Treinar equipes é essencial para a produtividade de qualquer negócio. Sem o conhecimento e habilidade dos colaboradores, dificilmente o gestor conseguirá desempenhar seu trabalho da melhor forma.

No entanto, apenas dispor de um time não é o bastante para garantir que tudo funcione conforme o planejado. É necessário, principalmente, capacitar a equipe para que a performance seja cada vez mais crescente no cenário de trabalho.

E, no caso do franchising, a história não é muito diferente. Isso porque, a depender do negócio, estamos lidando com várias unidades de franquias que necessitam de bastante atenção dos gestores.

Mas, qual a maneira mais eficaz de treinar equipes para que elas desempenhem um atendimento positivo e memorável aos clientes? Continue acompanhando para descobrir!

Foco no trabalho em equipe

Toda empresa necessita de colaboradores. Mas, só isso não basta. É necessário, antes de qualquer contratação, estabelecer alguns parâmetros, como o objetivo da organização e seus valores, o que contribui para que as funções sejam desempenhadas com mais assertividade pela equipe.

Por isso, o gestor deve ter uma visão estratégica do capital humano como forma de aumentar o engajamento com o time de funcionários presentes na empresa. Assim, cada colaborador poderá exercer suas atribuições com mais excelência.

No caso do atendimento, é primordial que a equipe seja capacitada para oferecer uma experiência positiva aos clientes, cada vez mais atentos e exigentes.

Você sabia que atendentes amigáveis são capazes de fazer com o que os consumidores não só se apaixonem pela marca, como também se tornem advogados da empresa?

Cientes disso, os gestores devem investir em melhores práticas de atendimento para a sua equipe. E qual a melhor forma de fazer isso? Por meio de treinamentos. Claro, sempre embasados nos objetivos e valores da empresa que devem ser bem definidos, conforme anteriormente citado. E o que mais?

treinar equipes

Treinar equipes em Franchising

No Brasil, o investimento em franchising é cada vez mais expressivo. Em 2018, o segmento cresceu mais de 7% no país como apontam os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Diante de um cenário promissor como este, os gestores que invistem em equipes qualificadas ganham em desempenho nas inúmeras funções em uma rede de franquias.

Mas, por onde começar?

Pense em contratações logo de início

Em primeiro lugar, é importante que os líderes tenham em mente contratações em médio e em longo prazo. Assim, são evitadas contratações precipitadas, que ocasionam em futuros problemas à equipe de forma geral.

Lembre-se que todo o processo gera gastos à empresa, por isso, invista corretamente no início para não arcar com custos no fim.

Capacitar seu colaborador nunca é demais!

Depois de um recrutamento bem planejado e estratégico, é hora de potencializar as habilidades do novo colaborador.

Esse é um bom momento para reforçar os valores da empresa, deixando-os claros principalmente no ambiente de trabalho e durante o atendimento ao consumidor. Não se esqueça de valorizar o profissional da mesma forma como você o faz com seus clientes.

A mesma lógica se aplica à equipe, por isso, coloque em prática sua gestão de capital humano. Lembre-se que a capacitação é um processo contínuo!

Motivar é bom e todo mundo gosta

Assim como a capacitação, a motivação do funcionário ou da equipe deve ser trabalhada sempre que possível. Por isso, ponha em prática algumas ações para valorizar seus colaboradores.

Oferecer um plano de carreira aos funcionários que não fique apenas na teoria promove o real crescimento do profissional na empresa e chama a atenção da equipe de forma geral, tornando-a mais apta para alcançar seus objetivos.

O reconhecimento é outro exemplo. Colaboradores que são notados tendem a serem mais produtivos. Por isso, inclua os feedbacks na rotinas da empresa, sempre pontuando os pontos de melhoria de cada funcionário.

Lembre-se: todo colaborador deve estar feliz na organização em que trabalha. Só assim o atendimento será melhor prestado.

Investir em ferramentas para treinar equipes

Por último e não menos importante: invista em tecnologia.

Hoje existem soluções que otimizam a gestão do capital humano e tornam o trabalho do líder ainda mais prático. São ferramentas que integram todas as informações em uma só plataforma, permitindo um controle assertivo das equipes.

Com dados estratégicos em mãos, os gestores são capazes de pensar mais estrategicamente, além de tomar decisões em menor tempo e com mais sabedoria.

O que você achou do conteúdo? Comente abaixo e compartilhe o texto em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