O serviço de delivery – ou “serviço de entrega” – tem saltado os números na alimentação fora do lar. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em 2015 serviço de delivery faturou R$9 bilhões, com crescimento de 12,5%, mesmo no período de crise econômica.

Isso faz com que muitos restaurantes se interessem pelos serviços de entregas, embora ainda existam dificuldades para implementá-lo. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo com os principais cuidados que devem ser tomados para fazer o restaurante crescer com um serviço de delivery.

serviço de delivery

Avalie se o serviço de delivery é para você

O primeiro passo é avaliar se o serviço de delivery será bom para sua empresa e seus clientes. Apenas oferecer o serviço pode não ser estratégico para sua empresa dependendo do ramo em que atua. É preciso avaliar se a entrega será um diferencial no negócio e se os produtos oferecidos têm vantagens ao serem transportados até os clientes. O sorvete, por exemplo, tem suas limitações e não aguenta longas distâncias até chegar ao local de entrega.

Outro ponto a ser avaliado é o interesse dos clientes em receber os produtos em casa. Em alguns casos, o valor agregado do produto não compensa ter o delivery como opção, já que os clientes podem preferir ir até o ambiente físico para fazer a compra.

Invista em um bom sistema

Depois de avaliar se o restaurante deve oferecer o serviço de delivery, é importante pensar em um bom software. O número de pedidos feitos por chamadas telefônicas têm diminuído gradativamente e a tendência é que as plataformas online sejam responsáveis por grande volume de entregas.

Existem vários aplicativos no mercado que funcionam como um catálogo com diversos restaurantes e estabelecimentos de alimentação. As vantagens desse serviço começam pela visibilidade do restaurante e a apresentação do cardápio de forma detalhada – o que não seria possível fazer em uma ligação – além de informações obtidas do cliente e auxílio para ações de marketing através da plataforma.

Outra opção é fazer o próprio aplicativo de delivery, principalmente se seu negócio já é bem conhecido e consolidado no mercado. Além das vantagens de um aplicativo de vendas, também é possível personalizar a plataforma através das necessidades dos clientes.

Entrega

A forma de realizar a entrega precisa ser avaliada cuidadosamente, já que é um dos pontos cruciais para determinar a fidelidade do cliente com a marca. Fazer as entregas no horário certo pode ser um grande diferencial no serviço oferecido. Muitos clientes deixam de realizar compras em lugares com demora elevada.

Para pratos que necessitam ser consumidos rapidamente, a melhor opção é fazer a entrega através de motos. Um ponto a ser avaliado é o trabalhador que fará as entregas, já que ele deverá ter conhecimento para operar máquinas de cartão, o que pode deixar o atendimento mais proveitoso.

Se os produtos tiverem tamanho maior e sem a necessidade de serem entregues de forma rápida, um carro ou caminhonete pode ser essencial para realizar o delivery. Um dos exemplos são compras de supermercado.

Divulgue

De nada vale fazer um delivery se ele não for divulgado aos clientes, principalmente no caso de aplicativos da própria marca. O restaurante pode abusar de várias mídias para mostrar que o serviço é oferecido e quais as vantagens de pedir a entrega. Uma das opções é aproveitar as mídias sociais da marca para fazer a divulgação, como em fanpages, sites e panfletos.

Promoções

Através das informações do aplicativo de entrega, o restaurante pode melhorar suas ações de marketing. Esses dados mostram os dias com mais movimento, os pratos mais pedidos, o horário de maior pico, entre outros assuntos.

Formular promoções pode ficar muito mais fácil através dessas análises. Um restaurante pode, por exemplo, usar o dia com menor movimento para promover o prato mais pedido e ter mais vendas.

Alguns aplicativos também começaram a oferecer selos, para cada compra feita em determinado lugar. Essa é uma forma de promover a fidelização dos clientes e motivar outros usuários a aproveitar a promoção.