Como preparar o meu restaurante para as festas de fim de ano?

O período de fim de ano já chegou, e é não podemos deixar de falarmos sobre compras antecipadas que movimentam o mercado e aumentam o faturamento dos gestores.

O Natal, por exemplo, é a grande aposta para comerciantes alavancarem suas vendas. Somada ao ganho do décimo terceiro salário, previsto para trabalhadores de carteira assinada, a celebração festiva aumenta o poder de compra dos consumidores, que se vêem comprometidos com a tarefa de presentear amigos e familiares na data em questão.

O setor varejista, por exemplo, espera por um avanço de 2,8% nas vendas durante o período de fim de ano. Além disso, também são estimadas cerca de 76,5 mil vagas temporárias, proporcionadas pela grande movimentação característica da celebração natalina.

Em 2017, as vendas tiveram um crescimento de 4,7%, valor expressivo principalmente se comparado a período anteriores, acarretados pela crise econômica no país. Dito isso, é perceptível que a projeção das compras antecipadas seja ainda maior neste ano. Ou seja, uma ótima notícia aos varejistas!

O período de fim de ano também surte efeito positivo no cenário de food service. Restaurantes e bares apostam nas celebrações para atrair mais clientes e, assim, aumentarem seu faturamento.

Se você, gestor, ainda está indeciso sobre quais ações podem ser tomadas neste período de fim de ano, continue acompanhando o post! 🙂

Planeje-se e esteja preparado!

Antes de colocar a mão na massa de forma literal, é necessário ponderar alguns aspectos. O primeiro deles é se o seu estabelecimento está, de fato, preparado para o período festivo de fim de ano.

Baseado em informações que podem ser coletadas em ferramentas de automação comercial, por exemplo, você pode avaliar se é viável abrir as portas aos clientes nas datas especiais. Os dados permitem, inclusive, visualizar se quais opções no cardápio possuem mais saída, ideal para o planejamento do cardápio especial (leia o tópico mais abaixo).

Analisar se há mão de obra o bastante para o serviço durante a movimentação típica deste período também é essencial para não ocasionar transtornos com o atendimento. Lembre-se que 74% dos consumidores irão gastar mais com empresas que possuem um excelente atendimento.

Com as informações necessárias em mãos é hora de investir em estratégias para trazer os clientes até você. Mas iremos debatê-las em seguida. Continue acompanhando!

Invista em um cardápio especial!

Não dá pra falar em Natal e não associar a data com suas iguarias culinárias típicas, além de toda a fartura característica capaz de saciar toda uma família. O mesmo vale para o Réveillon, em que uma ceia também deve ser preparada.

Sendo assim, por que não apostar em um cardápio característico e farto em seu restaurante?

Comumente descrita como uma celebração tradicional e familiar, o período natalino proporciona muitas opções para se incluir no cardápio. A ceia de Natal costuma incluir aves nobres, carne de porco e de peixe, saladas típicas, frutas secas, além de sobremesas como rabanadas e panetones de chocolate. Sabendo disso, você pode oferecer uma ceia para que os seus clientes celebrem a data com toda a família em seu restaurante.

A fartura do Réveillon também é tradição. Por isso, dê atenção ao cardápio especial na virada do ano. A ceia da festa de fim de ano se assemelha, de certa forma, à de Natal, porém o cardápio pode ser baseado na superstição de que alguns alimentos trazem sorte para o ano que se aproxima. É o caso de receitas com lentilha e com romã, salada de frutas, sem mencionar o champanhe, obrigatório durante a celebração.

Com tantas opções tradicionais, você já tem o cardápio praticamente pronto. Resta apenas se organizar para que nada não ultrapasse o limite do seu orçamento, nem comprometa a produtividade da equipe.

Ofereça valores promocionais ou cortesias

Datas festivas são uma boa oportunidade para que os gestores pensem em valores promocionais. Dessa forma, é possível atrair mais consumidores e aumentar as vendas.

Uma ideia seria oferecer um desconto aos clientes que passarem a noite de ano novo no restaurante e consumirem no dia seguinte. Ou um valor promocional para a ceia natalina, caso o consumidor traga toda a sua família.
Um drink por conta da casa ou uma garrafa de champanhe para a virada do ano podem ser oferecidos, se couberem no orçamento do seu restaurante. O mesmo vale para outros produtos que julgar importantes.

Lembre-se que 69% dos consumidores recomendam uma empresa para amigos após uma experiência positiva. 🙂

Crie ações para atrair mais clientes

Com o planejamento em mãos, é hora de pensar em ações para engajar o seu cliente e tornar a experiência de consumo ainda mais memorável.

Você pode pensar em cortesias para quem passar a noite de Natal no seu restaurante, oferecendo uma regalia como drinks da casa, uma lembrança para as crianças ou um cartão natalino, por exemplo. No Réveillon, música ao vivo ou, caso o seu estabelecimento tiver espaço, um DJ.

Invista também em ações promocionais online! Crie sorteios para cortesias em seu restaurante, ou descontos para quem reservar lugares com antecedência, divulgue e compartilhe nas redes sociais.

Você pode também estreitar a comunicação enviando e-mail marketing para convidar os consumidores cadastrados em seu banco de contatos para visitar o seu restaurante durante este período. Aqui, o que vale é a criatividade para aumentar a satisfação dos seus clientes!

Dê atenção à ambientação típica

Pode parecer óbvio, mas caracterizar o seu estabelecimento para as datas comemorativas de fim de ano é essencial para uma experiência mais completa. Promover a completa imersão dos clientes em um cenário temático torna o ambiente mais atrativo e, porque não dizer, aconchegante.

No caso do Natal, por exemplo, você pode decorar o estabelecimento com artigos típicos da data, criando uma atmosfera natalina e bastante familiar. Já na virada do ano, você pode apostar em cores e artigos como balões e serpentinas.

Se o seu restaurante for sediar a virada do ano, conte com a criatividade pode criar o ambiente propício. Disponibilize espaço para facilitar o trânsito de clientes e posicione as mesas em locais estratégicos, caso o seu restaurante trabalhe com o serviço de buffet.

Vale lembrar que, apesar da caracterização, a experiência do cliente só estará completa frente a um atendimento de qualidade.

Não deixe passar em branco!

O importante é promover ações que as datas não passem despercebidas. Aproveite as dicas e se inspire para planejar um fim de ano lucrativo para o seu estabelecimento.

Lembre-se de que a satisfação dos clientes deve ser sua prioridade, e que o uso de ferramentas tecnológicas podem tornar a execução de atividades ainda mais assertiva.

Quer saber mais sobre como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio? Entre em contato com um de nosso consultores e fique por dentro!

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Boas vendas e até a próxima! 🙂

2018-12-07T10:17:29+00:005 de dezembro, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

5 × 1 =