Teknisa://Como o software ERP pode auxiliar a pré-validar os dados da empresa?

Como o software ERP pode auxiliar a pré-validar os dados da empresa?

Se você é um gestor(a) ou tem a responsabilidade de tomar decisões importantes em sua empresa, é provável que os termos EFD Contribuições e EFD ICMS IPI lhes pareçam familiares.

Vale lembrar que os gestores que não enviarem sua movimentação à Receita Federal, terão que pagar multa e/ou arcar com as condições legais obrigatórias.

No entanto, levantar todas as movimentações de uma empresa, como exige o Sped, não é um trabalho fácil, e demanda muito tempo para ser realizado. Porém, aqui vai a boa notícia: é possível tornar o processo menos complicado, evitando delongas e dados com erros enviados governo. Continue nos acompanhando e descubra! 🙂

A realidade dos gestores por trás do EFD Contribuições e da EFD ICMS IPI

Quando dialogamos sobre EFD Contribuições e EFD ICMS IPI, qual tem sido sua maior dificuldade?

Provavelmente é reunir todas as informações sobre a sua empresa que consistem nas principais movimentações e itens como: notas de entrada e saída, vendas e frente de caixa impostos e até estoques. Correto?

E não se trata apenas disso, já que, para consolidar com o processo, é necessário reunir todos estes dados requeridos em um arquivo para enviar ao validador (agente do governo).

Em contrapartida, o governo irá cruzar as informações (transmissão de documento fiscal) para avaliar se não há sonegação de impostos e se os valores estão de acordo.
Depois disso, todo o processo está resolvido? Não!

Vamos supor que, por algum motivo, um valor X em uma nota de entrada está incorreto, e mesmo assim é enviado no arquivo da EFD Contribuições e EFD ICMS IPI. O que irá acontecer? O erro será apontado pelo validador, que realiza uma análise minuciosa de cada item encaminhado pelo gestor, e o responsável pela empresa terá que fazer as correções necessárias.

O validador leva um tempo para autenticar toda a movimentação da empresa. Caso existam considerações, o gestor corrige no sistema para apurar as informações e gera outro arquivo, causando muito retrabalho.

Este arquivo em questão fica relativamente grande, pois se trata de toda a movimentação dos clientes, nota de entrada, de saída, impostos pagos, estoque, dentre outros dados. O validador é muito severo e faz muitas validações complexas correlacionando todas as informações do arquivo, de forma que o detalhamento de item a item esteja de acordo com o resultado da apuração. Mas, como descomplicar o processo? Continue lendo.

Investir em um software de gestão com diferencial de mercado é uma solução!

Diante de um cenário aparentemente complicado, investir em soluções tecnológicas podem tornar todo o processo ainda mais prático e otimizado.

Por exemplo, o sistema software ERP, que integra vários setores de uma empresa, possibilita uma apuração mais ágil de todas as informações necessárias para o envio dos dados fiscais. Além disso, proporciona aos líderes uma gestão eficaz e com menor probabilidade de transtornos gerados pela falta de diálogo entre um setor e outro.

Em outras palavras, é como centralizar todos os dados importantes em apenas uma ferramenta. Por isso, poder contar com essa tecnologia, que torna o acesso às informações necessárias para o EFD Contribuições e a EFD ICMS IPI, é essencial aos gestores.

Além de disponibilizar um software que auxilia os líderes durante este processo, o ERP da Teknisa ainda possui um grande diferencial de mercado. Quer saber qual é?

A pré-validação, disposta pelo software ERP Pebbian da Teknisa, tem o objetivo de nortear a empresa sobre possíveis erros (em notas de entrada e saída, impostos etc.) para correção e gerar o arquivo já com as informações corretas. evitando o retrabalho

sped-contribuição-fiscal

A funcionalidade de pré-validação, da Teknisa, auxilia os gestores com o EFD Contribuições e a EFD ICMS IPI

Assim, o gestor não terá o retrabalho de apurar novamente todas as informações para encaminhar novamente ao governo. Ele simplesmente já terá ciência dos dados incorretos antes do envio e irá gerar o arquivo com o que for necessário e, o mais importante, de forma correta. Muito prático, não é?

Atente-se para quem possui ampla experiência de mercado!

Adotar um software de gestão é essencial aos gestores que almejam se sobressair no mercado e estar à frente da concorrência.

É importante destacar que a tecnologia, no caso o pré-validador, veio a partir da experiência dos clientes, que constantemente apresentavam problemas com a gestão dos dados internos de sua empresa.

A Teknisa, por sua vez, e atenta às demandas do cenário, desenvolve soluções para suprir cada lacuna, aprimorando suas funcionalidades com o intuito de tornar a gestão dos líderes mais prática e otimizada. Por isso, não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores para conhecer mais sobre os softwares ERP.

Curtiu? Comente e compartilhe em suas redes sociais para ajudar outros gestores a encontrarem novas soluções de mercado. 🙂

2018-09-19T12:20:24+00:0010 de setembro, 2018|Notícias|

Deixar um comentário