Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

A automação comercial está remodelando a maneira como os negócios são feitos. E a transformação digital tem sido uma grande aliada para o varejo e franquias alimentícias.

A automação comercial pode ser aplicada de diversas formas em todo o ciclo de produtos e serviços — da montagem às interações de atendimento ao cliente e pós-venda. E tudo isso veio para reformular os modelos de negócios e a cadeia de valor.

Um estudo recente revelou que 60,4% dos brasileiros pretendem realizar suas compras com sistemas de autoatendimento nos próximos anos. Esse dado nos revela uma nova tendência de consumo, além do tipo de tecnologia que tem se projetado no mercado.

Sistema de Autoatendimento

Nesse sentido, com os sistemas de automação comercial, torna-se possível fornecer um serviço rápido e de qualidade no qual os clientes esperam.
Se você está pensando em investir nessa tecnologia para atualizar seu PDV (Ponto de Venda) e otimizar as operações do seu estabelecimento, provavelmente, tem algumas perguntas em mente:

  • Quais áreas podem ser impactadas com o aprimoramento desta tecnologia?
  • Como as empresas no varejo estão usando essas tecnologias para se manterem à frente de seus concorrentes?

Neste texto, abordaremos tendências importantes dos negócios do mercado food service e como a automação comercial pode se adaptar ao segmento da sua empresa. Confira!

O que é Automação Comercial?

Automatizar sua empresa é tornar os processos mais ágeis e otimizados possível. Para isso, muitos empresários recorrem à tecnologia em forma de soluções e aplicativos que facilitam as rotinas dos funcionários e gestores. Com o auxílio da tecnologia, tudo funciona de forma integrada e eficaz, o que contribui para a redução de custos em várias operações.

O termo pode parecer complicado, mas o processo de integrar essas novas tecnologias ao seu negócio não precisa ser.
Qual empresa não tem um computador, um leitor de código de barras, ou algum sistema tecnológico que facilite seu dia a dia?
Mas, embora todo gestor saiba que existem essas tecnologias, muitos ainda não utilizam dos benefícios dos sistemas de gestão ou softwares de automação comercial.

Em todos os setores, a automação se tornou a chave do sucesso. Seja uma grande empresa ou um pequeno negócio, todos podem incorporar a automação nos diversos aspectos dos negócios: da captura de leads ao fechamento de vendas, e do atendimento aos clientes à verificação das tarefas rotineiras do escritório.

Continue sua leitura e entenda como automatizar os processos pode ser mais fácil do que você imagina!

Qual a importância da Automação Comercial?

Empresas que ainda não estão investindo em sistemas de automação comercial podem estar andando às cegas, o que não é uma opção muito viável ao negócio, visto que os concorrentes já utilizam-se de ferramentas de gestão as quais têm auxiliado a identificar problemas, oportunidades e soluções à organização.

Alimentação fora do lar

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. E, como reflexo das exigências do consumidor, de acordo com a pesquisa da Brasil Foods Trends 2020, a tecnologia ocupará lugar privilegiado no varejo, como o RFID (Radio-frequency Identification), o que facilitará os processos de gestão e o controle dos estabelecimentos comerciais.

É importante observar que a automação não é apenas uma tecnologia de suporte à gestão empresarial, mas uma ferramenta capaz de viabilizar diferenciais competitivos expressivos para o crescimento do seu negócio.

Essa solução, mais ágil de trabalhar, pode melhorar tanto a experiência do cliente quanto as taxas de conversão para outras áreas, como a cadeia de suprimentos (supply chain) da empresa.

Todo negócio precisa de um sistema de gestão ERP confiável e fácil de usar para manter a empresa funcionando sem problemas. Um bom caminho a ser trilhado para a sustentabilidade do negócio é criar diferenciais competitivos com o uso da automação comercial.

Assim, as empresas que investirem em sistemas de gestão terão acesso instantâneo a uma variedade de informações de seus clientes, fornecedores e diversas oportunidades de criar estratégias que poderão aumentar ainda mais a receita.

Quais as vantagens em usar sistemas de automação comercial no PDV do seu restaurante?

Adequar-se aos sistemas de gestão automatizados no PDV garante a segurança e a mobilidade no autoatendimento, uma vez que as vendas também podem ser realizadas por uma plataforma web de delivery, aplicativos mobile e call center.
Além disso, o uso de software de automação comercial nos restaurantes facilita as tarefas de seus funcionários e a melhoria da administração geral do estabelecimento. É o caso das comandas eletrônicas, que permitem que os atendentes registrem os pedidos dos clientes e os enviem diretamente à equipe da cozinha, dando início ao preparo dos alimentos de forma mais rápida.

Outra solução que tem beneficiado muito os restaurantes com a automação e seus clientes são o uso dos cardápios digitais. Ele aumentam a precisão dos pedidos, fomentam um maior consumo de produtos e fornecem informações nutricionais adicionais como, produtos sem glúten, recomendações para diabéticos etc.

