Como otimizar o controle de processos em uma Indústria Farmacêutica?

Investir em tecnologia no setor industrial, mais especificamente no segmento farmacêutico, pode trazer um retorno muito maior quando se tem um software de gestão inteligente. Por meio de um sistema que integre a produção da sua empresa com as áreas de gestão, por exemplo, é possível ter mais eficiência e economia.

No entanto, mesmo com diversos processos e exigências demandadas neste setor, não é sempre que os gestores estão a par dos benefícios que a implantação desta tecnologia trará para o seu negócio.

Tendo em vista este cenário, vamos destacar, no decorrer do texto, três pontos essenciais dentro de uma indústria: tratamento da rastreabilidade, do laudo de análise de produtos e do lote vencido.

Acompanhe-nos!

Controle de processos: qual sua importância?

Ter um controle de processos bem definido resulta em mais segurança, assertividade e, até mesmo, resguardo do seu negócio perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – que regulamenta o segmento.

Além disso, como Indústria Farmacêutica, é sabido a necessidade em estar por dentro das normas da RDC 17, resolução da Anvisa que guia as boas práticas na fabricação de produtos químicos industriais, com a validação de processos.

A Anvisa homologa e valida os processos das indústrias farmacêuticas e são esses processos que passam pela validação. Com isso, é importante procurar um software referência e que já tenha passado por esse mesmo processo em uma empresa que você conhece.

Mas, atenção! Vale ressaltar que nenhum sistema é validado ou homologado pela Anvisa. O que é homologado é o processo de produção, que passa por dentro de vários passos por um sistema.

Também é importante frisar que a homologação da Anvisa é realizada por uma empresa independente e deve ser contratada pelo cliente para tal procedimento.

Conheça alguns processos determinados pela Anvisa

Existem rotinas obrigatórias que devem ser seguidas por todas as indústrias farmacêuticas e rotinas que variam de indústria para indústria, respeitando as particularidades de cada uma delas.

A rastreabilidade, o armazenamento e a distribuição precisam de uma atenção especial. Um software ERP eficiente controla minuciosamente toda a vida do produto, desde o fornecedor até o cliente final.

Uma vez que este processo esteja bem definido, é possível identificar, a qualquer momento, a procedência e as características da matéria-prima utilizadas na fabricação. Com isso, você consegue localizar facilmente:

  • Número de lote;
  • Operador de produção responsável;
  • Datas de validade;
  • Volume de produção;
  • Tempo gasto em cada etapa.

Além disso, é possível identificar: análises, inspeções e outras condições, conforme especificação.

O laudo de análise de produtos dentro de um sistema automatizado facilita o seu processo de criação, já que pode ser emitido a qualquer momento e com mais agilidade. Isso garante ainda mais eficiência em todo o processo de análise feito por um responsável técnico.

Já o lote vencido, uma das modalidades mais importantes em qualquer software de ERP, tem o objetivo principal de garantir que um produto não seja expedido e nem utilizado na fabricação, em caso de vencimento. Caso esteja vencido, o sistema sinaliza para que ele não seja usado.

A falta de um sistema automatizado, nesses casos, acarreta em um tempo muito maior dessa pesquisa, quando necessário.

Talvez seja a hora de reavaliar o seu processo de produção

Em todos os processos citados acima, quando tratados com um software específico, o resultado é sempre positivo.

Menos chance de erro na produção e até mesmo do usuário, armazenamento das informações e diminuição do uso de papéis, contribuindo para o meio ambiente.

Mas, além dessa preocupação com a Anvisa, você, como gerente de produção, ainda precisa garantir o cumprimento das metas, se preocupar com o bom planejamento, com um estoque de segurança assertivo e, também, gerenciar todos os operadores de máquina e os outros profissionais ligados a área de produção. Que desafio!

Então, a pergunta é: você possui total controle de todos os dados necessários para a sua produção? Em uma emergência, você consegue reuni-los rapidamente para uma inspeção? Tem detalhes em tempo hábil? Se sua resposta for não, é importante que você repense seus processos e a forma como eles são tratados. Se a resposta for sim, vale seguir a leitura e conferir se não falta nada!

