Como a tecnologia auxilia minha empresa com as obrigações fiscais?

Estar em dia com as obrigações fiscais é um desafio para qualquer empresa. Até porque, as constantes atualizações na legislação implicam em uma gestão tributária ainda mais apurada, principalmente para evitar transtornos como multas e prejuízos financeiros.

Para isso, muitos gestores recorrem a profissionais da área contábil para executarem atividades relacionadas. No entanto, isso não garante que o processo seja realizado com agilidade, já que muitos colaboradores recorrem a planilhas financeiras, cujo manuseio leva um tempo para ser feito, além de não garantir exatidão nos cálculos em alguns momentos.

Diante desse cenário, os líderes e tomadores de decisão se veem num impasse: como garantir uma gestão financeira ágil e eficaz, evitando erros e reduzindo gastos?

A resposta está relacionada com a tecnologia, e te contaremos mais sobre logo abaixo. Continue acompanhando! 🙂

Ferramenta de gestão como principal aliada!

Você sabia que a tecnologia pode incrementar a receita de uma empresa em até 70%, e um ganho de performance de até 78%? Sabendo disso, nem é necessário reforçar a importância de investir em soluções digitais em uma empresa.

As ferramentas de gestão, como assim as conhecemos, auxiliam as empresas a obterem um controle mais apurado dos fluxos de atividades, além de otimizarem o tempo com a coleta de informações e reduzirem custos (como contratações, por exemplo).

Em um mercado altamente competitivo, que exige resultados em pouco tempo hábil, a tecnologia surge como uma grande aliada. Isso se estamos falando, principalmente, da ágil tomada de decisões, proporcionada pelo rápido acesso às informações estratégicas que as ferramentas de gestão proporcionam.

Se tempo é dinheiro, a forma mais indicada para otimizá-lo é contar com soluções tecnológicas. Dessa forma, você aumenta a performance da equipe, que estará apta a apresentar resultados em menor tempo, além de evitar retrabalhos gerados por falhas humanas, como é o caso das planilhas manuais, citado anteriormente.

Agora que você já sabe a importância de considerar ferramentas de gestão em sua empresa, vamos voltar ao assunto principal de como a tecnologia pode te auxiliar com as obrigações fiscais. Continue acompanhando!

ERP Pebbian by Teknisa

Obrigações fiscais? Tire de letra utilizando a tecnologia!

Termos como “obrigação tributária” ou “responsabilidades fiscais” significam dor de cabeça a você e à sua empresa?

Caso sua resposta seja positiva, saiba que é possível descomplicar o processo fazendo uso de ferramentas de gestão. Ao menos é o que o software ERP com o módulo de controladoria pode fazer pela sua empresa.

A par das obrigações fiscais de uma organização, o sistema integra os dados da empresa em uma única plataforma, otimizando a gestão de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação.

Por exemplo, é possível registrar as movimentações de entrada e de saída da organização, garantindo aprovação dos impostos e consolidando as informações fiscais. Trâmites essenciais a qualquer controladoria de uma empresa.

Por meio da ferramenta de gestão, é possível parametrizar regras a partir das obrigações fiscais, sejam elas declarações acessórias federais (SPED, contribuições, etc), estaduais (SPED Fiscal) ou municipais, facilitando a entrega correta de informações.

Vale lembrar que o software de gestão também auxilia o gestor em outras questões referentes aos trâmites da área como:

  • Transmissão eletrônica de notas fiscais;
  • Emissão em contingência;
  • Cancelamento eletrônico;
  • Inutilização de numeração;
  • Emissão de DANFE;
  • Geração de transferências automáticas através de replicação.

Deste modo, o Enterprise Resource Planning (ERP) auxilia a empresa a levantar dados e enviá-los sem que haja risco de devoluções, ocasionadas por discrepância nos valores informados. Assim, você atende às legislações e às obrigações acessórias, evita transtornos e aumenta a performance da equipe responsável pela controladoria da empresa.

Além disso, a ferramenta assegura o sigilo das informações, passando a manejá-las de forma mais prática e segura. É como garantir a integridade fiscal do empreendimento, evitando dores de cabeça, dentre outros transtornos.

Atente-se ao que o mercado está oferecendo

O grande número de atividades diárias desempenhadas pelos gestores, muitas vezes, não permite uma atenção especial às obrigações fiscais da empresa. E isso é ruim, uma vez que, sem a devida atenção, todo o processo contábil estará suscetível a erros, que geram transtornos e muitas burocracias.

Deste modo, é importante investir em um sistema ERP que integre as informações e que facilite a mensuração de dados para o cumprimento das obrigações fiscais. Vale lembrar que é essencial se atentar às soluções oferecidas por empresas com expertise de mercado, qualificadas para desempenhar um bom trabalho em sua organização.

Em outras palavras, os benefícios da ferramenta de gestão ERP proporcionam:

  • Mais agilidade nos processos fiscais;
  • Acesso a relatórios e a informações essenciais para a tomada de decisões;
  • Redução de custos com contratações de profissionais contábeis;
  • Minimizar os erros gerados por manuseio de ferramentas como planilhas, etc.
Quer saber mais?
Deixe seu contato que um de nossos consultores irá te retornar e detalhar o que um Software ERP poderá fazer para alavancar seu negócio.


O ERP da Teknisa, Pebbian, integra todas as informações da sua empresa, proporcionando dados de fácil acesso por meio de relatórios e gráficos intuitivos, que podem ser acessados de qualquer dispositivo móvel.

Curtiu o texto? Não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!

2018-12-10T09:52:59+00:007 de dezembro, 2018|ERP|

Deixar um comentário

9 + seis =