Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Primeiramente, é muito importante entender como e por que esse tipo de tecnologia pode auxiliar o cenário do varejo em loja de cosméticos.

Como o próprio nome sugere automação comercial é tornar automático os processos operacionais de uma empresa por meio de ferramentas tecnológicas específicas como é o caso de sistemas de gestão.

Em outras palavras é permitir que as atividades gerenciais sejam desempenhadas com mais performance e em menor tempo, auxiliando a organização que faz uso desse tipo de tecnologia a alcançar ainda mais resultados no mercado.

O mais interessante é que o software de automação comercial possibilita aos profissionais acompanharem dados empresariais em tempo real, facilitando na tomada de decisões.

Tudo isso se converge no aumento do desempenho de um negócio, independentemente de qual segmento ele pertencer.

E é claro que a tecnologia de automação comercial está inserida nesse contexto.

aumento de receita em loja de cosméticos

Automação Comercial e o mercado de loja de cosméticos

Sabemos que o mercado, apesar de apresentar sinais de crescimento, encontra-se cada dia mais exigente, o que demanda certas estratégias para que os gestores se sobressaiam diante da concorrência.

Nesse cenário, a automação comercial surge como um diferencial auxiliando os empresários a obter melhores resultados por meio de um sistema de gestão.

Reunindo todas as informações estratégicas em apenas uma ferramenta essa tecnologia permite o acesso a dados gerenciais de forma mais ágil, e o que é melhor, em qualquer lugar.

Tudo isso possibilita uma tomada mais rápida de decisões. Sem contar a assertividade ao se trabalhar com relatórios operacionais e detalhados com informações fidedignas da empresa.

Mas, a questão é: essa tecnologia se aplica no mercado de varejo em loja de cosméticos?

A resposta é: sim! Quer saber como? Continue acompanhando! :)

Compras e Fornecedores: integre e agilize cada processo!

Imagine que você possua uma rede de franquias de alguma marca de cosméticos, perfumaria ou seja um franqueado.

De que forma você faz o controle dos produtos e do que precisa ser comprado? E com quais fornecedores trabalhar?

Se a sua resposta for por meio de planilhas ou relatórios manuais, saiba que você pode estar perdendo tempo e arriscando o seu próprio negócio.

Por isso, o ideal é contar com uma solução de automação comercial que realize a gestão de backoffice e de compras, centralizando as necessidades de acordo com as unidades da franquia ou da sua loja.

Contando com esse tipo de solução é possível gerar uma previsão de compras baseado nas vendas do estabelecimento. Por exemplo: é possível conferir se um produto X teve mais saída que o Y, e com isso, planejar uma próxima compra mais assertiva baseada nos dados gerados pelo sistema de automação comercial.

Outro benefício é poder conferir a relação dos fornecedores diretamente da ferramenta, o que permite um acompanhamento mais estratégico das negociações desde o momento da cotação de preços até a aquisição.

custo benefício para loja de cosmético

Todo esse histórico permite um controle mais apurado do que entra e do que sai nos estabelecimentos, evitando a perda de informações que podem acarretar até mesmo prejuízos financeiros à empresa.

E quanto ao controle de estoque para loja de cosméticos?

Tão importante quanto o processo de compras, o controle de estoque é essencial para garantir o sucesso de vendas em qualquer estabelecimento de varejo.

Até porque é essencial checar se todos os produtos previstos estão armazenados de forma correta, e se é necessário ou não abrir ordens de compra para evitar a falta de mercadorias nas prateleiras.

Por meio de um sistema de automação comercial é possível acompanhar a relação dos itens, além de ser permitido aos gestores a baixa de estoque de forma automática a partir das vendas.

Também é possível segmentar as mercadorias por matéria-prima ou produto acabado, por exemplo.

O preenchimento do estoque pode realizado por meio da própria ferramenta sem a necessidade de um inventário de estoque feito de forma manual. Vale lembrar que, esse controle também pode ser intermediado a partir da integração com um módulo fiscal, que cadastra os produtos a partir da entrada de notas fiscais no sistema.

download do ebook para loja de cosmeticos

Sistema PDV para loja também não pode ficar para trás!

Apesar de garantir uma gestão de backoffice mais estratégica em um estabelecimento ou franquia, o sistema de automação também oferece benefícios para a frente de loja (PDV).

Sabemos que o atendimento é um fator decisivo que contribui, e muito, para o sucesso de qualquer empresa.

consumidor mal atendido

Sendo assim, que tal promover uma experiência positiva e também diferenciada aos seus clientes? Com o sistema de automação comercial é possível promover um atendimento mais qualificado.

Por exemplo: imagine contar com uma sistema em que seus vendedores checam informações em tempo real sobre os produtos para os clientes a partir de um tablet, sem precisar ir até o estoque para conferir sua disponibilidade?

Outro diferencial é a integração do ponto de venda mobile com máquinas de cartão, permitindo um funcionamento completo dos caixas, mesmo que não estejam conectados à internet.

Tudo isso gera uma experiência de atendimento diferenciada, certo?

Não se esqueça do Marketing!

É claro que aumentar a receita de uma empresa e manter todos os processos funcionando em sinergia é a principal meta de qualquer gestor.

No entanto, acelerar as vendas não depende única e exclusivamente de um sistema de gestão para o varejo. Também é necessário que os profissionais da área adotem algumas estratégias principalmente de divulgação do negócio, ou seja, marketing.

Nesse sentido, alinhado a uma inteligência de automação comercial, é possível contar com outros canais de venda como programas de fidelidade, que podem não só trazer mais clientes como mantê-los fiéis ao seu negócio.

Aplicativo de delivery

Além disso, você pode investir em um aplicativo ou site para o delivery de produtos, que também contribui para fidelizar consumidores à marca.

A partir daí, você pode adotar estratégias como oferecer descontos ou brindes na próxima compra, além de enviar códigos promocionais para os clientes que fazem aniversário durante o mês ou até campanhas específicas para quem opta pela entrega em domicílio.

Esse conjunto de ações estimula os consumidores a adquirirem produtos em seu estabelecimento, e isso permite que você crie um relacionamento com cada um deles, transformando-os em advogados de sua marca.

Lembre-se que a maioria dos membros que participam de um programa de fidelidade destacam o desconto como principal benefício. Por isso, coloque seu planejamento em prática!

Conclusão

Ressaltamos alguns dos principais benefícios que o sistema de automação comercial pode agregar a sua loja de cosméticos ou perfumaria.

vantagens para lojas

Tudo isso contribui para mais satisfação dos clientes com o estabelecimento, além de destacar o seu negócio frente a um mercado cada vez mais competitivo.

Vale lembrar que mais de 65% dos consumidores permanecem fiéis a um estabelecimento, seja de qual segmento for, devido a um bom atendimento.

Para te auxiliar, a Teknisa disponibiliza, por meio do sistema de automação Odhen, funcionalidades que permitem mais desempenho por meio de um controle apurado dos seus processos de compra, gestão de estoque e até frente de loja.

Case de sucesso da Teknisa

Quer saber mais sobre como a solução pode trazer ainda mais resultados sua loja de cosméticos?
Entre em contato com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!