Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Quando o assunto é tecnologia no segmento Food Service, é impossível não falar sobre a importância dos softwares de gestão. Ferramentas como o sistema KDS (Kitchen Display System), por exemplo, surgem como opções imprescindíveis para otimizar os processos internos da cozinha.

Em um cenário em que as exigências do mercado prevalecem, os gestores têm buscado continuamente soluções eficazes, que garantem o bem-estar financeiro do seu estabelecimento e às expectativas.

Nesse contexto, a automação comercial é peça-chave para alcançar grandes resultados e se consolidar no cenário Food Service.

Investir sem medo

Apostar na automação comercial é tornar os processos ágeis e simplificados por meio de softwares, buscando mais eficácia na execução de cada trâmite e proporcionando uma entrega em menor tempo e com mais qualidade. Por isso, não tenha medo de investir!

O sistema KDS é uma engrenagem importante para manter o controle da cozinha dos restaurantes, e até mesmo indústrias, permitindo-as que funcionem corretamente.

Case Restaurante Madero

Mas, como é a atuação do KDS no segmento e por que ele contribui para resultados expressivos? Acompanhe nosso post e descubra!

O sistema KDS e os dois cenários de uma empresa

Para conhecer os benefícios da implantação do sistema KDS na sua empresa, é importante entender que existem dois panoramas para cada organização:

Entenda o funcionamento do KDS

  1. Processos internos bem definidos
    Nesse primeiro panorama, se destacam os gestores que obtêm acessos aos dados estratégicos e uma noção apurada dos fluxos. A partir desses dados será possível implementar o sistema KDS com mais facilidade.Isso se dá devido ao fato da ferramenta mensurar informações que já estão tangíveis aos tomadores de decisão, ajudando-os a suprir as expectativas e metas.
  2. Falta de definição de processos
    Caso o sistema seja implementado em uma empresa que não possui os processos bem definidos, a utilização não será tão produtiva quando comparada ao primeiro panorama. Ou seja, pode mais atrapalhar do que colaborar.

Por isso, antes de qualquer adesão, realize um levantamento levando em consideração algumas questões:

  • Quais produtos sua empresa oferece?
  • Quanto tempo de produção por etapa?
  • Quais as etapas de produção e os desafios?

O diagnóstico do cenário atual orienta o gestor a definir as metas da implantação do KDS. Além disso, permite a análise mais apurada do tempo para a produção de cada alimento.

Lembre-se: toda essa visão abrangente possibilita um atendimento mais ágil e eficaz aos seus clientes.

Dica sobre KDS

Funções internas otimizadas (eu quero!)

Vamos imaginar que um estabelecimento X precisa produzir uma quantidade específica de hambúrgueres a partir da matéria-prima e em um determinado período de tempo.

O sistema KDS permite a visualização dos pedidos aos funcionários, que poderão gerir seu tempo de forma estratégica. Assim, a produção não é comprometida e atrasos são evitados na entrega dos pedidos.

Além disso, a ferramenta ainda otimiza a comunicação entre o atendente e a cozinha. O pedido realizado pelo cliente é projetado no painel aos integrantes que realizam a montagem dos hambúrgueres.

A partir daí, a produção é iniciada, otimizando o tempo e a produtividade da equipe.

Visão linear

Do ponto de vista do gestor, com o KDS, é possível mensurar dados importantes, sobretudo quanto à produtividade da equipe. Para continuar a nossa linha de raciocínio, vamos utilizar o mesmo exemplo acima:

Supondo que a equipe da cozinha consiga montar uma quantidade Y de sanduíches com determinada quantidade de matéria-prima e tempo. Caso o processo não seja realizado na projeção estipulada, o gestor tomará conhecimento.

Por meio dos dados dispostos pela ferramenta, o tomador de decisões consegue identificar as lacunas no procedimento e se posicionar para supri-las.

CTA para baixar o ebook do KDS

Controle mais assertivo dos dados e da equipe

A disposição das informações mensuradas pelo sistema KDS também permite que gestor identifique a produtividade dos processos. Por exemplo: quanto tempo a equipe da cozinha tem levado para a montagem dos hambúrgueres?

Quando falamos de metas, os dados são ainda mais relevantes. É possível estabelecer um ritmo de produção de forma a torná-lo estratégico, planejar ações e treinamentos para qualificar a mão de obra e até mesmo otimizar o fluxo de trabalho, tornando-o ainda mais dinâmico e produtivo.

Fica tranquilo! =)

Se você fica incomodado quando muitos clientes chegam ao seu estabelecimento simultaneamente, é hora de mudar isso! Com os processos citados anteriormente é possível atender a sua clientela sem grandes dificuldades.

