Um dos maiores desafios para empreendedores – ou interessados no assunto – é compreender como aplicar uma logística funcional à empresa. Muito se discute, inclusive, se existe uma metodologia para garantir a exatidão dos fluxos. Fórmulas também são cogitadas para isso. E esse é um impasse significativo aos diretamente relacionados a uma empresa. Independente de qual setor esteja inserida, garantir a alta produtividade, permeada por uma margem de lucro favorável, é uma meta-raiz. Contudo, mais que investir tempo e dinheiro para que os processos sejam desempenhados corretamente, é entender como cada segmento que compõe a empresa funciona. Compreender a importância do setor de vendas, ou da equipe de gestão financeira, é um começo.

Entretanto, subentende-se que estamos inseridos em uma sociedade de constante progresso tecnológico. Certo? Seguindo o raciocínio, também é pertinente destacar que a maneira de gerir uma empresa também passou por mudanças. Ou, digamos, adaptações. Dessa forma, contextualizar o empreendimento às ferramentas digitais se faz necessário. Conforme explicado em postagens anteriores, a adoção de um software auxilia o fluxo dos processos como um todo. Assim, optar por uma ferramenta corporativa (ERP) que centralize as operações da empresa contribui, não apenas para o aumento da produção, como também na lucratividade dos negócios.

E, por falar em lucros, você sabia que é possível gerir as finanças da empresa por meio de softwares apropriados? A adoção da ferramenta também agrega benefícios em curto e longo prazo às empresas. Vamos conhecer alguns dos benefícios das plataformas online de gestão financeira? Acompanhe!

Controle dos fluxos bancários e de caixa

Uma das vantagens mais proeminentes do software de gestão financeira é viabilizar um controle mais assertivo dos fluxos. O acompanhamento de cada trâmite contribui para uma visão mais abrangente do empreendimento. Além disso, possibilita que projeções sejam feitas com mais exatidão, ainda que em longo prazo. Seguindo o raciocínio, pode-se dizer que a funcionalidade contribui direta e indiretamente na otimização dos processos. Dessa forma, desdobra-se no aumento da produtividade, que influencia nos lucros do empreendimento como um todo.

Precisão nas informações

Se estamos dialogando sobre finanças, pode-se dizer que alguns cálculos também fazem parte do cenário. Dito isso, é correto afirmar que o software de gestão financeira contribui para a exatidão nas informações demandadas ou cedidas. Evita-se erros e/ou possíveis transtornos causados por eles. Além disso, a visibilidade dos fluxos financeiros auxilia o gestor a realizar planejamentos mais assertivos, além de dispor a ele uma ampla visão sobre o andamento dos processos de maneira geral.

Acesso a relatórios

Poder contar com a exatidão nas informações dispostas pelos softwares de gestão financeira também se desdobra em outros benefícios. Um bom exemplo são os relatórios gerenciais. Com a precisão garantida pela ferramenta é possível filtrar dados de preferência, o que torna a visualização ainda mais prática. A apresentação de resultados por meio dos relatórios personalizados garante uma percepção mais apurada dos fluxos, além de contribuir para que os próximos passos sejam melhor planejados a partir de cada informação disponibilizada.

Proteção de dados

Maior controle sobre o fluxo de caixa exige mais segurança nos trâmites econômicos. E este é mais um benefício que o software de gestão financeira é capaz de agregar às empresas. A centralização dos processos contribui para a praticidade dos processos. O backup de informações, prevista na ferramenta, evita a perda de dados, que pode ocorrer por diversos motivos. De tal forma, otimiza-se os os presentes fluxos, garantindo discrição em cada etapa de gestão. A proteção de dados garante sua longevidade, evitando assim, vulnerabilidade quanto a ataques e falhas internas do sistema.

Conclusão

Diante de tantos benefícios, é inevitável sugerir que a adoção de um software de gestão financeira é quase obrigatória. Empreendedores ou interessados no assunto não só podem — como devem — cogitar a hipótese. Além do mais, seguir o percurso proposto pelas ferramentas tecnológicas também garante um diferencial em relação aos concorrentes, o que contribui ainda mais para a visibilidade da empresa. Entretanto, antes de optar pela implementação do software de gestão financeira, é necessário pesquisar bem sobre ele. Eleja uma plataforma qualificada e com expertise de mercado. Assim, você poderá garantir bons resultados e sair à frente no cenário em que se encontra inserido. Invista!

Queremos saber a sua opinião. Acredita que a adoção de um software de gestão financeira agrega benefícios às empresas? Pensa que é uma engrenagem indispensável a qualquer empreendimento? Queremos saber o seu posicionamento. 🙂

Escrito por Comunicação para o Mercado

Divulgação do know how da Teknisa aliado às tendências do mercado, abordando temas de relevância tecnológica e empresarial.

Ver todos artigos do autor