Rastreabilidade: o que é e qual a sua importância?

Muito se discute sobre o cenário industrial e suas inúmeras vertentes. Questiona-se, sobretudo, se existe alguma solução efetiva que garanta a excelência na logística aplicada nas indústrias. Em tese, a produção em pequena ou larga escala, exige que cada aresta que as compõem se encontre em harmonia. Dessa forma, elementos como mão de obra, materiais, e insumo, por exemplo, devem estar em completa sinergia. Assim, é possível garantir assertividade nos resultados, balanceando a equação entre qualidade e tempo de produção. Contudo, mais importante que manter as engrenagens em funcionamento, é acompanhá-las para garantir sua execução e constantes desdobramentos. Estamos falando de rastreabilidade?

infografico rastreabilidade 03

Com o progressivo avanço tecnológico, diversas ferramentas foram desenvolvidas visando suprir as demandas – e lacunas — do mercado.  Plataformas e softwares criados para atender aos inúmeros segmentos, a incluir o setor industrial, têm auxiliado as empresas a cumprir com o seu papel. Apesar da possível resistência enfrentada por alguns gestores, a adoção das ferramentas se prova como uma medida, não apenas vantajosa, como necessária. E, no caso do segmento referente às indústrias alimentícias, o raciocínio não é diferente. Coordenadores têm optado por softwares que garantem uma gestão mais efetiva. O que influencia diretamente na produção e, consequentemente, na lucratividade do setor.

Partindo desse pressuposto, vamos imaginar o seguinte cenário: uma indústria de alimentos e/ou bebidas, que produz em tempo X, mas não possui o devido controle sobre o seu fluxo. Tampouco faz uso de uma logística eficaz, ou não possui acesso ao histórico de cada etapa de produção. Diante da situação, o que seria interessante para o gestor ter em mente? O ideal seria uma ferramenta que lhe garanta o controle das operações, certo?. Dessa forma, qualquer variável no fluxo de produção será percebida, garantindo mais segurança ao processo.

infografico rastreabilidade 04

Rastreabilidade: você pode não conhecê-la, mas precisa dela  

O conceito de rastreabilidade surge como um termo que designa a capacidade de poder rastrear um objeto. Em outras palavras, é poder identificar a localização de um produto, seus componentes, ou serviço, nas etapas da produção. A rastreabilidade viabiliza o acesso ao histórico da mercadoria, por exemplo, tornando o controle ainda mais apurado. Assim, evita-se a perda de informações sobre aquele produto em específico, assegurando ainda mais a procedência e segurança aos consumidores. Por exemplo, uma indústria que opta pelo método da rastreabilidade, consegue encontrar uma mercadoria X. De e em qualquer local.

infografico rastreabilidade 05

Para gestores que trabalham com grandes estoques, a opção se faz de grande utilidade. O uso da rastreabilidade evita a perda do produto por validade, que ocasiona prejuízo às empresas como um todo. Além disso, a identificação também possibilita a consulta dos dados de procedência da mercadoria, como país de origem, componentes ou tipo de material, por exemplo.

Também é possível ter acesso ao local cujo produto será enviado, seja para estabelecimentos comerciais ou alimentícios. Vale ressaltar que a identificação é feita por meio de um código, que facilita a busca. O código de barras é um exemplo da aplicação da rastreabilidade.

Diante da constante necessidade, as empresas e indústrias têm optado por adotar tecnologias que englobam o fluxo de rastreio em questão. A utilização do software garante que a otimização do processo de rastreabilidade aconteça com mais eficácia. Ademais, as indústrias alimentícias visam a redução de custos e aumento da eficiência do estoque, que podem ser viabilizados pela ferramenta online. Uma vez em uso, a plataforma digital permitirá uma gestão mais assertiva, que influenciará diretamente na produção de mercadorias ou serviços, e, consequentemente, na lucratividade da empresa.

infografico rastreabilidade 06

Conclusão

Em suma, a adoção de tecnologias que facilitem o controle da rastreabilidade é uma opção obrigatória aos gestores. Sua utilização surtirá o devido efeito em todas as etapas de produção, garantindo a efetividade da logística. Além disso, é importante ressaltar que, conforme previsto nos artigos 5º e 6º da Resolução-RDC nº. 24/2015 da Anvisa, a rastreabilidade deve ser garantida em todas as etapas da cadeia produtiva, cabendo às empresas manter registros de identificação em seus respectivos produtos.

Dito isso, é importante não apenas a adoção de um software que coordene a gestão do fluxo de produção, como também optar por uma ferramenta com expertise no mercado. Busque por boas referências de sistemas online de gestão de rastreabilidade e desfrute de benefícios. A incluir o aumento de sua produção e faturamento.

E você, o que achou do conceito da rastreabilidade? Acredita que é um investimento em curto ou longo prazo? Pensa que é uma ferramenta indispensável às empresas e indústrias? Não deixe de opinar! :)

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!