Por meio da tecnologia, cada pedido é registrado e encaminhado à cozinha de forma parametrizada, e cada produção já se inicia.

Sistema de automação comercial da Teknisa

Integração com PDV

Diante de todos os benefícios já citados, não restam dúvidas quanto à importância do KDS. E quando ele é integrado a um sistema pdv para restaurante (Ponto de Venda), os pedidos a serem preparados são exibidos à medida que eles são registrados.

Essa ação já elimina muitos erros manuais e otimiza o tempo dos garçons, que antes tinham que levar as comandas até a cozinha a cada pedido.

Não sabe qual o sistema usar? Escolha a Teknisa!

O software Odhen POS (Solução para Point Of Sale), quando equipado com um sistema de gestão de pedidos, pode fazer maravilhas para o seu restaurante! Conheça algumas vantagens de ter um KDS integrado a um PDV:

  • Gestão dos pedidos que chegam on-line integrados ao ponto de venda e são enviados diretamente para o KDS, sendo produzidos automaticamente;
  • Agilidade e garçons menos sobrecarregados;
  • Possibilidade de implementação de autoatendimento mobile como uma comanda eletrônica nas mesas (em tablets ou smartphone);
  • Aumento da performance da cozinha;
  • O acesso ao PDV móvel permite que a equipe de serviço se atualize assim que os pedidos forem preparados, garantindo que a comida seja servida logo após ser preparada.

Processos sincronizados e clientes fidelizados (oba!)

Em alguns estabelecimentos de alimentação fora do lar, o pedido pode levar mais tempo que o esperado para ser entregue. O mesmo vale para erros ao anotar nas comandas e que geram uma baita dor de cabeça para os funcionários e, principalmente, para os clientes.

O sistema KDS também colabora para otimizar essa questão. A sincronização entre os atendentes e a equipe da cozinha torna a comunicação mais apurada.

Além disso, a ordem detalhada dos pedidos também fica disponível no sistema aos colaboradores da cozinha. Assim, minimiza-se os riscos de erros na execução e aumentam as chances de satisfação dos clientes.

Lembre-se: o alto padrão de serviço é o que torna a experiência inesquecível e, consequentemente, aumenta as vendas e a fidelização dos clientes.

Aumento de vendas e fidelização de clientes

Menos custos, mais segurança

Centralizar os pedidos em um único sistema tecnológico também consiste em um viés sustentável. Imagine a quantidade de materiais utilizados na confecção de comandas que podem ser economizados? Dê adeus ao papel e a caneta!

Outro cenário que pode ser evitado pela implantação do sistema, é o transtorno causado por defeito técnico de um hardware. Com os monitores KDS, o risco é evitado, já que os colaboradores podem sempre acompanhar o fluxo em mais de uma tela.

Redução do desperdício

Ao utilizar o KDS, a cozinha sabe exatamente qual a quantidade de produtos que devem ser retirados do estoque, facilitando a preparação dos pratos e o controle dos mantimentos.

Isso também evita pedidos imprecisos ou atrasados ​​devido à falta de ingredientes, eliminando o improviso e a insatisfação do cliente em receber algo diferente do que ele pediu.

#FicaDica: se o seu estabelecimento não tem como meta o desperdício zero, é bom você repensar melhor o seu fluxo de produção.

Desperdício de alimentos

Sistema KDS Teknisa: indispensável para o seu restaurante!

A padronização e automatização de processos de um restaurante e/ou franquia garantem uma melhor experiência ao seu cliente. Você concorda que ter um sistema KDS pode mudar/melhorar/aumentar a produtividade e a lucratividade do seu restaurante?

O sistema KDS Odhen by Teknisa, otimiza a sua produção em até 50%!

Contar com a Teknisa é ter os detalhes de todos os pedidos em uma tela ampla e fácil de ler. Além disso, tudo o que a equipe de cozinheiros precisa saber sobre a preparação dos pedidos fica disponível em tempo real na tela — como, por exemplo, os ingredientes restritivos (se houver) ou outras preferências específicas — além das atualizações de mudanças e adições nos pedidos. Assim, a cozinha recebe todas as alterações solicitadas pelo cliente em tempo real.

A adoção do sistema ainda gera um diferencial de mercado, posicionando a sua empresa à frente da concorrência.

Agora você já sabe de alguns dos vários benefícios que o sistema KDS agrega ao seu empreendimento. Que tal colocá-lo em prática em seu planejamento?

Entre em contato com a gente! =)

Quer saber mais sobre o sistema KDS da Teknisa?
Converse agora com um dos nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.