Teknisa://Por que o sistema KDS é importante para aumentar a produção?

Por que o sistema KDS é importante para aumentar a produção?

Quando o assunto é tecnologia no segmento food service, é impossível não falar sobre a importância dos softwares de gestão. Ferramentas como o sistema KDS (Kitchen Display Systems), por exemplo, surgem como opções para otimizar os processos internos da cozinha.

Em um cenário em que a exigência do mercado tem prevalecido, os gestores buscam por soluções eficazes e contínuas para seus estabelecimentos. A tecnologia é, portanto, associada a uma peça-chave para a execução de demandas.

O sistema KDS, por exemplo, é uma engrenagem importante para manter o controle da cozinha dos restaurantes, e até indústrias, funcionando corretamente.

Assim como outras ferramentas, a funcionalidade agrega vários benefícios ao estabelecimento que o adota. Principalmente se estamos dialogando sobre a experiência do cliente.

Com a expectativa do consumidor em mente, os gestores de estabelecimentos food service buscam por soluções prática e efetivas.

Mas, como o sistema KDS pode contribuir positivamente ao seu restaurante? Acompanhe o post e descubra! 🙂

O sistema KDS e os dois cenários de uma empresa

Antes de iniciarmos o nosso diálogo sobre os benefícios da implantação do sistema KDS na sua empresa, é importante entendermos que existem dois panoramas para cada organização.

O primeiro deles consiste em uma companhia que possui processos internos bem definidos. Os gestores que obtêm acessos aos dados estratégicos, além de uma noção apurada dos fluxos, conseguirá implementar o sistema KDS com mais facilidade.

Isso se dá devido ao fato da ferramenta mensurar informações que já estão tangíveis aos tomadores de decisão, ajudando-os a suprir as expectativas e metas.

Por sua vez, o outro cenário refere-se à uma empresa que não possui processos bem definidos. Se o sistema KDS for implementado nesta organização, seu manuseio não será tão assertivo. Em outras palavras, pode mais atrapalhar do que colaborar.

Por isso, antes de qualquer adesão, realize um levantamento de algumas questões como: quais produtos sua empresa oferece? Quanto tempo de produção por etapa? Quais as etapas de produção e os desafios?

O diagnóstico do cenário atual orienta o gestor a definir as metas da implantação do sistema KDS. Além disso, permite a análise mais apurada do tempo para a produção de cada alimento.

Vale lembrar que toda essa visão abrangente possibilita um atendimento mais ágil e eficaz aos seus clientes.

Dito isso, vamos descobrir quais as melhorias que o sistema KDS agrega à sua empresa?

Otimiza as funções internas

Vamos imaginar que um estabelecimento X precisa produzir uma quantidade específica de hambúrgueres a partir da matéria-prima, e em um determinado período de tempo.

O sistema KDS permite a visualização dos pedidos aos funcionários, que poderão gerir seu tempo de forma estratégica. Dessa forma, a produção não é comprometida e atrasos são evitados na entrega dos pedidos.

Além disso, a ferramenta ainda otimiza a comunicação entre o atendente e a cozinha. O pedido realizado pelo cliente é projetado no painel aos integrantes que realizam a montagem dos hambúrgueres.

A partir daí, a produção é iniciada, otimizando o tempo e a produtividade da equipe.

Permite o aprimoramento dos processos internos do seu restaurante

Do ponto de vista do gestor, com o KDS, é possível mensurar dados importantes, sobretudo quanto à produtividade da equipe. Vamos utilizar novamente o mesmo exemplo acima, da montagem dos hambúrgueres.

Supondo que a equipe da cozinha consiga montar uma quantidade Y de sanduíches com determinada quantidade de matéria-prima e tempo. Se, por algum motivo, o processo não seja realizado na projeção calculada, o gestor tomará conhecimento.

Por meio dos dados dispostos pela ferramenta, o tomador de decisões consegue identificar as lacunas no procedimento e se posicionar para supri-las.

Possibilita um controle mais assertivo dos dados e da equipe

A disposição das informações mensuradas pelo sistema KDS também permite que gestor meça a produtividade dos processos. Por exemplo: quanto tempo a equipe da cozinha tem levado para a montagem dos hambúrgueres?

Quando falamos de metas, os dados são ainda mais relevantes. É possível estabelecer um ritmo de produção de forma a torná-lo estratégico. Qualifica-se, então, a mão de obra, tornando-a mais dinâmica e produtiva.

Por exemplo, se uma grande leva de clientes chegar até o seu estabelecimento, a equipe poderá atendê-los sem dificuldades.

Por meio da tecnologia, cada pedido é registrado e encaminhado à cozinha de forma parametrizada, e cada produção já se inicia.

Sincroniza os processos e contribui para a fidelização dos clientes

Em alguns estabelecimentos de alimentação fora do lar, pode acontecer que o pedido leve mais tempo que o esperado para ser entregue.

O mesmo vale para equívocos nas comandas, que geram transtornos aos clientes. Em outras palavras: erros nos pedidos, que podem ser graves, inclusive.

O sistema KDS também colabora para otimizar esta questão. A sincronização entre os atendentes e a equipe da cozinha torna a comunicação mais apurada.

Realizado de forma simultânea, os pedidos que são colocados em produção serão feitos em tempo hábil.

O detalhamento da ordem, por sua vez, também ficará visível no sistema aos colaboradores da cozinha. Assim, minimiza-se os riscos de erros na execução, longas esperas e aumenta-se as chances de satisfação dos clientes.

Um atendimento eficaz recorrente: qual a probabilidade de se fidelizar consumidores? Consideravelmente grande!

Reduz custos e aumenta a segurança

Centralizar os pedidos em um único sistema tecnológico também consiste em um viés sustentável. Imagine a quantidade de materiais, como o papel, utilizados na confecção de comandas, que podem ser economizados.

A disposição estratégica das informações através dos monitores da ferramenta KDS também permite uma organização mais apurada da equipe.

Outro cenário que pode ser evitado pela implantação do sistema, é o transtorno causado ocasionado pelo defeito técnico de um hardware. Com os monitores KDS, o risco é evitado, já que os colaboradores podem sempre acompanhar o fluxo em mais de uma tela.

Sistema KDS: indispensável aos estabelecimentos!

Você concorda que ter um sistema KDS pode mudar/melhorar/aumentar a produtividade e a lucratividade do seu restaurante?

Agora você já sabe de alguns dos vários benefícios que o sistema KDS agrega ao seu empreendimento. Que tal colocá-lo em prática em seu planejamento?

A adoção do sistema ainda gera um diferencial de mercado, posicionando a sua empresa à frente da concorrência.

Quer saber mais sobre assunto? Entenda como aumentar a performance da sua cozinha em até 50% com o KDS.

O que achou do texto? Não deixe de comentar se as dicas foram úteis a você. 🙂

2018-09-28T16:00:44+00:009 de maio, 2018|Automação Comercial|

Deixar um comentário

15 + 18 =