Em mercado cada vez mais competitivo, contar com um software de automação comercial pode alavancar o sucesso do seu negócio. Isso porque investir na solução torna a empresa mais otimizada e pronta para aumentar sua performance.

Automatizar tarefas traz vários benefícios à organização. No entanto, muitos diretores e líderes acabam pensando duas vezes na hora de investir na solução, por não acreditarem no potencial da tecnologia ou por pensar que a implantação pode estourar orçamento da empresa.

Porém, a verdade é que o sistema de automação comercial não apenas contribui para que a rotina da organização seja mais prática, como também ajuda a reduzir custos com contratações, por exemplo.

Quer conferir mais alguns benefícios da automação comercial? Então continue acompanhando o post logo abaixo!

O que é Automação Comercial?

Automação comercial é a ação de tornar processos automáticos por meio de mecanismos e ferramentas tecnológicas, como softwares, buscando mais rapidez e eficácia na execução de cada atividade de uma empresa.

Isto é, automatizar tarefas permite que as entregas sejam feitas em menor tempo e com mais qualidade. Portanto, a ideia principal é centralizar todas as informações da empresa permitindo mais performance em gestão.

Basicamente: o programa de automação comercial busca facilitar as atividades empresariais em seu dia a dia.

Aqui vai um dado interessante: você sabia que a tecnologia aumenta a receita de uma empresa em até 70%?

Agora, pense! Se um sistema te ajuda a organizar suas demandas, tornando seu controle mais rápido e eficaz, além de trazer mais lucratividade ao seu negócio não parece a solução ideal de todos os problemas?

Se você ainda não está convencido, vamos citar abaixo algumas vantagens de pensar em automação empresarial como sua principal aliada. Vamos lá? 🙂

software de automação comercial

Melhora o atendimento

O software de automação comercial reúne as principais informações da empresa em uma ferramenta. Esse processo permite mais agilidade no acesso aos dados, ideal para a prestação de um atendimento com mais qualidade por parte da equipe.

Por exemplo: em um restaurante, a ferramenta de automação comercial pode ser utilizada para que os clientes realizem seus pedidos mais rapidamente, seja por meio de uma comanda eletrônica (tecnologia PDV – Ponto de Venda) ou de um terminal de autoatendimento.

Todas essas funcionalidades permitem mais agilidade no atendimento e proporcionam uma experiência mais personalizada aos consumidores, aumentando o nível de satisfação com a marca, o que é imprescindível para o sucesso e até a sobrevivência da empresa.

Você sabia que após uma experiência positiva com a empresa, 69% dos clientes recomendam um produto ou serviço aos amigos e familiares? Pense nisso quando estiver pensando em melhorar o seu atendimento. Invista em um software de automação comercial!

Reduz custos com mão de obra

Muitos gestores não sabem como economizar na mão de obra, já que contratar profissionais equivalem a muitos gastos no orçamento. Porém, com o sistema de automação comercial é possível minimizar custos e economizar ainda mais na receita.

Isso ocorre porque a tecnologia é capaz de desempenhar várias funções, como mensurar dados e gerar relatórios de forma mais ágil, e o melhor, sem cometer erros gerados por falhas humanas. Pense como será melhor evitar transtornos por causa de dados preenchidos de forma incorreta em uma planilha de Excel.

Dessa forma, o diretor ou líder consegue tornar um setor mais enxuto, contando com menos profissionais igualmente capacitados para lidar com a ferramenta. Não se esqueça de investir em treinamento e envolvimento dos usuários! Isso é muito importante para a implantação da ferramenta seja efetiva.

Lembre-se: quando o assunto for redução da mão de obra, conte também com a automação comercial.

CTA para baixar o ebook de produtividade em mão de obra

Aumenta a produtividade da equipe

Se a equipe tem acesso a dados estratégicos mais rapidamente, isso significa que a produtividade da equipe também irá aumentar.

Imagine uma loja em que o atendente converse com o cliente utilizando um tablet para ajudá-lo com as informações sobre os produtos, solucionando todas as dúvidas que surgirem?

Ou em um restaurante, em que o garçom saiba quais mesas estão sem fazer pedidos há algum tempo. Tudo isso contribui para um melhor atendimento e mais satisfação dos clientes, certo?

Por isso, se você quer investir na produtividade da equipe invista em automação comercial!

Permite uma gestão de vendas mais qualificada

Medir o resultado das vendas em um empresa costuma ser um processo trabalhoso para os líderes e colaboradores. Isso porque reunir todas as informações e realizar cálculos demandam certo tempo.

Outro problema é que muitas vezes os dados não estão centralizados, ou são mensurados a partir de ferramentas manuais como planilhas Excel, que não garantem a assertividade das contas, já que podem haver erros causados por falhas humanas.

Impulsionar as vendas é um dos principais objetivos de uma empresa, por isso, contar com soluções de automação comercial contribuem para um melhor controle e execução desse processo.