Essas são soluções de atualizações simples e que podem ser feitas com a frequência e de maneira criativa pelo dono do estabelecimento. Os cardápios digitais também podem auxiliar na “venda sugestiva” ou em combinações “casadas” que resultam em vendas com valores mais expressivos, gerando aumento de receita e melhorando a satisfação do cliente.

e-book sistema de gestão para bares e restaurantes

Outro fator importante é a agilidade na prestação do serviço, pois com o processo automatizado, sua equipe de garçons poderá atender os clientes com mais eficiência e garantir menor tempo de espera para os clientes. E para finalizar, o cardápio digital pode oferecer a seus clientes imagens do produto próximas à realidade e descrições informativas dos alimentos, o que proporciona uma experiência interativa, nova, memorável e única.

Elimine as complexidades de sua operação nos postos de gasolina

Do serviço de alimentação ao gerenciamento de bombas, o sistema de PDV aborda todos os aspectos de um negócio em uma solução flexível, economizando tempo e custos de gerenciamento.

Cada vez mais, os donos de postos de gasolina lutam para se libertar da “tirania” dos ciclos orçamentários e dos famosos controles de planilhas, além de querer controlar o abastecimento das frotas e a gestão de produtos (estoques) de onde estiver.

E com as ferramentas PDV mobile, o gestor pode administrar todos os segmentos do negócio integrados de um só lugar, seja em postos de rodovia ou em postos de paradouro.

Sistema para posto de combustívelSistema integrado para automação comercial

Sistema de Gestão PDV para Franquias

O setor de franquias é altamente lucrativo e construir uma marca de sucesso não depende apenas de oferecer um ótimo produto ou serviço. Você também precisa de operações eficientes no seu estabelecimento e que sejam personalizadas às unidades, uma vez que cada local tem suas especificidades e demandas.

As redes de restaurantes mais tradicionais, por exemplo, atraem clientes em todos os lugares porque a qualidade dos alimentos e dos serviços são consistentes em todos os aspectos.

Para que o gerenciamento fique mais transparente e eficiente, é fundamental que tanto o franqueador quanto o franqueado utilizem a mesma plataforma.

Gestão de indicadores: Business Intelligence para franquia

Imagine poder acompanhar cada fase dos processos de sua empresa de maneira detalhada e sistemática? A automação comercial facilita que você monitore as áreas de desempenho e, claramente, auxilia os gerentes de franquias a realizar uma boa gestão do estabelecimento.

Observe que é necessário ter uma boa gestão do negócio por meio de um sistema Business Intelligence (BI) que facilite ao gestor controlar todas as lojas e indicadores de desempenho — visualizando todos os setores da franquia — e, caso necessário, filtrar quais as áreas específicas precisam de mais atenção. E com a automação comercial isso é possível!

Os sistemas de gestão facilitam a integração entre os setores, incluindo todas as suas operações, o que otimiza processos e aumenta a sinergia entre as equipes e seus franqueados.

Software de gerenciamento de franquias

NoCash: otimizando a gestão escolar com o sistema cashless

Já pensou em ter mais mobilidade na gestão de sua lanchonete escolar e ainda ter mais aderência em todos os processos voltados para a produção e distribuição da alimentação nas redes de ensino?

Para um número crescente de escolas, os pagamentos com a tecnologia cashless tornaram-se a maneira preferida de garantir que o dinheiro dos pais seja recebido pela instituição de ensino com segurança e gasto da maneira como foi planejado — preferencialmente em uma refeição escolar saudável.
Com essa solução, as instituições estão otimizando seu tempo, beneficiando-se com a redução da administração e da economia direta de custos.

Para isso, as escolas precisam ter clareza sobre suas necessidades futuras para obter a solução certa desde o início do ano escolar. E implementar uma solução que seja boa tanto para os pais e a escola é a chave para o sucesso no relacionamento com o cliente.

Existem também questões claras em torno dos alunos que trazem dinheiro e cartões de crédito dos pais até a escola para pagar refeições, pois ambos podem ser facilmente perdidos ou, no caso das notas em espécie, serem gastas na loja da esquina a caminho da instituição.

Tecnologia Casheless

O sistema cashless possibilita o controle de acesso ao ticket médio e hábitos pessoais do cliente, o que favorece a segurança para ambos os lados — cliente e empresa.

Automação Comercial para Varejo: tecnologia a favor de todos

A automação está trazendo novas tendências para o setor de varejo e impactando a experiência dos clientes assim como para as empresas.

Sistema de automação comercial para o varejo

Para os varejistas, os softwares ERP facilitam a gestão dos negócios e podem melhorar a experiência do cliente. Existem diferentes soluções que automatizam diferentes estratégias facilitando o desempenho de vendas, merchandising, baixa de estoque, controle de emissão de nota fiscal entre outros.

Como empreendedor do segmento de varejo, seja de pequenas empresas ou grandes estabelecimentos, é necessário ter uma visão sistêmica do negócio, afinal, uma engrenagem fora do lugar pode gerar conflitos e ruptura no movimento do eixo-motor. Por isso, é fundamental compreender todo o cenário organizacional.

