação. Seja por meio de terminais presentes no próprio estabelecimento, disparo de e-mail marketing ou aplicativos específicos.

Sabendo que sua empresa está apta para ouvir o que os consumidores têm a dizer, os mesmos irão enxergar o estabelecimento com outros olhos. Principalmente se as sugestões sejam acatadas pela equipe de profissionais.

E e é exatamente nesse ponto que queríamos chegar: a valorização do cliente.

Tenha em mente que o atendimento personalizado agrega, e muito, na experiência positiva do consumidor.

Vale ressaltar que atendentes amigáveis são capazes de fazer o cliente se apaixonar pela sua marca. Por isso, invista na capacitação da sua equipe também nesse sentido.

A tecnologia pode te auxiliar nessa missão!

Seja qual for a estratégia adotada, o importante é agir para manter o bom relacionamento com clientes.

Para isso, você pode contar com algumas ferramentas, sobretudo de automação comercial, que te auxiliam no atendimento mais assertivo com seus clientes. Sempre, é claro, com o intuito de torná-los defensores da sua marca.

Derek Sivers, da CD Baby, afirma que: “Atendimento ao cliente é o novo marketing.”. O que comprova a importância de se investir no relacionamento com o mesmo.

O que achou das sugestões dadas pelo texto? Não se esqueça de comentar abaixo e compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em alguma solução que possa fidelizar seus clientes?
Converse com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso!