Alimentação escolar: é possível descomplicar esse momento

Devido à correria do dia a dia, dedicar um tempo para o preparo dos lanches diários nem sempre é uma opção. Com isso, a alimentação escolar se torna muitas vezes uma preocupação para os pais, e a única alternativa é contar com a refeição oferecida nas lanchonetes instaladas nas escolas. No entanto, fornecer o dinheiro ao filho e deixá-lo escolher o que comer pode não ser tão simples assim. Afinal, existem diversas opções, muitas delas não – saudáveis, por exemplo.

Outro fator bastante comum são os intervalos curtos, que muitas das vezes o aluno perde todo o tempo do recreio enfrentando a fila do caixa e, em seguida, outra fila para pegar sua merenda. O que era para ser um momento de recreação acaba gerando confusão e estresse.

Qual pai nunca passou pela situação de esquecer de tirar dinheiro e não ter em espécie para dar ao filho para comprar seu lanche? Indo um pouco além na problematização: em uma época em que a obesidade infantil está se alastrando por todo o mundo, qual o controle que os responsáveis têm quanto à qualidade da escolha dos filhos na hora de se alimentarem sozinhos?

Todas essas questões têm muita relevância e é preciso que toda a comunidade escolar – pais, educadores e gestores – estejam atentos à soluções que possam garantir praticidade e qualidade para todos. E é sobre isso que vamos dialogar a seguir, continue nos acompanhando. 🙂

Quais os benefícios e por que investir em soluções tecnológicas?

Uma boa alternativa é contar com softwares voltados para a gestão de vendas em escolas que possibilitem mobilidade e diversas funcionalidades específicas, garantindo segurança e conforto nesse tipo de transação.

Como já vimos nesse post, as ferramentas tecnológicas já estão presentes tanto nas salas de aula quanto na hora do lanche. Com terminais de autoatendimento (TAA) e/ou aplicativos, por exemplo, os alunos conseguem fazer seu pedido de forma rápida e segura. Os pais também não ficam de fora, afinal, é possível que eles façam o controle da verba destinada à alimentação. Com isso, o aluno recebe um cartão magnético ou pulseira QR Code e seu responsável pode recarregá-lo de onde estiver e ainda fazer o acompanhamento em tempo real.

Logo após o pedido do aluno, a cantina recebe prontamente as solicitações através de um painel, possibilitando um agilidade de entrega, evitando filas e circulação de dinheiro em espécie.

No caso do sistema de autoatendimento, o aluno também solicita antecipadamente, confirma a compra e retira o pedido no caixa.

Assim, é possível para as lanchonetes desfrutarem do aumento de faturamento e para os pais outros benefícios, tais como:

    • Compras sem filas;
    • Praticidade;
    • Reeducação financeira, afinal, os alunos a partir disso precisam lidar com a verba atribuída;
    • Gestão de gastos e mais autonomia para os pais controlarem a quantidade de consumo de um ou mais produtos por período; valor gasto diário e acompanhamento nutricional.

Alimentação escolar: otimize a hora do lanche de maneira prática e eficaz

Bom para os alunos, para os pais e para as escolas

Não seria interessante acelerar as vendas utilizando terminais de autoatendimento, aumentar o faturamento, reduzir a mão de obra, controlar o estoque e ainda oferecer a possibilidade da compra online dentro da loja física? Vimos, no decorrer desse post, que já existem soluções no mercado que vão além e ainda possibilitam a fidelização e o cadastro dos clientes.

Todas essas utilidades não beneficiam apenas a lanchonete. Por meio de um aplicativo, com poucos cliques, os pais conseguem ter uma interação maior nesse momento – ainda que distante. Além de limitar os gastos diários e efetuar recargas usando cartões de crédito, débito e alimentação, também é possível que os pais tenham um controle mais eficaz na alimentação dos filhos.

Dessa forma, é possível tornar essa experiência flexível e menos burocrática. As escolas precisam se atentar na escolha dos fornecedores de lanche – que, por sua vez, também precisam ficar por dentro dos avanços tecnológicos, que podem modernizar e fomentar os negócios. Escolas com lanchonetes modernas podem atrair pais que se preocupam, entre outras coisas, com a saúde de seus filhos.

Ficou interessado em saber mais sobre soluções focadas em alimentação escolar? Conheça a solução NoCash e o TAA da Teknisa e saiba como podemos agregar valor ao seu negócioEntre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Estamos sempre dispostos a te auxiliar no que for preciso. E não esqueça de deixar um comentário para sabermos o que achou do conteúdo. Gostaríamos de saber sua opinião. 🙂

2018-12-07T10:19:17+00:0013 de julho, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

um × dois =