Imagine você, como gestor, analisar os perfis de clientes e saber quais são suas necessidades, podendo, então, desenvolver campanhas específicas?

Com sistemas de ERP é possível automatizar a análise do comportamento dos clientes para recomendar, por exemplo, os produtos “mais quentes”, já vistos ou comprados.

Ou caso queira, você também pode desenvolver campanhas para liberar o estoque que está com desempenho abaixo do esperado, além de investir em programas de fidelidade, aumentando a possibilidade de fidelização e lucro.

Assim, o software de gestão para o varejo facilita gerenciar os indicadores de desempenho em todos os departamentos da empresa, como medir o giro do estoque, inventário de entrada e saída de produtos, fechamento de caixa, entre outros.

Adotar a automação comercial no varejo impulsiona positivamente o crescimento da sua empresa e garante a construção de um negócio escalável e de maneira ordenada.

Como o sistema PDV pode auxiliar seu hotel ou resort?

Os hóspedes de hotéis ou resorts têm se especializado em tecnologias. Eles comumente adotam o uso de aplicativos e sites para solicitar serviços que otimizem sua estadia, e que os permitem desfrutar de todo conforto de sua viagem.

Por isso, o gestor de restaurantes em hotéis e resorts deve estar atento a essas expectativas.

Sabe-se que um hotel ou resort pode possuir mais de um restaurante ou bar em todo o complexo, o que reforça a necessidade de atenção do controle de cada operação.

Coordenar funcionários da cozinha, rastrear o inventário e maximizar o atendimento aos clientes são atividades que necessitam de uma atenção especial.

Acrescente a isso hóspedes com muitas expectativas nas férias! Tudo isso pode ser um desafio para o gestor.
Nesse cenário, a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar a eficiência dos processos, aumentar a produtividade de maneira geral, e a rapidez nas entregas dos pedidos aos hóspedes.

Observe que, muitas vezes, os restaurantes de hotéis e resorts oferecem vários estilos e conceitos — desde refeições requintadas a lanches e snacks rápidos. Agora imagine um hóspede poder fazer o pedido via aplicativo mobile, ou então ter à disposição um PDV automatizado para que ele não perca tempo enfrentando filas.

A vantagem para o cliente é em poder aproveitar melhor o seu tempo. Já para a empresa, a tecnologia permite oferecer ao hóspede uma experiência positiva e otimizada.

O sistema de ponto de venda automatizado POS veio para melhorar a estadia dos clientes do seu resort e hotel por meio dos totens de autoatendimento e aplicativos mobile.

Se existem bares molhados, por exemplo, o cliente pode fazer seu pedido via app e acompanhar sua produção através da tela do seu smartphone, enquanto desfruta do momento de lazer, sem perda de tempo.

O resort também pode disponibilizar totens de autoatendimento ou tablets em dias de festa ou em horários em que há movimento mais intenso, facilitando o processo de pedidos dos clientes, melhorando a experiência.

A facilidade da automação comercial se dá também para a equipe da cozinha, uma vez que ela recebe os pedidos realizados por meio de celulares, comandas eletrônicas ou tablets através do painel de produção do KDS (Kitchen Display System).

Assim, é possível controlar tempo de produção de cada preparação e gerenciar a montagem dos pratos, o que permite agilidade na entrega para a expedição.

A automação comercial pode fazer muito mais do que facilitar a entrega dos pedidos: ela simplifica as operações internas, facilitando o fluxo de trabalho e otimizando cada rotina, sempre tendo em vista a satisfação dos hóspedes.

Conclusão

A automação comercial oferece uma oportunidade incrível para aumentar a eficiência das operações e melhorar a experiência do cliente — enquanto contribui para o crescimento do negócio.
Por isso, sistemas de gestão PDV (ponto de venda) para gerenciar todos os aspectos — projetados para ser intuitivos — facilitam a gestão da sua empresa.

Com soluções para automação comercial, seu estabelecimento terá os seguintes benefícios:

  • Integração entre todos os setores da empresa;
  • Otimização da experiência do cliente;
  • Planejamento de produção da cozinha (em caso de bares, restaurantes ou lanchonetes);
  • Gestão e controle do fluxo de caixa;
  • Acompanhamento de performance através de indicadores de gestão (BI);
  • Integração entre os setores de backoffice e operacionais.
  • Aumento de receita e lucratividade.

O Odhen by Teknisa é um sistema de gerenciamento de negócios com flexibilidade e facilidade de uso para todos os negócios, seja ele de grande ou pequeno porte.

Contando com vários recursos, o sistema de automação comercial otimiza significativamente seus processos e resultados, de forma a maximizar os lucros.

Você deseja automatizar seu estabelecimento com essa tecnologia? O Odhen by Teknisa está disponível como solução integrada corporativa e operacional para a gestão de seu negócio. Fale com nossos consultores!

Quer saber mais sobre as ferramentas de automação comercial citadas no texto?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.