Prefere áudio? Então clique e ouça este artigo

Já não é novidade que as soluções tecnológicas ganham cada vez mais espaço no cenário de food service. E com os terminais de autoatendimento não é diferente. Presente em praças de alimentação e restaurantes, a tendência vem transformando o relacionamento com os consumidores.

Uma pesquisa feita pela Croma Marketing Solutions, aponta que cerca de 50% dos consumidores preferem o terminal de autoatendimento no momento de comprar algum produto.

À vista disso, uma boa forma de se destacar dentro deste cenário, que tem se tornado cada dia mais competitivo, é proporcionando o melhor atendimento possível aos consumidores, tornando o processo ágil e intuitivo, com soluções modernas e inteligentes.

Grandes empresas no segmento de alimentação aderiram ao autoatendimento em algumas de suas lojas. Além de tornar a experiência do cliente mais interativa, a renovação das lojas para fornecer mais tecnologia é uma estratégia de marketing eficaz, já que o consumidor exige que suas marcas favoritas estejam sempre se modernizando.

Neste artigo, vamos falar porque os gestores de grandes marcas do fast-food estão mudando e automatizando seu atendimento. Continue nos acompanhando!

Agilidade no atendimento e otimização da equipe

Se tem uma coisa que ninguém reclama é não ter que enfrentar fila. Com consumidores cada vez mais exigentes, ganha aquele que oferece a experiência mais exclusiva. O terminal de autoatendimento é uma ótima opção para clientes que conhecem muito bem o cardápio e provavelmente já têm seus pratos favoritos em mente quando vão no seu restaurante.

Uma vez que os totens são distribuídos pelo estabelecimento e integrados à máquina para receber cartões, ganha-se uma redução significativa de filas no estabelecimento. Além disso, possibilitar que os próprios clientes façam seu pedido, libera seus atendentes para dar mais atenção àqueles que ainda não conhecem os produtos ou preferem o atendimento realizado no caixa e nas mesas.

É um cenário em que todo mundo ganha: quem não quer perder tempo esperando o garçom consegue pular esta etapa; quem precisa da atenção e mais informações ganha mais tempo com o atendente e o gestor pode remanejar sua equipe para outras atividades.

Terminal de auto atendimento

Outras 3 opções para automatizar o atendimento são:

  1. Usar soluções de “papa-filas” e abordar seus clientes indecisos enquanto eles ainda esperam na fila, agilizando o atendimento no caixa;
  2. Disponibilizar aplicativos para autoatendimento e programa de fidelidade, que permitem ao cliente realizar todo o processo de compra no celular, além de acessar o cardápio e as promoções na hora que quiser;
  3. Oferecer o cardápio digital nas mesas, tornando o atendimento mais interativo e fácil para grupos.
Dica de especialista:
Você está realmente preparado para montar uma operação de autoatendimento em seu restaurante? Se ainda tem alguma dúvida, os especialistas da Teknisa destacaram cinco pontos que devem ser observados ao automatizar seu atendimento. Confira no vídeo abaixo.

Melhoria na qualidade do processo de pedidos

Automatizando o processo de pedidos entregamos aos clientes a experiência de escolher o que desejam com mais facilidade. Quando o público é muito amplo, como o do mercado de alimentação fora do lar, sua empresa precisa estar preparada para agradar a muitos gostos e lidar com diversas restrições. Por meio de um TAA, o cliente consegue realizar seus pedidos diretamente na tela intuitiva, de maneira visual e dinâmica. Além disso, podendo customizar os pratos de sua escolha com as sugestões de acompanhamento, adicionais ou vendas casadas.

Após o fechamento da compra, os pedidos são recebidos prontamente na cozinha, agilizando assim, a execução rápida e evitando as divergências de informações. Muitas reclamações em estabelecimentos de food service tem a ver com as personalizações de pedidos e falhas de comunicação entre cliente/ garçom ou garçom /cozinha. E as chances de cometerem erros aumentam em paralelo às opções de personalização de pedidos, por exemplo:

  • Ingredientes: retirar ou acrescentar itens de cada item do pedido;
  • Alérgenos: opções veganas, vegetarianas, sem lactose ou glúten, etc;
  • Porção: dobrar o tamanho ou reduzir o pedido pela metade;
  • Bebidas: com ou sem gelo, rodelas de limão ou laranja, açúcar ou adoçante;
  • Combos: combinação de itens e descontos.

