terceirizar os processos bpo

Você já cogitou terceirizar os processos da sua empresa? A terceirização do trabalho nada mais é que contratar outra empresa para prestar um determinado serviço. No setor de alimentação, a contratação de Business Process Outsourcing (BPO’s) têm se tornado uma prática cada dia mais comum.

Diversos benefícios podem ser alcançados com a contratação de um time de profissionais experientes com amplo know how dos processos de trabalho. Dessa forma, ao terceirizar os processos, os gestores ganham mais tempo para focar em sua empresa e em suas estratégias de negócios.

Além disso, com um olhar crítico de quem vem de fora também é possível analisar os vícios nas rotinas e, muitas vezes, realizar a redução de custos – priorizando investimentos e construindo parcerias produtivas que auxiliam na expansão do negócio.

Ao implantar um BPO de Compras – que é uma forma de terceirizar os processos – é necessário formar uma equipe que entenda a real importância e siga as premissas de boas práticas. Além disso, é primordial a participação assídua da presidência da empresa e dos usuários chaves de cada área nas reuniões de alinhamento e apresentação de resultados. Vale ressaltar que para comprar bem é necessário tempo para negociar e analisar o mercado.

 

Quando o assunto é redução de custos, a Teknisa tem muito a acrescentar. Clique e confira a entrevista em que a diretora de Mercado, Cíntia Rios, ressalta que “a porcentagem de redução de custos pode variar de 5% à 10% a partir de uma boa gestão”.

 

Terceirizar os processos e manter a equipe alinhada

Para a realização deste serviço o software utilizado pela empresa é indiferente, pois a realização é feita in loco. No entanto, é necessário que todos os envolvidos colaborem de forma pacifica; disponibilizando todas as informações necessárias para os profissionais terceirizados realizarem a tarefa. Reuniões periódicas com a supervisão e a gerência são partes imprescindíveis do processo para manter todos alinhados.

A implantação do BPO pode variar de acordo com o empenho, tamanho e informações fornecidas pelo contratante. Em média tem duração de até três meses.

Para que os resultados sejam alcançados ao terceirizar os processos são realizadas manutenções de todos os cadastros envolvidos nas compras e suprimentos, cotação negociação de preços. Além disso, as listas de preço também precisam ser disponibilizadas para a geração e envio das autorizações de fornecimento. O follow-up com os fornecedores é essencial.

Ao final do projeto a padronização e a automatização dos processos tornam-se evidentes e, além disso, a equipe é treinada para manter o foco na negociação. Também é comum observar mudanças quanto à agilidade na tomada de decisão e a melhoria no atendimento das áreas de operação e de planejamento.

Empresas que conquistaram bons resultados ao terceirizar os processos

Para garantir o bom funcionamento dos negócios, os empresários têm usado, cada dia mais, a tecnologia como aliada. Quando a Massima – Soluções em Alimentação começou a implantar o Planejamento e Controle da Produção (PCP), percebeu que precisava de uma ferramenta que retroalimentasse o sistema de comunicação entre os setores de suprimento, planejamento e operações.

Foi então que notou-se a necessidade de contratar um serviço que auxiliasse na gestão. “Estávamos somente implementando dados, sem terceirizar a agilidade de análises. Dessa forma, nossos profissionais que estão a frente da gestão de unidades não tinham consciência da importância da imputação de dados e informações como a previsibilidade”, conta a Diretora de Materiais e Novos Negócios, Susana Steigleder.

Referência no ramo de restaurantes corporativos, o Grupo Risotolândia estava em busca de controles mais eficazes e investiu em projetos que miravam a redução de custos, como a Consultoria em Processos, da Teknisa. A parceria resultou em mais assertividade no planejamento e aumentou a produtividade da equipe. Clique e confira a matéria especial que saiu na edição nº 121 da Revista Food Service News sobre a implantação do projeto.

Escrito por Comunicação para o Mercado

Divulgação do know how da Teknisa aliado às tendências do mercado, abordando temas de relevância tecnológica e empresarial.

Ver todos artigos do autor