Entre em contato pelo formulário abaixo

×

Assine a newsletter Teknisa

×

Sistema para restaurante com tablet: autoatendimento eficaz

Os sistemas para restaurante com tablet têm se tornado tendência de autoatendimento no mercado de food service, devido ao baixo custo de investimento se comparado aos totens, os quais requerem uma infraestrutura mais robusta e cara. Acompanhe-nos, pois vamos falar um pouco mais à frente sobre esse assunto!

Os restaurantes que se mostram atentos às necessidades de seus clientes — que têm valorizado cada vez mais a conveniência —, e aderem às inovações tecnológicas para automatizar seu atendimento podem obter vantagem competitiva diante da concorrência.

Um relatório da National Retail Federation descobriu que 97% dos consumidores desistiram de uma compra apenas porque era inconveniente para eles.

E em restaurantes de serviço rápido, os números mostram que longas filas desanimam os clientes: quase três em cada quatro clientes dizem que sairiam se houvesse sete pessoas na fila.

Segundo pesquisa da Microsoft, 58% das pessoas preferem ir para outro estabelecimento após uma experiência ruim de atendimento. Observando esses dados, vemos a importância em adaptar os processos e usar sistemas para melhor atender aos clientes. E, por fim, melhorar a eficiência do negócio.

Opções não faltam para os gestores de bares e restaurantes que podem contar com soluções tecnológicas específicas para as necessidades do seu negócio, como o uso de:

  • tablets para autoatendimento para emissão dos pedidos e realização de pagamentos;
  • aplicativos de delivery;
  • TAA – totens de autoatendimento;
  • cardápio via QR Code;
  • sistema em tablet para o uso do garçom, etc.

Os cardápios digitais e as diversas soluções de atendimento com tablet permitem que os restaurantes girem as mesas mais rapidamente e sirvam mais clientes em menor tempo.

É importante saber diferenciar os dois tipos de cardápio digital:

  • cardápio digital estático, isto é, apenas uma imagem eletrônica do cardápio impresso, disponibilizada via QR Code ou link, que pode ser visto no próprio smartphone do cliente, mas não dispensa o atendimento do garçom ou atendente.
  • cardápio digital dinâmico é o mesmo que dizer cardápio digital para pedidos online. Ele permite a visualização de fotos e informações dos pratos e a realização de pedidos pelo smartphone do cliente ou por tablets disponibilizados em cima da mesa ou espalhados pelo chão do estabelecimento para que ocorra o autoatendimento. Além de ser ideal para aumentar e agilizar as vendas.

Se você também quer aderir à tendência e melhorar a performance do seu atendimento, conheça os benefícios de ter no seu restaurante soluções para automação comercial para melhorar a experiência do cliente.

Continue a leitura que vamos esclarecer mais os assuntos acima. Boa leitura!

Como um sistema para restaurante com tablet aumenta a eficiência  do atendimento do  restaurante?

Sabemos que um dos principais objetivos dos donos de restaurante é oferecer uma experiência culinária de dar água na boca aos seus clientes.

E para isso, é importante compreender que o um bom atendimento é peça-chave para encantar, pois   a qualidade desse serviço vai aumentar ou diminuir a fidelidade do cliente à sua marca e ao seu negócio.

Mas por onde começar? Automatizar o atendimento com sistemas para restaurantes é realmente uma saída?  E os antigos, porém amados por muitos, cardápios impressos. Eles ainda devem ser usados?

Se esperar pouco pelo atendimento ou enfrentar filas menores são fatores que agradam aos clientes, além de protegê-los de aglomerações dentro dos estabelecimentos de alimentação, sua empresa deve encontrar soluções que causem esses efeitos.

Como dissemos, uma das facilidades tecnológicas atuais bastante utilizadas pelos gestores de bares e restaurantes, que estão virando tendência, é o sistema para restaurante com tablet.

Para confirmar, basta observar que tem sido muito comum entrar em um restaurante e ser atendido por um garçom com tablet na mão ou ter disponível um tablet em cima da mesa para que os clientes possam acessar o cardápio e fazer eles mesmos os seus pedidos, certo?

Mas também se vê pessoas a ler QR Code para acessar os cardápios digitais, e até mesmo há aqueles que não aderem à moderna tecnologia e fazem questão dos cardápios impressos.

O ideal é que um estabelecimento atenda, se possível, a todo tipo de consumidor e invista em soluções de automação comercial que fazem sentido para sua operação.

Se quiser ficar por dentro do assunto tecnologia específica para o food service e sobre como os gestores tendem a se posicionar quanto ao assunto inovação, leia também o artigo O melhor sistema para restaurante e a opinião dos gestores.

Conheça o sistema para restaurante com tablet Odhen Waiter – Comanda eletrônica

Em meio a tantas opções de soluções para otimizar o atendimento do seu restaurante, os gestores têm a opção de implantar em sua operação a comanda eletrônica utilizada em tablet pelo garçom.

O sistema de comanda eletrônica Odhen Waiter da Teknisa é uma solução para restaurante que pode ser utilizada em tablets, smartphones ou diretamente na maquininha de cartões do seu estabelecimento e foi desenvolvida para ser utilizada especialmente pelos garçons, a fim de agilizar e automatizar o atendimento das mesas do seu estabelecimento.

Assim, os clientes ficam com vontade de voltar ao seu restaurante, simplesmente por amarem a agilidade com que foram atendidos e por amarem os pratos preparados pelo seu chef de cozinha.

Assista ao vídeo e saiba como preparar seu restaurante para o autoatendimento

Vantagens ao implantar sistemas de autoatendimento com tablet nos restaurantes versus totens de autoatendimento

Os tablets são bastante versáteis, podendo ser colocados em pontos estratégicos dos bares e restaurantes, além de ser uma alternativa de baixo custo em relação aos totens de autoatendimento.

Por isso o gestor tem a vantagem de adquirir quantos forem necessários para atender a um número maior de pessoas — enquanto os totens requerem infraestrutura robusta e mais cara, dependendo do porte do restaurante, só podem ser adquiridos em menor número, o que acaba por gerar filas também.

Um estudo da National Restaurant Association descobriu que 65% dos clientes disseram que visitariam um restaurante com mais frequência se ele oferecesse terminais de autoatendimento – TAA.

Os terminais de autoatendimento não têm que necessariamente ser totens robustos, eles podem funcionar via tablets, que podem ser usados ​​como quiosques de autoatendimento

Comumente, sistemas para restaurante com tablet são disponibilizados em mesas, balcão ou em locais estratégicos de bares e restaurantes. O que dá aos clientes mais controle sobre o processo de pedidos com o tablet, permitindo que eles realizem pedidos mais rapidamente e de forma personalizada..

A realização de pedidos (feitos pelo cliente) diretamente em um dispositivo de autoatendimento elimina erros cometidos durante a transferência de pedidos escritos por garçons. Em vez disso, o pedido vai direto para a cozinha conforme o cliente pediu.

Como funciona o sistema de autoatendimento em tablet para bares e restaurantes

Funciona de forma simples e prática! Com um software instalado no tablet do restaurante, o cardápio estará disponível para que o cliente possa fazer seu pedido sem intermédio de garçom.

A vantagem para o cliente é que ele pode fazer seu próprio pedido e personalizá-lo em seu próprio tempo.

Mas também há vantagem para o garçom, que otimizará o seu tempo de atendimento nas mesas, tirando dúvidas ou levando o pedido pronto até a mesa. Isso permite, também, que a produção da cozinha tenha melhor controle dos pedidos, auxiliando na redução de erros.

Além do sistema para autoatendimento com tablet, existem outras soluções para você, gestor, saber como aumentar o faturamento com um sistema PDV para bares e restaurantes, basta clicar no link para ler o artigo na íntegra.

Baixar o ebook de autoatendimento com tablet

Soluções de automação comercial permitem que você administre seu bar e restaurante mais rápido e melhor.

Com o uso dos tablets para cardápio digital em restaurantes, a operação ganha mais eficiência e, por sua vez, os clientes deixam de perder tempo esperando na fila.

Assista ao vídeo e saiba como a automação melhora o atendimento dos restaurantes?

Conheça algumas das vantagens ao implantar um sistema de atendimento nos restaurantes com tablet

Reduza o tempo de atendimento e aumente até 3% no volume de vendas

Longos tempos de espera para as mesas podem afastar os clientes ou acabar tornando a experiência do cliente desconfortável.

Segundo pesquisa realizada pela Kellogg School of Management, “uma redução de sete segundos no tempo de espera do cliente aumenta as receitas de uma rede em 1% ao longo do tempo e, para redes maiores, o resultado pode chegar a 3% por cento”.

Para restaurantes que experimentam picos de tráfego, os terminais de autoatendimento com tablet representam uma opção econômica para aumentar a capacidade de recebimento de pedidos, reduzindo, assim, as filas.

A capacidade de receber mais pedidos durante os períodos de pico resulta em vendas em maior volume de vendas por hora de trabalho.

Minimize erros nos pedidos

Um garçom pode errar na hora de fazer um pedido em um momento de distração ou o cliente pode não entender bem o que um garçom está dizendo na hora do atendimento.

Assim, a cozinha pode produzir uma refeição que não é o que eles imaginaram que pediram. Então, ter um cardápio digital em tablet para realizar pedidos no seu restaurante pode ajudar a eliminar esses mal-entendidos.

Atualize seu cardápio com agilidade

Um bom sistema de gestão focado na produção deve ser capaz de gerar uma lista com os insumos para cada pedido para que o gestor possa atualizar o sistema em tempo real, caso ele note que vai faltar  matéria-prima.

Assim ele pode suspender o itens do menu por tempo limitado até que o problema seja sanado.

Se for necessário, o cardápio digital  pode ser modificado com facilidade, sendo que itens podem ser retirados do menu temporariamente caso falte alguma matéria-prima ou estejam esgotados. Também pode-se sugerir ofertas especiais em itens que estão vendendo pouco.