Ao utilizar essa tecnologia, as chances de erros nos pedidos tornam-se bem menores, uma vez que os mesmos são realizados pelo próprio cliente. Em um cenário com consumidores cada vez mais exigentes, investir neste formato proporciona mais autonomia e liberdade durante a escolha dos pedidos.

Sistema de automação comercial da Teknisa

Esse processo também ajuda a minimizar erros na entrega e execução de pedidos o que, consequentemente, evita que a cozinha produza algo que será devolvido e reduz o desperdício causado pelo cancelamento do preparo dos alimentos.

Dica de especialista:
Quer elevar o nível? Ao integrar as soluções de autoatendimento com um KDS (Kitchen Display System), você garante que os pedidos do totem sejam enviados diretamente para a cozinha em um painel que detalha todos os itens e personalizações do pedido, organizados por tempo de entrega. Saiba todas as vantagens de potencializar sua operação e gestão dos pedidos com o KDS, no vídeo abaixo.

Terminal de autoatendimento reduz o pagamento em dinheiro

Disponibilizar terminais de autoatendimento amplia as transações com cartões no seu estabelecimento. Além da tranquilidade que seu consumidor tem de não ter que se preocupar em conferir o troco, fica mais fácil realizar o fechamento do movimento das operações ao final do dia e, uma vez que os pedidos são pagos em cartões, evita-se a circulação de dinheiro em espécie; propiciando mais segurança tanto para a empresa quanto para os clientes.

Gerir os pagamentos em cartão também fica mais fácil, principalmente se você conta com um conciliador bancário. Além de modernizar o processo de compra, os terminais ampliam o conjunto de operações digitais. Com essa solução você não precisa digitar nenhum dado ou conferir planilhas. O conciliador de cartões da Teknisa torna todo o trabalho automático, ele desempenha funções como:

  • Verificação do processamento das vendas pelas operadoras e entrada na conta bancária;
  • Controle de taxas e cobranças;
  • Sincronização de todas as vendas automaticamente;
  • Confirmação de vendas realizadas;
  • Acompanhamento e cálculo de recebimentos futuros;
  • Relatórios gerenciais.
Dica de especialista:
Mesmo que você já tenha um sistema implementado para fazer a conciliação de cartão do seu negócio, existem outros três pontos que precisam de atenção: revisão de taxas negociadas, periodicidade do controle financeiro e cruzamento das vendas. Saiba mais sobre este assunto, no vídeo abaixo!

Aposte na experiência do usuário

Além de fornecer informações detalhadas aos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa, os totens garantem uma redução do tempo médio de atendimento, proporcionando assim, uma melhor experiência de compra do consumidor que pode solucionar todos os seus questionamentos e no seu ritmo.

O uso do terminal de autoatendimento tem que ser uma experiência rápida, senão perde o sentido.
Quando seu cliente chega ao estabelecimento e opta por realizar o próprio pedido, ele está procurando uma maneira mais fácil de consumir.

Por isso, é extremamente importante se preocupar com a experiência do usuário ao interagir com a interface da sua solução. Adquirindo um sistema de autoatendimento fácil de ser customizado, como o TAA (terminal de autoatendimento), você consegue tirar o melhor da solução! O segredo está nos detalhes e você pode conferir mais a respeito desse assunto no e-book abaixo.

CTA para baixar o ebook de autoatendimento

O visual influencia e muito nas compras, mas não é tudo. Se o usuário tiver que passar por muitas etapas para concluir a compra, ele pode até desistir. É o mesmo raciocínio de um e-commerce. Facilite para o usuário encontrar os produtos que deseja, e facilite ainda mais para ele finalizar a compra antes que ele repense.

Se a interface não permitir a simples identificação do caminho a ser percorrido, a solução de autoatendimento passa a ser um problema, e as filas voltam a se formar.

Por não ter o auxílio do atendente, um cliente pode ficar perdido, principalmente se for a primeira vez que ele interage com a solução. Aí que entra a inteligência do sistema, ou melhor, o machine learning. Os terminais podem oferecer produtos e personalizar as sugestões a partir de informações do uso do software.

