Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Investir em uma solução PDV (Ponto de venda) ou POS (do inglês: Point of Sale) permite uma nova experiência ao consumidor, atrai um novo público e fideliza quem já conhece o seu estabelecimento. Esses fatores permitem aumentar o faturamento e alcançar boas projeções no mercado.

Além disso, a ferramenta de automação comercial PDV facilita a operação de seus atendentes e é um ótimo começo para quem não sabe como investir em tecnologia.

Como o PDV atua em um restaurante?

O PDV corresponde ao caixa de uma loja ou outro local onde ocorre uma transação de venda. Com as novas tecnologias do mercado, as vendas podem ser realizadas também em máquinas de cartões inteligentes e outros terminais como os totens de autoatendimento (TAA), o que reduz filas e tempo de atendimento.

Ou seja, se algo pode realizar vendas no seu estabelecimento, existe a possibilidade de implementar um sistema PDV para restaurante com objetivo de otimizar e melhorar sua performance.

Dica para aumentar as vendas

Qual é a estrutura necessária?

Se você está preocupado com o investimento tecnológico ou se o seu estabelecimento possui estrutura adequada para o sistema operar, fique tranquilo!

Você vai precisar (na maioria dos casos):

  • Computador ou tablet para rodar o software;
  • Gaveta de dinheiro;
  • Impressora fiscal;
  • Scanner de código de barras

Observação: os lojistas adicionam esses periféricos conforme suas necessidades.

CTA para ebook de PDV

8 motivos para você utilizar o sistema PDV para restaurante

Agora que você já sabe como o sistema funciona e qual é a estrutura necessária para implementá-lo, nós separamos 8 motivos para utilizar o PDV para restaurante. Veja só:

  1. O sistema PDV fornece uma avaliação imediata, atualizada e precisa do seu estoque.
  2. Os softwares integrados agilizam o processo de contabilidade, que passa a ter os dados das vendas em tempo real, por meio da integração de frente de loja com o back-office.
  3. Você pode facilmente procurar transações passadas utilizando o sistema.
  4. Ao usar o sistema de ponto de venda, os proprietários podem rastrear seus produtos mais vendidos e reordená-los quando o estoque diminui.
  5. Rastreia o estoque e permite a comparação dos pedidos de um período com anteriores. Então, você pode programar suas vendas para os próximos meses.
  6. Com o sistema, você pode automatizar seu pedido de compra. Esse processo garante que sua loja nunca fique sem seus produtos.
  7. Os dispositivos de ponto de venda oferecem recibos detalhados para os clientes.
  8. O sistema PDV para restaurante reduz significativamente os erros do usuário. Os softwares incorporaram verificações para garantir que os dados sejam inseridos com precisão.

Diante de tantos motivos, não dá para ignorar o quanto é imprescindível contar com o sistema PDV em seu estabelecimento.

automação comercial

Como escolher o PDV ideal?

Se você estiver procurando por um sistema de PDV para restaurante que atenda perfeitamente às suas necessidades, você precisa analisar as funcionalidades deste software de acordo com a sua operação, considerando as diversas opções de recursos e funcionalidades.

Todos sistemas de gestão do ponto de venda rastreiam o estoque. Mas, para as empresas de grande porte, um sistema robusto de rastreamento de estoque permitirá o acesso do inventário de forma completa, com relatórios e outras funcionalidades.

Neste caso, ser robusto não significa ser complexo. Você precisará de mais recursos para atender os pedidos mais elaborados. Isso significa que será necessário investir em soluções que oferecem um equilíbrio de funcionalidades e facilidade de uso.

Teknisa: mais inteligência e inovação para o seu restaurante

sistema pdv para restaurante

A Teknisa atua há quase 30 anos no cenário Food Service e entende quais são as demandas desse mercado, que é conhecido por muitos empreendedores por ser altamente competitivo e exigente. Conheça alguns processos que se tornam mais ágeis e assertivos ao utilizar o software Odhen PDV by Teknisa:

1. Gestão de inventário

Você concorda que a falta de gerenciamento do inventário de produtos pode causar um enorme problema? Com o sistema Odhen PDV, por exemplo, você conta com ferramentas de gerenciamento de estoque e pode realizar a retirada de estoque a cada venda automaticamente.

  • Gerenciamento de produtos em massa
    Você pode adicionar e atualizar dados de vários produtos por vez. Isso pode economizar uma quantidade considerável de tempo se você tiver uma grande base de mercadorias em sua loja.
  • Rastreamento de produtos
    Fazer a contagem e o controle de estoque, de forma geral, é uma tarefa muitas vezes demorada e negligenciada por gestores de restaurantes. Deixar os dados dos produtos em estoque sempre atualizados em um sistema facilita a auditoria, que identifica erros no processo de recebimento e desvios de produtos.
  • Registros personalizáveis
    Organize os produtos da maneira mais intuitiva na exibição de registros para localizar rapidamente os itens no momento da venda.

2. Compra

Com o sistema PDV para restaurante, você pode acompanhar e preparar pedidos de compra, bem como definir um ponto de reabastecimento. No momento em que determinado item fica com pouco estoque, o software o adiciona à próxima solicitação de aquisição automaticamente. A compra centralizada cria menos problemas de pedidos do que o controle manual de pedidos.

3. Relatórios

Os sistemas de PDV oferecem relatórios detalhados que incluem vendas, estoque e gerenciamento de funcionários. Você pode avaliar instantaneamente os itens mais vendidos, os funcionários com melhor desempenho, as vendas por um período específico e os itens que mal se movimentam.

4. Várias lojas ou franquias

Se você administra várias lojas, a atualização de estoque e preços pode se tornar muito mais fácil com o uso de sistemas de ponto de venda. Depois de atualizar essas informações em seu terminal, as mesmas serão atualizadas em todos os lugares.

Na prática

A hamburgueria The Fifties é parceira da Teknisa desde 2016 e conta com os sistemas frente de loja e backoffice. Com o Odhen by Teknisa para gestão de vendas e PDV a otimização dos processos, análise de resultados e obtenção de relatórios ágeis foram ganhos que fizeram a diferença no dia a dia da hamburgueria.

O The Fifties atende mais de 170 mil pessoas nas suas 19 lojas, contando com mais de 150 mil pedidos por mês. Todo esse volume de pedidos é gerenciado pelo sistema Teknisa de forma ágil e eficiente.

“O sistema Teknisa é completo! Ele nos ajuda a obter grandes resultados e relatórios que facilitam a tomada de decisão”, destaca o coordenador de TI da The Fifties hamburgueria, Fabio Sola.

Assista ao case completo e saiba mais detalhes sobre essa parceria de sucesso:

 The Fifties e Teknisa: parceria de sucesso

De olho na tecnologia

Os sistemas de automação comercial vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Não deixe de incluir um software de PDV em sua empresa, certamente registrará mais produtividade e menor custo em seu negócio!

Entre em contato com a Teknisa. Nós conhecemos e entendemos quais as melhores soluções para o seu negócio! Entre em contato com a gente! =)

Ficou interessado em saber mais sobre sistema PDV para restaurante?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