A rotina do nutricionista em um restaurante corporativo é bastante atribulada. Isso porque são vários os processos dignos de atenção e detalhes que não podem passar despercebidos, já que influenciam diretamente no resultado final.

Sabendo disso, muitas empresas, hoje, contam com ferramentas tecnológicas que otimizam as etapas de cada rotina, aumentando a performance dos profissionais da área.

Dessa forma, os gestores tornam os processos mais ágeis e evitam o retrabalho, que podem comprometer, inclusive, a lucratividade da organização. Mas, de que forma isso é feito na prática?

Descubra acompanhando o conteúdo abaixo. Vamos lá?

Planejar o cardápio não precisa ser tão trabalhoso

É comum que as pessoas pensem que o único papel do nutricionista é apenas aferir o valor nutricional dos alimentos. Mas, no dia a dia, as tarefas vão muito além disso.

Os nutricionistas também são responsáveis pelo planejamento de cardápio, essencial em qualquer cozinha corporativa. Até porque, sem essa definição, fica inviável produzir alimentos para serem servidos no restaurante.

Porém, durante esse processo, as nutricionistas podem enfrentar alguns desafios como adequar os produtos ao orçamento pré-definido, considerando fatores como preço, sazonalidade e qualidade nutritiva.

Mensurar tudo isso de forma manual utilizando planilhas não é forma mais adequada para o processo, pois além de muito tempo gasto na atribuição, também não há garantias de que não ocorram erros no preenchimento de valores.

Além disso, comparar preços e estabelecer a quantidade exata de alimentos também pode ser um grande desafio se o nutricionista não tiver organização.

Para auxiliar com o processo, tornando-o mais prático, é possível contar com softwares de gestão em alimentação que centralizam todos as funcionalidades do planejamento de cardápio em apenas uma plataforma, tornando o acesso mais prático e estratégico ao profissional.

Dessa forma, o nutricionista de unidade consegue acompanhar, em tempo real, cada processo utilizando uma única tela, e o que é melhor: em qualquer lugar. Prático, não?

Ficar de olho nos custos do cardápio pode ser fácil

Planejar o cardápio é apenas mais uma etapa da rotina dos nutricionistas, já que também é necessário gerir custos referentes a esse processo.

A partir do orçamento já pré-definido, cabe ao nutricionista adequar os alimentos corretos no cardápio, sempre levando em consideração alguns fatores citados anteriormente.

É claro que o cardápio mensal necessita ser visualizado constantemente. Para isso, os gestores e os nutricionistas também podem contar com softwares que otimizam esse processo.

Utilizando sistemas de gestão adequados ao modelo de negócio, é possível centralizar as informações do cardápio em apenas uma plataforma, permitindo a ágil conferência, além de comparativos para que o nutricionistas saibam se os custos com os produtos estão coerentes com o orçamento.

Assim, é possível evitar compras para mais, e até desperdícios, que comprometem o financeiro da empresa.

rotina do nutricionista

Mais rapidez na conferência do estoque

Outra atividade que faz parte da rotina dos nutricionistas é fazer a gestão do estoque.

Em um restaurante, são várias as mercadorias que devem ser compradas para o preparo dos alimentos.

Porém, como garantir, além da compra de acordo com o orçamento estipulado, a utilização de cada produto evitando matéria-prima parada no estoque? Mais uma vez, a resposta está na tecnologia.

Por meio do software de gestão, é possível administrar as rotinas do inventário de estoque, garantindo mais agilidade e segurança ao acesso, que poderá ser realizado em qualquer lugar.

O controle de estoque cego, auxilia os nutricionistas a identificarem desvios de produtos no estoque. E isso ajuda diminuir prejuízos financeiros na empresa.

A gestão de contratos menos burocrática

Cuidar de contratos pode ser muito burocrático aos nutricionistas, já que é preciso se atentar às inúmeras cláusulas e especificações.

No entanto, também é possível otimizar essa gestão por meio de softwares específicos. Centralizando todos os contratos em apenas uma plataforma, fica mais fácil o acesso dos nutricionistas, além do controle mais apurado de cada especificação.

Assim, a comunicação com fornecedores se torna mais estratégica, evitando problemas contratuais e dores de cabeça aos gestores.

Essas são apenas algumas das principais soluções que o software de gestão oferece para facilitar a rotina dos nutricionistas.

Não se esqueça de comentar abaixo e compartilhar o texto em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

7 erros ao planejar um cardápio

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