Descubra a importância da integração entre setores

Assim como qualquer outra empresa, uma indústria também necessita que todos os seus setores conversem entre si. E, quando isso acontece, além de conseguir otimizar tempo, você ainda aumenta a produtividade de sua equipe; já que os dados gerados diariamente passam a ser filtrados, compartilhados e armazenados.

Duas áreas que precisam, impreterivelmente, dialogar por meio de um sistema são as de produção e o comercial. Diante de um grande volume de pedidos e de uma meta de vendas alta, é importante que, assim que o pedido for feito, o mesmo seja automaticamente enviado para a equipe responsável; que vai produzir de acordo com o plano de produção.

Outra área que também precisa estar integrada com a do comercial é a de cadeia de suprimentos (supply chain), que analisa e calcula as necessidades de compras, de acordo com o estoque de segurança e com controle de fornecedores qualificados; recomendado pela Anvisa.

À vista disso, além de controlar detalhes para uma produção assertiva e eficaz, é importante que você procure uma solução na qual o MRP seja uma funcionalidade também integrada com a área comercial, de acordo com o plano de produção da empresa e com a previsão de vendas.

Dessa forma, é possível planejar a produção de acordo com mão de obra, equipamentos e pessoas, com todos os cálculos automatizados; levando em consideração dias úteis, não úteis e turnos.

Quais as funcionalidades mais importantes na produção?

É imprescindível que um software para indústria farmacêutica restrinja a entrada e o acesso de pessoas não autorizadas nos processos de produção, no estoque de matérias-primas e produtos acabados.

Por isso, é importante considerar um sistema que exija senhas, códigos pessoais e/ou perfis para permissão de alteração de algum dado. Estes controles precisam estar claramente definidos, com descrição de cargos, funções, autorizações e acessos de cada usuário do sistema.

Uma outra forma de controle e, principalmente, de otimização de tempo, são aplicativos que já são usados para substituir o formulário de etapas de produção, necessários para identificar cada fase de todos os procedimentos.

Hoje, um operador pode ter um app em seu smartphone ou tablet e apontar ali mesmo todas as especificidades, permitindo agilidade na inserção de informações. Dessa forma, você, gerente de produção, consegue ter acesso a detalhes de todos os estágios em tempo real por meio de relatórios gerenciais gerados automaticamente.

Indústria farmacêutica aliada à tecnologia: mais exatidão nos processos

As indústrias farmacêuticas são ambientes extremamente controlados, com níveis de complexidade altos e que precisam exigir o máximo dos provedores de sistemas. Adquirir um software de excelência garante segurança e confiança nos processos de produção e também do cliente, que confia no laboratório.

Assim, é muito importante adquirir um sistema que não permita que a matéria-prima saia do estoque de quarentena, enquanto não for devidamente analisada. E que seja eficaz no seu controle de amostragem, procedimento obrigatório em toda e qualquer indústria farmacêutica.

Softwares especializados em indústrias têm a robustez necessária para atender as rotinas de qualidades, como:

  • Testes de produtos com certificados de análises de teor, textura, densidade e PH;
  • Tratamento de estoque de quarentena;
  • Singularidade e rastreio de lotes de produtos originários;
  • Metodologia de armazenagem com controle de produtos que não podem ficar próximos um do outro;
  • Etiquetagem.

Ficou interessado em saber mais sobre os benefícios das nossas soluções? Veja abaixo um Case de Sucesso da Teknisa com a empresa Emfal, indústria que produz insumos farmacêuticos e químicos, e otimizou seus processos com o auxílio de um ERP específico para o seu segmento.

 

 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂

[]
1 Step 1
Nome
TelefoneSeu telefone
Empresa
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
2019-03-19T10:36:00-03:0028 de dezembro, 2018|ERP|

Deixar um comentário

catorze + dez =