Por exemplo: se seu cliente colocou um hambúrguer e um refrigerante no carrinho, o sistema de autoatendimento pode sugerir uma sobremesa, com um pop-up na tela. Ou até mesmo na personalização de um item, a sugestão pode ser um acréscimo de ingredientes ou tamanho.

Utilize o machine learning no autoatendimento

Fidelize e conheça o seu cliente

O uso do terminal de autoatendimento capta dados importantes dos clientes e pode ser uma poderosa ferramenta de fidelização. Com isso, é possível aumentar o relacionamento com cliente, permitindo uma aproximação maior com a sua marca.

Totens de autoatendimento são mais um canal direto de contato entre você e seu cliente. Por isso, é interessante que você peça um cadastro inicial, para que o sistema monte um perfil desse usuário a partir das suas interações e compras.

Exemplo #1:
Laura sempre vai ao autoatendimento da sua hamburgueria favorita e pede o um hambúrguer vegano sem picles e batatas médias sem queijo. O autoatendimento pode “aprender” as personalizações e, na próxima vez que Laura acessar o autoatendimento, o sistema pode sugerir que ela repita o último pedido. Assim, Laura sai feliz por ganhar tempo e a loja ganha em aumento de venda, disponibilizando o TAA para outro cliente mais rápido.

Faça seu cliente se sentir em casa!

Isso amplia o relacionamento da loja com o cliente e pode se transformar numa ferramenta de fidelização. Um cadastro pode ser estimulado com a estratégia de pontos de fidelidade.

Exemplo #2:
Cada vez que Eduardo compra um bombom na chocolateria de seu bairro, ele ganha um ponto para trocar por brindes. Ele pode resgatar seus pontos no aplicativo da chocolateria ou utilizar o totem de autoatendimento na loja, o que fideliza o cliente e o mantém sempre em contato com sua marca.

Valorize quem sempre volta

Assim você pode oferecer descontos sem ter que fornecer cupons, que precisam ser digitados e tomam muito tempo de atendimento.

Aumento das vendas

Proporcionar a melhor experiência aos consumidores e tornar o processo de compra mais ágil é uma das maneiras mais eficientes de garantir o aumento do faturamento. E tudo isso é possível com auxílio de soluções modernas e tecnologias inteligentes.

É muito provável que haja um aumento nas vendas ao implantar um terminal de autoatendimento, devido à agilidade e praticidade que o sistema proporciona.

Case de sucesso Teknisa e The Fifties

Vamos relembrar algumas das operações que ganham em eficiência com a solução de autoatendimento Odhen TAA by Teknisa:

  • Redução dos gastos com equipes de operadores de caixa e agilidade no serviço com a praticidade do atendimento antecipado, viabilizado pelos terminais de autoatendimento Teknisa, principalmente em locais muito grandes e com vários andares. Ex.: faculdades, clubes e hotéis;
  • O Terminal de autoatendimento te ajuda a diminuir os erros nos pedidos e, consequentemente, o desperdício alimentar e o prejuízo do retorno de compra;
  • Os garçons têm mais tempo disponível para dar atenção personalizada aos clientes;
  • Compacto, o terminal permite que você aproveite melhor o espaço do seu restaurante;
  • Além de dar mais autonomia para os consumidores, o terminal facilita a personalização dos pedidos do cliente, sugerindo acompanhamentos, adicionais ou vendas casadas, aumentando o lucro da venda.

Conclusão

No texto de hoje, dialogamos sobre os benefícios que os terminais de autoatendimento proporcionam para gestores que desejam otimizar o seu tempo, diminuir custos, garantir mais segurança nos processos e aumentar suas vendas.

Atrair e fidelizar clientes é o melhor caminho para manter os lucros da empresa aumentando. Pensando nisso, o gestor de restaurantes e franquias precisa ter o mindset no que o consumidor está buscando, ou seja, manter a inovação constante.

O terminal de autoatendimento é uma tendência e já caiu no gosto da população. Grandes empresas no segmento de alimentação já comprovaram a sua eficácia. E, se você quiser apostar nesta solução, pode contar com o know-how da Teknisa para montar uma operação mais integrada e inteligente. Entre em contato e converse com nossos especialistas!

Não se esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima!

Ficou interessado em saber mais sobre o terminal de autoatendimento?
Então não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores.
O bate-papo é sem compromisso! 🙂