Você, como gestor de uma loja ou de uma rede de franquias, acha mais lucrativo contratar ou terceirizar os serviços de entrega?

Pode parecer ultrapassado, mas a cada dia o trabalho do motoboy se aprimora mais. Por isso, é importante saber quais vantagens e desvantagens de contratar ou terceirizar um profissional.

Sabemos que um dos principais desafios das empresas que começam a trabalhar com entrega de produtos por meio do delivery, é escolher como será e quem fará essas entregas.

Existem pontos positivos e negativos, tanto em relação a entrega própria, quanto a terceirizada. Vamos conhecer quais são? Acompanhe! 🙂

Contratar motoboys é mais prático?

Na hora de escolher qual a melhor opção para a sua empresa, vários pontos precisam ser levados em consideração, como por exemplo:

  • Custos com profissional e veículo;
  • Tempo de entrega;
  • Qualidade do produto que chegará para o cliente;
  • Competitividade e atendimento.

Quando analisamos o serviço de entrega própria, temos que avaliar pontos como: se a moto ou o carro serão próprios ou alugados, as vistorias que precisarão ser feitas, seguro do veículo, custo com combustível, controle diário da rota, utilização adequada de EPIs por parte do profissional, além de salário, benefícios, encargos trabalhistas e por aí vai.

Além desses pontos citados, é importante se preocupar em moldar o funcionário para apresentação junto ao cliente, pois, muitas vezes, o motoboy é o único contato direto do cliente final. E isso mostra a importância desse profissional, pois não é simplesmente entregar o produto, mas sim, finalizar o serviço de forma agradável e satisfatória para o cliente.

Um ponto positivo na contratação de um entregador próprio é a proximidade que você consegue ter com o profissional, que estará sempre atendendo seu cliente, além de poder dividir com ele, de perto, a rotina do seu negócio, o perfil dos seus clientes e a dinâmica do trabalho.

Por isso, leve todos os fatores citados acima em consideração, caso o modelo da sua empresa seja mais favorável à contratação de um profissional para os serviços de entrega.

serviços de entrega

Investir na terceirização é mais vantajoso?

Considerando a terceirização do serviço de entrega, é importante ressaltar que toda a responsabilidade e risco de operação são transferidas para outra empresa.

Ou seja, você paga para que uma organização especializada arque com todo o risco de gerir esse serviço corretamente, de acordo com suas orientações e com as leis e normas de segurança.

A principal vantagem da terceirização para as empresas com alta demanda é a substituição imediata de funcionários no caso de faltas, não atrapalhando as entregas e evitando possíveis dores de cabeça.

Outro ponto importante de contratar uma empresa especializada é que muitas delas cobram somente pelos serviços prestados, ou seja, cobram apenas por entrega, diminuindo os custos nos dias de baixo movimento. Nesse caso, a empresa paga por demanda, ao invés de pagar a diária do motoboy contratado.

Trabalhar com serviços terceirizados de entrega, trazem várias vantagens competitivas, principalmente ter mais tempo para se concentrar na atividade-fim sem se preocupar com a figura do motoboy, pois a ideia é trazer um aliado que ajude a multiplicar as vendas, e claro, os lucros.

CTA para baixar o ebook de delivery

Serviços de entrega: fica a critério do perfil da empresa!

As duas opções possuem pontos interessantes para considerar na hora de decidir entre contratar um entregador ou terceirizar as entregas. Basta entender o seu cenário e avaliar o que é melhor para ele.

Por isso é importante que você, como gestor, independente da maneira escolhida para fazer entregas, monitore de perto todo o processo para que as entregas e a percepção do seu cliente não sejam afetadas.

Uma boa dica para que você acompanhe esses detalhes é investir em programas de relacionamento, ou de fidelização, para envio de questionários de avaliação. Nesse caso, é possível saber se seu cliente ficou ou não satisfeito com o produto, além da satisfação com a entrega e o atendimento.

O ideal é encontrar o melhor custo benefício para a empresa de acordo com seus objetivos, metas e a capacidade de investimento.

Curtiu o texto? Não deixe de comentar abaixo sobre o que você achou e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂

[]
1 Step 1
Contratar motoboys ou investir em serviços de entrega terceirizados? 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right