Sistema de gestão para restaurantes corporativos: 3 dicas para reduzir custos

Diante de um mundo de possibilidades no segmento de food service — dentro de um restaurante corporativo, por exemplo — é muito fácil perder o controle dos custos caso não exista um domínio rigoroso da sua gestão. Resultado: perde-se dinheiro também!

Você já passou por uma situação, na qual ficou horas tentando mensurar seu faturamento mensal? Na falta de uma ferramenta com expertise no setor, as empresas, além de não conseguirem reduzir custos, deixam também de lucrar.

Por isso a importância de se atentar a detalhes, que podem parecer mínimos, mas que fazem total diferença no orçamento quando chega o fim do mês.

Hoje, vamos te ajudar a entender como é possível reduzir custos, focando nos setores de compra, planejamento e gestão da sua empresa. Acompanhe!

1 – Compre melhor gastando menos

Primeiro passo: tenha uma ferramenta que gerencie as necessidades de compra da sua empresa — e de todas as suas unidades, se houverem — considerando itens como: estoque, número de comensais estimados, planejamento de cardápio, entre outras coisas que podem afetar neste processo.

Já imaginou uma solução que apresenta uma funcionalidade que, ao mesmo tempo que planeja suas compras, avalia a movimentação do estoque, informando quais produtos você precisa, com base na sua demanda atual?

Pense em como seria ter um sistema que te orienta na retirada do estoque por posição, de maneira em que o primeiro a entrar, seja o primeiro a sair. Desta forma, fica mais fácil controlar todos os prazos de validade de cada um de seus produtos evitando, assim, desperdícios na hora de repor o seu estoque.

Além disso, você pode ter uma ferramenta, na qual é possível comparar os valores de cada fornecedor de forma rápida, simples e simultânea. Logo, rapidamente, a melhor compra é feita, independente de desgastes diários de orçamentos e mais orçamentos sem fim.

Atualmente, já existem sistemas que identificam, diante de seus fornecedores, uma visão geral de todos os custos envolvidos na hora da compra, avaliando por exemplo, valor do frete, diferenças de alíquotas dos impostos, prazo de entrega e, ainda, a qualidade do fornecedor mediante qualificação ou desqualificação do mesmo. Um bom software deve apurar qual o melhor deles para que você possa realizar sua compra com sucesso e economia.

Muitas ferramentas também já administram entregas, marcas e limite de estoque de segurança. A redução dos custos está diretamente ligada à todas estas análises, que podem ser feitas de maneira prévia e com o auxílio de uma ferramenta estruturada para oferecer suporte no gerenciamento das compras e dos custos de produção da sua empresa.

2-Planeje sua produção de olho no seu no resultado final

Um planejamento de produção bem feito, com um orçamento pré-definido, é extremamente importante quando seu objetivo é lucrar. Ao utilizar um sistema que leva em consideração o valor de custo do seu cardápio diário, por exemplo, você consegue manter o que foi planejado sem ultrapassar seu orçamento.

Mas outros fatores também precisam ser destacados. Quando uma empresa tem que administrar refeições de vários contratos é muito difícil guardar de cabeça, ou mesmo em planilhas, as peculiaridades de cada uma delas.

Um sistema especializado neste segmento consegue analisar as restrições contratuais de cada cliente, oferecendo assim, um atendimento personalizado.

Além disso, quem administra um restaurante corporativo ou uma cozinha industrial sabe bem como é caro investir em produtos que estão entressafra. Invista em ferramentas que resolvam este problema para você. Existem soluções que oferecem esse controle de sazonalidade e indicam o melhor momento para comprar determinados gêneros alimentícios.

Logo, você pode avaliar se o planejamento de um cardápio precisa realmente de algo que está entressafra, ou seja, em épocas em que o produto fica mais caro e com qualidade inferior, devido à dificuldade em encontrá-lo, ou se vale a pena esperar que ele volte para o período de safra, onde se encontra mais facilmente e com qualidade superior. Dessa forma, você tem a opção de não onerar os preços do seu cardápio.

3 – Veja como alcançar os melhores resultados

Nós já falamos da importância de um controle rigoroso no seu setor de compras, já dialogamos também sobre a relevância na hora do planejamento de produção. Mas, e a gestão de tudo isso do início ao fim? Como fica?

Quem é do setor sabe que cada centavo de economia pode afetar positivamente no seu lucro final. E o mais importante, neste caso, é ter um controle específico que te mostre exatamente o que está te atrapalhando de obter resultados satisfatórios, ou melhor, do que pode estar gerando desfalques no seu orçamento.

Sabemos que todos estes gastos interferem no valor final da refeição da sua cozinha ou restaurante. Já imaginou então obter uma ferramenta na qual consiga te mostrar diariamente o que você gasta com cada item, e que te mostre em tempo real o que é preciso para resolver esta situação ou se é necessário tomar uma decisão rápida?

Existem ferramentas inteligentes que podem não só te ajudar, como te salvar em momentos de apuros, evitando que isso só fique evidente no fim do mês, quando aí já é tarde demais e você não tem mais como recuperar o tempo perdido.

Vale a pena investir em uma ferramenta de Business Intelligence, que entrega em tempo real análises gerenciais de cada resultado da sua empresa, e que sabe como tratar o volume de informações que a todo momento surgem em todos os setores do seu negócio.

Por isso, a importância de investir em soluções que te ajudem neste trabalho árduo. Como planejar cardápios, gerar relatórios comparativos, além de analisar despesas indiretas, como salários, encargos, impostos e custos fixos da sua empresa.

CTA para baixar o ebook processos bem definidos

Aposte em soluções inteligentes e específicas para o seu negócio

Se você tem um empreendimento atuante no segmento de food service, mas ainda não utiliza um sistema de controle de gestão, ou se faz este controle de outras maneiras, como planilhas, por exemplo, ou ainda, se já tem este controle, mas com vários fornecedores de softwares diferentes, aposte em um sistema inteligente e que te dê indicadores gerenciais de forma dinâmica.

Em um mundo tão competitivo, com tamanha concorrência, é fundamental ter controle de todos os detalhes da sua empresa, principalmente onde se envolve custos. Quando não se tem uma gestão estratégica, o lucro pode facilmente escapar pelas mãos.

Aliado à gestão e à integração de todos os setores de uma empresa, a solução dos seus problemas pode ser bem mais fácil do que se imagina.

Se seu sonho é otimizar tempo e ainda obter melhores resultados, acredite: este desejo pode ser realizado! As empresas investem cada vez mais em tecnologia como grande aliada da alta produtividade. Você não pode ficar para trás!

Gostou das dicas? Deixe aqui seu comentário sobre o texto ou conte-nos se este conteúdo te ajudou de alguma forma!

2018-12-07T10:18:15+00:005 de outubro, 2018|Gestão em Alimentação|

Deixar um comentário

12 − dois =