Teknisa://Sistema ERP para food services – 7 motivos para adotá-lo

Sistema ERP para food services – 7 motivos para adotá-lo

Você faz uso de um sistema ERP?

Gerenciar uma empresa de food service demanda constantes desafios. E é comum que muitos restaurantes tenham dificuldades para controlar os inúmeros processos. Como: contas a pagar e a receber; estoque; notas fiscais; vendas; pagamento de funcionários; entre muitos outros.

Desenvolvido principalmente para otimização de processos, o software ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos de uma empresa) é um poderoso software de gerenciamento empresarial devido ao seu grande poder de facilitar o fluxo de informações das organizações. Isso ocorre, porque esse sistema coleta e organiza os dados em diferentes níveis, o que ajuda, e muito, na gestão e performance da sua empresa.

 

O ERP também pode ser um ótimo sistema para restaurantes, afetando diretamente a lucratividade. É possível:

  • O acompanhamento isolado de demanda;
  • Gerar relatórios sobre a quantidade de vendas;
  • O gerenciamento eficiente e assertivo para lucros, entre muitas outras possibilidades que veremos até o final deste post.

E como o Sistema ERP é dividido?

Esse software é dividido basicamente em 3 camadas:

Apresentação: Camada onde o usuário possui acesso ao sistema por meio de formulários e campos de preenchimento.

Processamento lógico: Após o recebimento dos dados que o usuário informa na camada de apresentação, essa vertente integra com o sistema e ele dá uma resposta do que foi solicitado. As novas atualizações, processos empresariais, desempenho e segurança também ficam todas nesse segmento.

Armazenagem: Depois do usuário digitar as informações, ele chegará na tela de armazenagem, que tem o objetivo de salvá-las em um banco de dados que permite acessos futuros.

Mas afinal, quais as vantagens de um sistema ERP para a minha empresa?

1- Redução no estoque: Esse software permite que você planeje com muita eficiência seu estoque. Ele analisa preços menores para compras de matéria-prima, o que garante a diminuição de gastos.

2- Produtividade: Considerando o fato de que são processos automatizados, erros são totalmente evitados. Assim, fica mais fácil e prático evitar a perda de tempo e visualizar com mais clareza a margem de lucros.

3- Melhor atendimento para o seu cliente: A experiência de um consumidor dentro do restaurante deve sempre ser feita de forma muito empenhada, pois atrai mais clientes fiéis para o seu negócio. Esse sistema melhora a comunicação com os setores, reduz o tempo de atendimento e filas no caixa e ainda oferece várias possibilidades de pagamento. Com isso, é possível melhorar os processos de organização dentro da sua empresa, proporcionando mais satisfação aos clientes.

4- Controle de processos: Tanto o atendimento ao cliente quanto a emissão de notas fiscais e relatórios (entre muitos outros processos) são organizados de forma eficiente no sistema ERP. Dessa forma, a empresa economiza tempo e otimiza sua produção.

5- Melhores escolhas: Gerenciar restaurantes é uma tarefa que demanda muito trabalho e requer importantes decisões, como itens a comprar; processos para evitar desperdício; controle financeiro; saída e entrada de produtos; treinamento de funcionários, entre muitos outros. Com o software, fica mais fácil decidir de forma assertiva a execução desses processos, tornando mais prático a tomada de decisão.

6- Controle de produtos: O software também te ajuda a controlar o prazo de validade dos produtos, evitando o desperdício. Esse é um fator de extrema importância para um gestor, pois assim pode-se evitar a perda de mercadorias e gerar novas soluções. Por exemplo: Você pode fazer um novo cardápio com os produtos que estão para vencer, e realizar uma promoção para o seu restaurante.

7- Rotatividade de clientes: O sistema fornece dados valiosos da rotatividade de clientes, como dias e horários com maior demanda e também os pratos mais pedidos. Isso te dará uma ótima oportunidade para planejar a quantidade de alimentos para um dia específico.

Conclusão

Curtiu o conteúdo? Então não deixe de compartilhar nas redes sociais. Caso queira saber um pouco mais sobre a importância de softwares para restaurantes,  dê uma olhada nesse post sobre a gestão de PDV.  Por lá, você vai encontrar ótimas dicas para ter muito sucesso nessa jornada 🙂

2018-10-05T10:52:01+00:0020 de abril, 2018|ERP|

Deixar um comentário

3 + onze =