Todo contador sabe que o SPED Fiscal ou o Sistema Público de Escrituração Digital é uma obrigatoriedade para praticamente todas as empresas.

E apesar do seu objetivo ser facilitar o lançamento das obrigações acessórias, exigidas pela Receita Federal, muitos profissionais ainda o encaram como um grande desafio. Isso porque, na prática, diversas obrigações ainda se mostram um tanto quanto complexas.

Por isso, esses processos se tornam burocráticos aos gestores, uma vez que é necessário tempo e muita atenção para lidar com cada trâmite. Até porque, todas as informações precisam ser validadas para evitar o risco da documentação ser devolvida à empresa pela Receita Federal.

Nesse caso, a pergunta é: existe alguma solução para auxiliar os gestores e profissionais da área a desempenharem essas obrigatoriedades com mais facilidade? A resposta. mais uma vez. está na tecnologia.

Quer como um software de gestão pode otimizar todos os processos e tornar a gestão ainda mais prática? Continue acompanhando para saber mais! 🙂

sped fiscal

Obrigações acessórias: uma equipe qualificada é o bastante?

É comum que diversas empresas sofram com inúmeros lançamentos manuais, dificuldade de entregas dentro dos prazos e com o enorme gasto de tempo e esforço da equipe com essa demanda.

Isso principalmente no que diz respeito aos erros que podem gerar retificações, já que uma simples entrega atrasada pode ocasionar autuações por parte do Fisco, ou seja, transtornos de forma geral.

Uma das maneiras de evitar retificações é manter sempre o alinhamento entre o contador e todos os setores da empresa, de forma a orientar a equipe sobre a transmissão dos arquivos e prazos para atender à legislação vigente do regime tributário em questão.

É importante se atentar também a todos os detalhes desse processo, já que a maior parte dos erros está relacionada à falta de conhecimento da legislação e às incorreções no lançamento dos dados.

E você, como contador, sabe que o SPED Fiscal passa por constantes alterações fiscais, por isso é imprescindível se manter frequentemente atualizado, buscando parceria com um desenvolvedor de sistemas que esteja sempre inteirado com todas as variações exigidas pelo Fisco e que acompanhe as constantes novidades.

Afinal, erros e omissões podem representar perdas significativas na receita da empresa, não é?

Lidar com o SPED Fiscal (e outras obrigações) pode ser mais simples!

Atualmente existem softwares que tornam a gestão das obrigações fiscais mais prática!

São sistemas que disponibilizam travas nos lançamentos incoerentes, pré-validador — em que o próprio sistema, ao fazer o lançamento, acusa de forma antecipada os erros e duplicações — e, ainda, o Programa Validador — fornecido pela própria Receita Federal.

A grande vantagem de ter o PVA integrado ao sistema é poder listar todos os erros de um determinado assunto, tornando a correção mais simplificada. Com essa integração, o validador consegue separar por grupos todos os lançamentos divergentes relacionados ao NCM, por exemplo.

Dessa forma, o gestor tem mais tempo para fazer a correção, permitindo tranquilidade e assertividade no envio dessas obrigações, diminuindo a incidência no envio de dados incorretos para a Receita Federal, encaminhando-os apenas quando estiverem validados e com as informações coerentes. Muito mais prático, certo?

Por isso, é fundamental contar com ferramentas adequadas para alavancar sua produtividade, como é o caso de softwares de gestão.

Considere a solução e invista!

Softwares de ERP oferecem todas as funcionalidades necessárias para que os profissionais de contabilidade possam gerar arquivos, com segurança e praticidade, ao integrar todas as áreas da empresa com a controladoria.

Por isso, é essencial considerar a adoção de um sistema para aprimorar ainda mais a gestão da empresa. O resultado são ganhos em performance, que evitam, principalmente, tempo gasto e prejuízos financeiros à organização.

Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o texto em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em saber mais sobre SPED Fiscal e outras obrigações?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂

[]
1 Step 1
Software de gestão: mais praticidade com o SPED Fiscal e outras obrigações? 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right