Sabemos que no mundo corporativo são muitas as regras, impostos e contribuições importantes e necessárias para ficar em dia com a Receita Federal e manter a sua empresa em dia e regularizada.

Por isso, é imprescindível organizar e declarar as chamadas obrigações acessórias para garantir a longevidade da empresa.

No entanto, na prática, todos os processos referentes a esse tipo de controle podem ser significar um grande desafio aos gestores. Sendo assim, como desburocratizar as obrigações fiscais e estar em dia com cada trâmite?

Continue acompanhando para saber mais!

obrigações acessorias

Os desafios no dia a dia de uma empresa

É sabido que atualmente que obrigações tributárias das empresas se dividem em duas:

  • Obrigação tributária principal — pagamento do tributo em si (imposto, contribuição, taxa, etc).
  • Obrigações tributárias acessórias — trâmites que servem como base para o pagamento do tributo e futura fiscalização do governo.

Porém, seja no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Real, os gestores entendem o processo como trabalhoso e burocrático. E a verdade é que não como fugir.

As três esferas federal, estadual e municipal somam hoje uma grande quantidade de informações que precisam ser cuidadosamente repassadas ao Fisco. A saída então é se atentar para essas questões e buscar a melhor maneira de tratá-las.

Até porque, caso ocorra alguma infração, como atraso na entrega das obrigações, informações incorretas ou incompletas, as empresas podem sofrer penalidades, comprometendo bastante o fluxo de caixa.

Mas, temos uma dica para você: para se certificar que as informações prestadas ao Fisco estejam corretas e completas, é bom se atentar às ferramentas que garantem esse repasse fiscal e tributário.

Além disso, sabemos que a alta carga tributária do país gera para as empresas baixa produtividade de seus colaboradores, pois eles dedicam boa parte do tempo imputando dados e realizando outras atividades relacionadas aos processos e as mudanças na legislação. O resultado disso é tempo gasto com assuntos que não deveriam exigir tanta energia.

Dessa forma, o grande desafio das empresas, hoje, é ter uma estrutura adequada para acompanhar todos os processos referentes às obrigações acessórias, além da agilidade, automatização e segurança para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Mas você já parou para pensar que existem softwares ERP específicos que podem ajudar o seu colaborador e a sua empresa no dia a dia?

É hora de descomplicar as obrigações acessórias!

As ferramentas mais atuantes no mercado já consideram as diferenças de alíquotas de um estado para o outro e as mudanças na legislação, considerando os âmbitos federal, estadual e municipal.

Existem softwares específicos no mercado nos quais todas essas atualizações tributárias são feitas com a garantia de que o imposto está sendo pago de acordo com as normas e regulamentos vigentes, com a inteligência de cálculo e parametrizações exatas.

O resultado é otimização de tempo e respaldo das informações prestadas. E o que é melhor, com a garantia de que cada trâmite esteja sendo realizado da forma correta.

Saiba que nossos especialistas também podem te ajudar a fazer essas apurações em segundos e de maneira eficaz e segura!

Procure um de nossos profissionais para analisar o cenário da sua empresa, propondo assim as melhores soluções para o seu negócio!

Curtiu o texto? Então comente abaixo o que você achou e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 🙂

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