Por exemplo, um restaurante pode investir no serviço de delivery através de sites ou aplicativos de celular, que funcionam como equipamentos para a automação. O mesmo vale para terminais de autoatendimento, que tornam a venda mais ágil e evitam a sobrecarga de atendentes.

Todos os processos centralizam a gestão de vendas, permitindo o rápido acesso a números que contribuem para uma visão mais estratégica do negócio, evitando que dados importantes se percam no caminho.

Decisões estratégicas tomadas com mais agilidade

O software de automação comercial possibilita o levantamento de necessidades básicas e emergenciais da sua empresa. Isto é: tudo o que você precisa saber naquele momento, e o que é melhor, em tempo real.

Ter os números da sua empresa sempre à mão através da tela do seu celular ou tablet torna sua gestão ainda mais horizontal. Tendo acesso às informações essenciais ao negócio o gestor pode tomar decisões muito mais rapidamente, sem precisar estar no espaço físico da empresa.

Automatizar tarefas também evita erros nos processos. Ao contrário, permite que você identifique os pontos de melhoria e te proporciona tempo hábil para resolvê-los.

CTA para baixar o ebook processos bem definidos

Qual o momento ideal para implementar o software de automação comercial?

Até aqui vimos as principais vantagens de um software de automação comercial. Porém, você já parou para pensar qual o momento de implementar o sistema?

Para te ajudar, vamos enumerar alguns itens que devem ser observados antes de se aderir à solução.

  • Orçamento: antes de tudo, leve em consideração o quanto de dinheiro a sua empresa possui para investir em um software. Sabemos que o preço da solução costuma não ser tão barato. Por isso, coloque na balança e veja se pode arcar com esse valor. Lembre-se: o custo não quer dizer nada sobre o desempenho da solução!
  • Necessidade: liste todas as necessidades e pontos de melhoria em sua empresa. Entenda quais objetivos o seu negócio possui atualmente. É o de aumentar as vendas? Melhorar a performance da equipe? Aprimorar a qualidade do atendimento? Caso algum dos objetivos se enquadre, considere adotar o sistema!
  • Soluções no mercado: entenda o que os softwares de automação comercial têm oferecido. Pesquise referências, valores e se as empresas que fazem a implantação oferecem testes gratuitos (free trials). Ah, conhecer a reputação das organizações também é essencial, por isso, pesquise!
  • Detalhes importantes: durante sua pesquisa, entenda se a proposta da empresa contempla o seu modelo de negócio. Observe se o software é acessível, de fácil entendimento e oferece mobilidade. Ou seja, se você pode fazer a gestão diretamente do seu celular ou tablet, acompanhando os números da sua empresa.
  • Implementação: caso seu negócio seja uma rede de empresas, entenda se o sistema de automação comercial oferece integração das filiais com a matriz, que torna a gestão muito mais estratégica. O mesmo vale para integração da matriz com seus fornecedores, que estreitam laços e aumentam a performance da parceria!

Software de automação comercial: só implementar não basta!

Apesar de todas as vantagens que o software de automação comercial proporciona a uma empresa, é necessário entender alguns itens que fazem toda a diferença na gestão.

  1. Apenas implementar a solução não resolve todos os problemas da sua empresa. É preciso que os processos já estejam mapeados e minimamente organizados para que a implantação seja ainda mais efetiva. Dessa forma, a performance do sistema será ainda mais estratégica.
  2. Ao pesquisar as opções presentes no mercado, procure entender a definição dos recursos de hardware e software — que se refere aos programas instalados na máquina (hardware), como é o caso do sistema operacional de automação comercial.
  3. Mais que adquirir um software com expertise de mercado, é preciso entender que a Implantação e acompanhamento devem andar lado a lado. Assim, conte com empresas que proporcionam um serviço de manutenção e suporte integral para que você entenda como todas as funcionalidades da ferramenta são desempenhadas. Por mais eficaz que o sistema possa ser.
  4. Tenha em mente que o treinamento e envolvimento dos usuários e colaboradores é obrigatório para que a automação comercial funcione da maneira correta em sua empresa. Se sua equipe não está apta para utilizar a ferramenta logo você não terá a performance desejada. Depois não adianta culpar o software!

Conclusão

Em síntese, a solução de automação comercial vem para facilitar a vida do empresário, diretor e até colaborador de uma empresa. Isso porque o ágil acesso às informações centralizadas permitem mais performance e eficácia nas atividades realizadas no dia a dia.

Recapitulando as melhorias da automação comercial:

  • Aumenta a satisfação dos clientes, já que a ferramenta torna o atendimento mais prático e ágil aos colaboradores envolvidos;
  • Reduz custos com contratações e mão de obra, uma vez que o sistema desempenha funções em menor tempo que um profissional faria;
  • As funcionalidades tornam a equipe mais produtiva, já que o ágil acesso às opções permitem mais qualidade no atendimento e tomada de decisões assertivas e corretivas;
  • Gestão de vendas mais qualificada que permitem mais impulsionamento nos resultados;
  • Informações importantes na palma da mão agilizam as tomadas estratégicas de decisão.

Não deixe de comentar abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! Até a próxima. 🙂

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