Outra facilidade do cardápio digital é poder modificar os preços dos pratos em tempo real, criar promoções e dar ênfase a elas, além de poder descrever itens que complementam os pratos.

Integração total: pedidos x produção certeira com KDS

Os softwares para PDV em restaurante Odhen by Teknisa podem ser integrados com outros setores, como é o caso do sistema KDS (Kitchen Display System), que ajuda a otimizar os processos internos da cozinha.

Por exemplo, com base no tempo de preparação esperado, o sistema KDS pode controlar adequadamente o horário de início de cada prato em um pedido. Se as instruções forem seguidas, os vários pratos de um pedido serão concluídos ao mesmo tempo.

Caso o cliente cancele o pedido, a equipe recebe um alerta, ou caso a preparação esteja atrasada. Além disso, os funcionários e, em alguns casos, os próprios clientes, recebem um alerta quando a comida está pronta (tudo em tempo real).

Outro ponto relevante em ter  um sistema para restaurante com tablet é que a equipe da cozinha, ao receber os pedidos, não têm que decifrar as notas rabiscadas às pressas pelo garçom, perdendo tempo enquanto tenta descobrir o que vai preparar.

Um sistema integrado como esse evita muito estresse na cozinha, e isso se reflete na qualidade da comida e do atendimento, é claro!

Informe sobre ingredientes alergênicos

Destacar o uso de alérgenos na preparação dos pratos é essencial para garantir a segurança alimentar e a saúde dos clientes.

Por isso, incluir, alterar ou retirar todas as informações relevantes sobre os alérgenos nos itens disponíveis no cardápio é mais seguro e ágil quando ele é digital.

Além disso, evita que os garçons tenham que alertar ou responder a tantas perguntas para o cliente, por exemplo.

Aumente as vendas

Os consumidores gastam, em média, 12% a 30% a mais quando fazem pedidos em um terminal de autoatendimento do que quando fazem pedidos com os garçons ou até mesmo em um caixa.

Isso ocorre porque o cliente deixa de depender de um garçom para realizar cada pedido que deseja fazer, tendo, portanto, maior poder de decisão.

Personalize a experiência dos clientes

De acordo com um estudo divulgado pela Nielsen, cerca de 75% dos consumidores buscam mais controle sobre sua experiência de compra.

Eles querem avaliar o preço de um item, querem saber quais outras opções estão disponíveis e querem poder optar por não entrar numa fila se virem uma.

Os terminais de autoatendimento com tablet para restaurantes dão a eles o poder de personalizar sua experiência de compra!

Assista ao case de sucesso da empresa Cafeyna que automatizou suas três lojas com sistemas para autoatendimento com tablets

Conclusão

Quanto mais os consumidores tornam-se exigentes, maior é a necessidade dos gestores de restaurantes em aderir às novas soluções que auxiliem seus restaurantes a permanecerem competitivos e, é claro, lucrativos.

Os tablets de autoatendimento, os cardápios digitais, cardápios em QR Code para serem acessados por smartphones, os totens de autoatendimento etc., não apenas atendem aos desejos dos consumidores por conveniência, mas também alteram a percepção e as preferências deles.

À medida que o uso da tecnologia cresce, paralelamente o autoatendimento demonstra aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que reduz os custos no restaurante, melhorando a eficiência.

Adotar um bom sistema para restaurante com tablet que seja bem-sucedido é simples!

A Teknisa pode te auxiliar a adquirir um sistema todo integrado para gestão do seu restaurante que permita aumentar as vendas, acelerar o atendimento e a produção da cozinha e tornar a experiência dos clientes ainda mais satisfatória. Fale conosco!

Entre em contato com um dos nossos consultores.

Aproveite para tirar as suas dúvidas. Até a próxima! 🙂

 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto?

Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores. O bate-papo é sem compromisso! :)

Escolha o produto ideal para seu tipo de empresa

Os produtos Teknisa são para empresas pequenas, médias e grande porte

  • ODHEN: Automação Comercial
    Bares, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes, Hamburguerias, e similares.
  • TECFOOD: Alimentação corporativa
    Restaurantes corporativos, Alimentação Hospitalar, Merenda Escolar, Catering Aéreo, Buffets e Eventos, UANS, Refeições Transportadas e similares.
  • PEBBIAN ERP: Indústrias
    Indústrias de Alimentos, de Bebidas, Indústrias de Cosméticos, Químicas e Farmacêuticas.
  • SM: Gestão de Facilities
    Empresas prestadoras de serviços, Limpeza e serviços gerais, Jardinagem, Segurança e similares.
  • HCM: Gestão de RH e DP
    Empresas de todos os segmentos, que tenham interesse em uma solução para Folha de Pagamento, Ponto, Benefícios, Encargos Sociais e Trabalhistas e Saúde e Segurança do Trabalho etc.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Reddit

Entre em contato pelo formulário abaixo:

Informe seus dados para iniciar uma conversa por Whatsapp