Sistema CRM: 5 motivos para adquirir um para sua empresa

Com os avanços tecnológicos e a competitividade do mercado, é necessário buscar soluções que ofereçam melhorias de processos e diferenciais que possam impactar seu negócio de maneira positiva.

É comum que os gestores dividam a atenção entre diversas questões relevantes como as movimentações financeiras, o departamento pessoal, as contratações e o desenvolvimento dos produtos. No entanto, para garantir o funcionamento e o faturamento da empresa, o foco principal está sempre voltado à captação e fidelização dos clientes.

Para que isso aconteça, não basta garantir a qualidade do produto – embora seja um fator de extrema importância. Cada cliente gera muitas informações e, ao avaliar questões como o caminho que o levou até a empresa, o que influenciou na escolha e porque comprou, auxilia a traçar um perfil e avaliar o comportamento do seu público. Essas informações centralizadas no consumidor alimentam os processos da empresa para que ela esteja sempre se reinventando.

O mercado está mudando o tempo todo e, para se manter ativo é preciso ter dinamismo na forma de gerir o negócio. As empresas que não coletam essas informações, e não estão dispostas a se adequar às necessidades dos consumidores, não conseguem bater suas próprias metas e se destacar em seus setores.

A tecnologia é uma boa aliada nessa busca por inovação e melhorias de processos. Um sistema de gerenciamento de relacionamentos como o Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, pode transformar o relacionamento tanto com os clientes quanto com a equipe. Trata-se de um método estratégico capaz de articular diferentes tecnologias que auxiliam na sincronização das vendas, do atendimento e do funcionamento dos setores internos.

Índice

1 O que é CRM?
2 Como funciona?
3 CRM: Quais as vantagens para a minha empresa?
3.1 Perfil do consumidor
3.2 Tratar cada cliente como único
3.3 Qualificação e preparação de equipe
3.4 Suporte diferenciado
3.5 Integração de processos internos
4 Como escolher um bom sistema CRM?

O que é CRM?

Capaz de centralizar dados em um único sistema, o CRM (Customer Relationship Management) é utilizado para gerir o relacionamento com o cliente, reunindo processos e tarefas de maneira eficaz.

Além de armazenar os dados do cliente – suas preferências e históricos de compras – o sistema CRM permite e facilita as interações e vai além de uma simples lista de contatos.

Como funciona?

A ferramenta auxilia no preparo e no desempenho das equipes, dispensando processos e esforços manuais, tornando desnecessário o uso de planilhas – que podem gerar lançamentos imprecisos ou até mesmo perda de informações relevantes.

Samuel Murta, um dos especialistas em gestão de redes e franquias da Teknisa, afirma:

“O CRM possibilita você ter todo o relacionamento com o seu cliente dentro de uma ferramenta. Com isso, é possível integrar pessoas e áreas, rastrear e salvar qualquer informação destes relacionamentos dos seus clientes.”

“Essa ferramenta pode trazer vários benefícios para a sua área comercial. Assim como: controlar as oportunidades, dar foco naquelas oportunidades que precisam ser desenvolvidas. Também é possível trabalhar, por exemplo, direcionamento de esforço naquelas oportunidades que estão quase sendo finalizadas.” destaca Samuel.

 

CRM: Quais as vantagens para a minha empresa?

Para exemplificar melhor sobre como a implantação de um software CRM pode impactar de forma positiva seu negócio, listamos cinco benefícios que a ferramenta garante, caso seja aplicada da melhor maneira na empresa:

1- Conhecer o perfil consumidor

Nenhum negócio sobrevive sem clientes satisfeitos; e garantir uma boa experiência ao seu público implica em conhecê-lo além dos contatos telefônicos e e-mail. Com o software CRM, é possível cruzar informações que podem resultar em uma boa estratégia de fidelização.

Ao saber por quais categorias seu cliente se interessa mais, por exemplo, sua equipe pode realizar vendas casadas e mantê-lo por dentro das novidades e promoções de maneira mais ágil. O CRM permite que detalhes como idade, tamanho, cores preferidas, marcas e modelos sejam armazenados para análises e ações futuras.

2- Tratar cada cliente como o único

Entender que a diversidade faz parte do perfil do seu cliente é primordial. Dependendo do(s) produto(s) que você oferece seu público pode ter uma ampla faixa etária e classe social.

Sendo assim, é necessário ter foco na abordagem. Com as informações coletadas pelo sistema CRM, é possível promover interações estratégicas voltadas a grupos específicos. Essa proximidade faz com que a confiança do consumidor aumente. Ações direcionadas aumentam as chances de alcance e conversões.

3- Qualificar e preparar sua equipe

Coletar o máximo de informações relevantes dos seus clientes é o primeiro passo para qualificar sua equipe de vendas. Com ética, é possível avaliar os potenciais clientes e focar as estratégias neles.

Ao conferir esses dados no CRM, as equipes podem se preparar com a melhor abordagem e, cabe ao administrador, disponibilizar essas informações – uma vez que o sistema pode armazenar e também gerar relatórios sobre cada caso específico.

Além disso, é possível avaliar o desempenho dos funcionários por meio dos lançamentos no Sistema CRM; que mostram, inclusive, a satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado.

4- Oferecer um suporte diferenciado

Uma das premissas dos empresários deve consistir também em garantir um pós-venda de qualidade. Atender aos desejos, responder as dúvidas e solucionar as queixas dos clientes com eficiência garante mais um diferencial na experiência de compra.

Além disso, é preciso estar atento às avaliações dos consumidores nas redes sociais – para que ao pesquisar seu produto, não sejam encontradas críticas e reclamações. Nesse sentido, o CRM auxilia ao garantir que todo o histórico de compras possa ser consultado para solucionar eventuais problemas de maneira satisfatória.

5- Integrar seus processos internos

Além de permitir toda essa movimentação de informações e interações com os clientes, também é possível integrar ao CRM seus sistemas de gestão interna. Cruzar dados entregues ao RH, ao departamento pessoal, ao financeiro e à comunicação, por exemplo.

Dessa forma, todos os processos ficam automatizados, registrados e voltados diretamente para os setores específicos, evitando assim, desvios de funções e retrabalhos.

Quer saber mais?
Deixe seu contato que um de nossos consultores irá te retornar e detalhar o que Software CRM poderá fazer para alavancar seu negócio.


Como escolher um bom CRM?

No decorrer do texto, vimos como o CRM é um software capaz de centralizar todas as informações de uma empresa, integrando assim diversos setores e visando a construção do perfil de clientes potenciais.

No momento da escolha do seu CRM, é importante considerar as funcionalidades que farão a diferença na gestão dos serviços, prospecção, propostas, e também dos contratos e do atendimento.

Um bom CRM permite, por exemplo, identificar oportunidades de negócio; além de garantir uma boa comunicação com os interlocutores dos prospects. Para se aprofundar mais nesse assunto, preparamos um e-book para você entender como um sistema CRM pode atender da melhor forma suas demandas.

CTA para baixar o ebook crm é tudo igual

2018-12-10T13:24:39+00:0010 de dezembro, 2018|CRM|

Um Comentário

  1. Gilmo Gomes 27 de junho de 2017 em 12:25 - Responder

    Ótima matéria! Essa combinação da filosofia do marketing de Relacionamento, nos mostra a importância de cultivar os clientes e estabelecer com os mesmos, um relacionamento estável e duradouro através do uso intensivo da informação, aliado a tecnologia da informação.

    Gilmo Gomes

Deixar um comentário

dois × 5 =