Qualidade no atendimento: uma peça-chave para a fidelização de clientes

Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Os hábitos de consumo estão mudando cada vez mais. São muitos os relatos de pessoas que desistem de frequentar determinado restaurante porque está muito cheio ou porque o atendimento não atinge às expectativas. Com isso, a preocupação do cliente tem ido além da qualidade dos produtos adquiridos e serviços ofertados.

Garçons que demoram no atendimento, cozinha que atrasa na entrega dos pedidos ou até mesmo lentidão para o fechamento de uma conta: todos esses fatores são determinantes e podem fazer com o que o cliente vá para a concorrência.

Dessa forma, mesmo com a casa cheia, o serviço precisa ser impecável e o bom gerenciamento não pode ser afetado. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre a importância da qualidade no atendimento para a fidelização de clientes com soluções práticas e eficazes!

Otimize processos e escolha a melhor solução em automação

Existem soluções em automação no mercado que (auxiliam) a otimizar o atendimento, seja ele na entrada, na cozinha ou na saída dos restaurantes, bares ou qualquer outro estabelecimento que forneça refeições.

Essa não é uma questão secundária ou complementar: está entre os fatores decisivos no sucesso ou no fracasso do seu negócio.

Integrar o atendimento com a produção implica em mais agilidade e organização. Além dos benefícios na operação, modernizar controles também agrega mais valor ao produto/serviço e proporciona uma melhor experiência para os clientes.

Outro fator importante da automação comercial está ligado diretamente à rentabilidade do negócio. Com a operação mais eficiente, mais clientes serão atendidos e, assim, o fluxo e o faturamento também tendem a aumentar.

Permitir que seus clientes realizem seus pedidos pelo próprio celular e por terminais de autoatendimento (TAA) também é uma forma de inovação. Além da redução dos gastos, essa é uma maneira de promover uma experiência diferenciada, garantindo a fidelização do público.

Evite filas e garanta comodidade

Efetuar uma boa gestão da fila de espera é um grande desafio para muitos gestores. Uma pesquisa feita pelo DataFolha com 805 pessoas (São Paulo, 2014), aponta que 76% dos entrevistados já desistiram de alguma atividade para não ter que aguardar na fila.

Atendimento ao cliente é o novo marketing.
— Derek Sivers, CD Baby

É possível evitar esse tipo de situação por meio de soluções tecnológicas já disponíveis no mercado. Como por exemplo, fornecer um modo de pagamento com cartão exclusivo pré-pago, recarregável e personalizável. Dessa forma, antes de fazer as compras, o cliente coloca crédito e define limite de saldo para compras, mantendo total controle de seus gastos e evitando a tão desagradável espera nas filas.

Qualidade no atendimento: fator importante na decisão de compra

Uma pesquisa feita pelo Sebrae, conta que a maior parte das micro e pequenas empresas no Brasil precisa melhorar na qualidade do atendimento ao consumidor.

A pesquisa contou com 33 mil entrevistas feitas com empreendedores e consumidores em mais de 70 municípios. Além disso, revelou que o fator mais importante para uma decisão de compra é um bom atendimento; sendo até mais relevante que o preço do produto e/ou serviço.

Relembrando um dado importante que levantamos nesse post que revela sobre o que é mais importante na hora de fidelizar o cliente. De acordo com um estudo levantado pela New Voice Media, ficou provado que 50% dos consumidores voltam a utilizar produtos ou serviços de uma empresa, mais de uma vez, após uma experiência de atendimento positiva.

Estamos em um cenário no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes. Portanto, garantir a qualidade no atendimento é primordial para o seu negócio, uma vez que a fidelização tem se tornado um desafio diário, porém, necessário para se conquistar lucros expressivos.

Você, enquanto gestor(a) tem adotado alguma prática para alcançar a excelência no atendimento do seu restaurante? Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários. 🙂

2018-12-07T10:19:06+00:0026 de julho, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

dois × 5 =